Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e CEPROG se reúnem para encenar peça de teatro

UFSB e CEPROG se reúnem para encenar peça de teatro

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 19h40
  • Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 19h43
imagem sem descrição.

UFSB e CEPROG se reúnem para encenar peça de teatro

No dia 1º de dezembro, como parte da programação do Dia de Artes na Escola, do Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão (CEPROG), em Teixeira de Freitas, estudantes que participam do projeto de extensão Grupo de Teatro UFSB e CEPROG apresentaram Piquenique no front.

A peça é uma adaptação de texto teatral homônimo do dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal.

A dramaturgia escrita em 1952, pós-II Guerra Mundial, considerada um exemplar do denominado Teatro do Absurdo, apresenta a insólita situação de um casal que resolve fazer companhia ao filho que está na guerra, organizando um piquenique num domingo de sol, em meio a bombardeios aéreos.

Na recriação do grupo, o jovem “soldado”, alheio ao contexto da guerra, passa os dias no front a jogar videogame. Seu sossego, porém, é perturbado pela chegada do pai, narcisista e histriônico; da mãe, que tenta disfarçar sua personalidade controladora por trás de uma imagem da pessoa “gratiluz”; e da irmã, tiktoker, que transforma tudo o que vê, ouve e toca em “conteúdo”. Em determinado momento, o pai encontra um “soldado inimigo” e o traz para que o filho o prenda, mas a surpresa é que os jovens são idênticos. Ao final da peça, a mãe faz uma proposição capaz de inspirar o fim das guerras no mundo! (Contém ironia!)

A peça propõe reflexões sobre a sociedade contemporânea, caracterizada pela individualidade narcísica, pela positividade, pelo “inferno do igual”, consonante com o que o filósofo germano-coreano Byung-Chul Han denomina de “Sociedade do Cansaço”.

No elenco da peça, estão Lorenzo Fonseca (como Zapo, o jovem soldado), Henrique Silva – HGT (como Sr. Tépan, o pai), Isabela Renor (como Sra. Tépan, a mãe), Ana Paula Magalhães (como Zara, a irmã), Myguel Garajau (como Zepo, o soldado inimigo). A direção é do Prof. Fernando Leão (IHAC-CPF/UFSB), com assistência de direção da Profa. Daianny Godoy (CEPROG) e de Alice Kiefer (bolsista do projeto, estudante da LIArtes/UFSB).

Este projeto foi contemplado com uma cota de bolsa no Edital 03/2023 - PROEX - UFSB COM A ESCOLA PÚBLICA sob a coordenação do Prof. Fernando Leão