Página inicial > Informes > I Simpósio Saúde, Alegria e Palhaçaria: Maria Eliza Alves dos Reis
Informes IHAC CPF

I Simpósio Saúde, Alegria e Palhaçaria: Maria Eliza Alves dos Reis

• Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 16h58
  • Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 15h04

Programação SAP SIMPÓSIO

Respeitável Público é com muito alegria que o projeto de pesquisa e extensão Saúde, Alegria e Palhaçaria (SAP), vinculado ao Laboratório Ateliê de Educação Popular em Saúde (LAEPS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas no Extremo Sul da Bahia, tem a honra de convidar todas e todos para o I Simpósio Saúde, Alegria e Palhaçaria: Maria Eliza Alves dos Reis, que faz parte da programação do 10 Simpósio Ciência, Arte e Cidadania do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Desde 2015 o SAP desenvolve diversas atividades de pesquisa e extensão sobre a arte da palhaçaria, sendo possível constatar que o riso melhora a qualidade de vida, previne doenças e promove encontros, saúde e alegria.

O I Simpósio Saúde, Alegria e Palhaçaria: Maria Eliza Alves dos Reis, nasce com intuito de promover encontros e diálogos sobre a palhaçaria e suas interfaces. Nossa homenageada, também conhecida como Palhaço Xamego, assume na década de 40 o nariz preto de Quilon no Circo Guarani, sendo a primeira mulher palhaço da história do Brasil. Mulher negra, artista de coragem, recheada de alegria e resistência para enfrentar o racismo e os diversos preconceitos de sua época. Vó Eliza, como era carinhosamente chamada por sua família, trabalhou 50 anos como palhaço e sempre dizia para sua neta: “Na vida, niña, o que vale é saúde. O resto é bolacha!”.

Nesta perspectiva, nos dias 21 e 22 de novembro estaremos envoltos de muita alegria, saúde e palhaçaria recheado de bolachas. Aproveitem e tenham um ótimo espetáculo.

SITE: https://sap-ufsb.blogspot.com/