Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DACE > CQV > Calendário de Saúde e Acessibilidade > 26 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO
Início do conteúdo da página

26 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 13h24 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h00 | Acessos: 2316

Pink and Red Summer Sale Instagram Post 2

 3

4

26 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO

Seção de Produção de Saúde e Cuidado/ CQV/PROAF
Essa data foi instituída pela Lei nº 10.439/2002, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Muitas vezes silenciosa, a doença provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo organismo e depois recebê-lo de volta.

“Esse processo dilata o coração, danifica as artérias e, consequentemente, favorece a ocorrência de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Quando sintomática, a pessoa pode sentir: Tontura, falta de ar, palpitações,dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser alguns sinais de alerta.

Principais causas para hipertensão arterial: Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento do problema.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico: A hipertensão arterial ainda não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

Complicações: Se não tratada, a doença pode causar várias complicações como: acidente vascular encefálico (popularmente conhecido como derrame), arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.

Prevenção e controle:
- manter consultas de checkup em dia;
- manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- praticar atividade física regularmente;
- aproveitar momentos de lazer;
- abandonar o fumo;
- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos;
- controlar o diabetes.

REFERÊNCIA
Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde. Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. 2020. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3180-26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial-
 
Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. 26 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Disponível em: https://sobrac.org/publico-geral/?p=4309
Fim do conteúdo da página