Página inicial > Informes > Minicurso "Políticas Linguísticas Indígenas e Interações Transculturais"
Informes IHAC CPF

Minicurso "Políticas Linguísticas Indígenas e Interações Transculturais"

• Publicado: Quinta, 17 de Janeiro de 2019, 14h21
  • Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 15h04

MinicursoNo dia 09 de fevereiro de 2019  das 08:00h às 17:00h será ministrado o minicurso "Políticas Linguísticas Indígenas e Interações Transculturais", pela Profª. Drª. Beatriz Protti Christino – Museu Nacional – UFRJ, no Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, Aldeia Kaí – Cumuruxatiba- Bahia.

O minicurso faz parte das atividades do projeto "Paisagens Linguísticas no Extremo Sul Baiano", coordenado pelo profº. Paulo de Tássio Borges da Silva, Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e suas tecnologias, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - IHAC - Campus Paulo Freire - Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB, e está dentro do Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages – IYIL2019) que será comemorado pela UNESCO e seus parceiros ao longo do ano de 2019. Atualmente, existem por volta de 6 a 7 mil línguas indígenas no mundo. Cerca de 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas indígenas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Sem a medida adequada para tratar dessa questão, mais línguas irão se perder, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da rica tapeçaria de diversidade linguística em todo o mundo.

Segue abaixo o link de inscrição:

Data: 09 de fevereiro de 2019.

Público: Professores (as) dos Colégios Estaduais Indígenas Kijetxawê Zabelê e Tãnara Pequi/Gurita, estudantes do PIBID Linguagens da UFSB- Campus Paulo Freire.