Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenações > Coordenação de Sistemas
Início do conteúdo da página

Coordenação de Sistemas

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 10h58 | Última atualização em Domingo, 08 de Dezembro de 2024, 00h07 | Acessos: 198

Responsável por gerenciar os sistemas atuais, em implantação e futuros da UFSB, que suportam os fluxos e processos institucionais nos âmbitos administrativo, gerencial, governamental e acadêmico; O SIG, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, portal da UFSB, HelpDesk, Pergamum, entre outros, estão sob alçada desta coordenação. Além disso, ela supervisiona a integração entre diferentes sistemas, assegurando a consistência e a eficiência na troca de informações. A coordenação também está envolvida na avaliação e seleção de novas tecnologias e na definição de padrões e boas práticas para o uso de sistemas na instituição. Ao liderar estrategicamente a gestão de sistemas informatizados, essa coordenação contribui para a modernização e aprimoramento contínuo da infraestrutura tecnológica, promovendo um ambiente digital eficiente e alinhado com os objetivos da universidade.

Composta por:

Setor de Conteúdos Digitais

Responsável pela gestão, acompanhamento, manutenção, monitoramento e implantação dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem da UFSB, do Portal UFSB, páginas web e aplicativos de informação; elaboração e produção de material audiovisual e de conteúdos digitais, em conjunto com a ACS e demais Pró-Reitorias, para uso nos ambientes da Universidade.  Ao manter e evoluir os recursos online da universidade, esse setor contribui para a modernização do ensino superior, facilitando o acesso à informação e ampliando o alcance educacional da universidade.

Seção de Desenvolvimento Web

Responsável por desenvolver e implementar módulos, objetos, plugins e add-ons para as páginas web; adaptar e implementar sistemas gerenciadores de conteúdo para alimentação das páginas; realizar a análise, modelagem, desenvolvimento, homologação e implementação de sistemas web; produzir manuais e conteúdos instrutivos a respeito do uso do Portal e demais sistemas web; realizar testes de desempenho, integridade e segurança para evitar possíveis problemas na experiência dos usuários.

 

Setor de Sistemas Acadêmicos e Administrativos

Responsável pelo desenvolvimento, manutenção e suporte de sistemas que sustentam as atividades acadêmicas e administrativas da universidade. Sua atuação é focada em oferecer soluções tecnológicas que atendam às necessidades específicas da comunidade acadêmica, promovendo eficiência, integração e inovação. Com uma abordagem voltada à qualidade e à segurança, o setor gerencia e configura os ambientes de sistemas institucionais, garantindo estabilidade para os processos acadêmicos e administrativos. Além disso, identifica as demandas dos usuários, desenvolvendo funcionalidades personalizadas e promovendo a integração do SIGAA com outras plataformas institucionais.

Seção de Manutenção do SIG

Responsável por garantir o pleno funcionamento e a evolução dos sistemas SIG utilizados na UFSB. Este setor realiza atividades como manutenção corretiva e preventiva, atualizações de versões, e ajustes para atender às demandas institucionais e regulamentares. Além disso, atua na identificação e resolução de problemas técnicos, assegurando a estabilidade e a confiabilidade dos sistemas. Com uma abordagem proativa e focada na eficiência, a seção também trabalha na adaptação dos sistemas às novas necessidades acadêmicas e administrativas, contribuindo para a continuidade das operações e para o avanço da gestão integrada na universidade.

 

Seção de Suporte e Atendimento a Sistemas

Responsável por atender a chamados provenientes de SIGAA, SIPAC, SIGRH, SIGEleição e SIGEventos; encaminha e propõe demandas de modificações nos sistemas, relatadas por usuários ou constatadas no setor; realiza suporte técnico e negocial ouvindo demandas de forma presencial, auxiliando usuário na correta reportagem ao abrir chamados pelo GLPI; cria e fluxos de processos do setor; orienta e provê treinamentos nos diversos sistemas mantidos pela Coordenação de Sistemas.

Fluxo de Atendimento

As solicitações devem ser cadastradas no HelpDesk

Fim do conteúdo da página