Página inicial > Últimas Notícias > Diretoria de Multimídia e Conteúdo Digital divulga serviços e atendimento

Diretoria de Multimídia e Conteúdo Digital divulga serviços e atendimento

• Publicado: Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 11h58
  • Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 16h35

dmcd moodle

O projeto pedagógico da UFSB propõe o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino como parte da estratégia. Para tanto, o acesso a ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e a qualidade dos serviços de transmissão e gravação de aulas, eventos e gestão de salas virtuais para webconferência são demandas importantes. A Diretoria de Multimídia e Conteúdos Digitais da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DMCD/Protic) redesenhou seus processos, após a entrada da nova gestão, com o intuito de tornar os fluxos de atendimento mais claros para a comunidade e aproveitar melhor seus recursos.

Uma das coordenações é a de Operações Multimídia, setor responsável pelo gerenciamento de serviços de webconferência e de ambientes multimídia, apoio às aulas nos Colégios Universitários, gestão de reserva de salas virtuais e compra de equipamentos. Além disso, trabalha com prospecção e desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para viabilizar conferências, transmissão de aulas e reuniões, como por exemplo o BBB (Big Blue Button, uma plataforma de videoconferência), readequação dos modelos de sala de aulas e compra de novos equipamentos. A lista de serviços e os respectivos fluxos de atendimento da Cooordenação de Operações Multimídia podem ser consultados neste link.

A outra coordenação é a de AVAs e Conteúdos Digitais. É esse setor o encarregado do desenvolvimento, implementação, gestão e treinamento de usuários das plataformas AVA, como Moodle e Google for Education, a produção audiovisual e a criação fotográfica para atividades relacionadas àquelas plataformas, bem como o desenvolvimento de páginas web e multimídia para a instituição. A descrição dos serviços prestados pelo setor constam deste link.

As duas coordenações oferecem atendimento por meio do sistema de Help Desk. Por isso, a atenção no preenchimento do formulário é crucial para a agilidade na solução da demanda. Além do desenvolvimento e gestão de soluções, a DMCD irá agendar capacitações com base na liberação dos serviços para uso pela comunidade.

Em um projeto de relevo para a UFSB e seus públicos, a DMCD desenha um novo portal para a instituição, e consequentemente, de novos sites e páginas para os setores da UFSB, de acordo com uma Política de Conteúdo Básico que garante a exposição de informações importantes para os visitantes e uma margem de customização para os gestores de cada página. A documentação foi alinhada pelo setor em colaboração com a Assessoria de Comunicação Social (ACS) para balizar o desenvolvimento de páginas e sites de setores da Administração, cursos de graduação e pós-graduação e outras instâncias institucionais, e deve ser publicada oficialmente em breve.

A DMCD pode ser contatada pelo Help Desk e pelos e-mails e fones institucionais, indicados nesta página.