Página inicial > Notícias > Fitoprodutos da Cabruca - Valorizando os Recursos Genéticos

Fitoprodutos da Cabruca - Valorizando os Recursos Genéticos

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 09h32 | Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 09h46 | Acessos: 1694

Fitoprodutos da Cabruca - Valorizando os Recursos Genéticos

O aluno da UFSB Vitor Benjamin que faz parte do projeto "Fitoprodutos da Cabruca - Valorizando os Recursos Genéticos" submeteu um vídeo para o Concurso Cultural de Vídeos: “Popularizando os Recursos Genéticos: o que são e onde estão no seu dia a dia” promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos aqui denominada como SBRG e/ou ORGANIZADOR.

Este concurso é de cunho exclusivamente cultural e recreativo, sem subordinação a qualquer modalidade de álea, pagamento pelos concorrentes, nem vinculação destes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço.

Objetivo do concurso:

Ao realizar o Concurso de Vídeos Popularizando Recursos Genéticos: o que são e onde estão no seu dia a dia” a SBRG procura incentivar a popularização do termo Recursos Genéticos, de forma que a população possa, não apenas entender o conceito de Recursos Genéticos, mas sua importância e o seu impacto sobre o dia a dia do cidadão.

Segue o link do concurso:

Segue a sinopse e o vídeo:

A Universidade Federal do Sul da Bahia encontra-se no coração da Mata Atlântica, em meio a florestas preservadas e de maior diversidade florística já documentada (456 espécies/ha e endemismo de até 28%), com vocação natural a pesquisas e extensão que se utilizam desse incrível banco de germoplasma. Uma das fitofisionomias mais exploradas pelos povos tradicionais dessa região, denominada Cabruca, é composta pelo policultivo do cacau e banana, em meio à floresta nativa. No entanto, esse sistema agroflorestal vem sendo ameaçado pelos intensos períodos de estiagem dos últimos anos, perda de produtividade e exôdo rural acentuado. Na busca por novas alternativas de renda ao cabruqueiro, este projeto de extensão vem inserindo os produtores na cadeia produtiva de Plantas Medicinais e Fitoprodutos, focando no uso de espécies nativas e/ou adaptadas e capacitando os produtores desde as etapas de cultivo à manipulação de produtos que tenham por base a matéria-prima da Cabruca. Desta maneira, a UFSB vem popularizando o conhecimento e uso de Recursos Genéticos regionais, buscando na biodiversidade alternativas para o desenvolvimento local.

registrado em: ,