Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PDU > Ações Estratégicas
Início do conteúdo da página

Ações Estratégicas

Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 19h28 | Última atualização em Sábado, 07 de Outubro de 2023, 11h12 | Acessos: 2250

Objetivos estratégicos do PDI da UFSB 2020-2024

Ações táticas do PDU do PopTecs biênio 2023-2024

TEMA ESTRATÉGICO ENSINO

 

OBJETIVO 1 - Consolidar e ampliar o Ensino de Graduação

Considera o aumento e a consolidação dos cursos de graduação por meio da reestruturação do primeiro ciclo e criação de novos cursos de segundo ciclo, almejando o crescimento na oferta de vagas a partir do fortalecimento das Unidades Universitárias com oferta diversificada e equilibrada, cuja expansão atenda a todas as áreas de conhecimento.

Ação 1 Consolidar os cursos de 2º Ciclo de Formação: Bacharelado em Mídia e Tecnologia, Bacharelado em Políticas Públicas e Bacharelado em Produção Cultural.

Ação 2 Elaborar PPC do Curso de Graduação na modalidade EAD.

Ação 3 Implementar as novas grades curriculares dos PPCs revisados dos cursos de 1º e 2º ciclos de formação.

 

OBJETIVO 2 - Promover a redução dos índices de retenção e evasão nos cursos de graduação

Considera reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos – PPCs tendo em vista a integração entre os primeiros e segundo ciclos, a interdisciplinaridade no interior dos cursos, a flexibilidade e a articulação entre teoria e prática, para garantir os princípios didáticos pedagógicos preconizados pela UFSB.

OBJETIVO 3 - Promover o acompanhamento dos egressos

Considera organização dos estágios obrigatórios e não obrigatórios visando à ampliação das parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas, bem como com agentes de integração social, objetivando oportunidades de estágio por meio da celebração de acordos de cooperação técnica.

Ação 4 Expandir os campos de saberes a partir do exercício das habilidades e potencialidades adquiridas no ambiente acadêmico, contribuindo para a formação holística do corpo discente.

OBJETIVO 4 - Implantar programas de acompanhamento e tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

Considera consolidação dos Programas de Monitoria e Tutoria garantindo o fortalecimento do ensino com o intuito de atingir a excelência acadêmica, maior integração entre o corpo docente e discente e reduzir os índices de reprovação, retenção e de evasão.

Ação 5 Participar em editais de Monitoria e Tutoria, incentivando a adesão discente.

TEMA ESTRATÉGICO SUSTENTABILIDADE E INTEGRAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO 1: Desenvolver as políticas de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil

Considera ampliação do interesse institucional em desenvolver ações específicas voltadas à promoção da diversidade étnica e cultural, por meio de ações de diálogo interacadêmico, de divulgação institucional e de permanência e fortalecimento de identidades de grupos com histórico de exclusão e/ou silenciamento no espaço universitário.

Ação 6 Realizar atividades que promovam a diversidade étnica e cultural, tais como: ciclos de debates, oficinas, seminários e congressos em âmbitos local, regional.

Ação 7 Realizar atividades que promovam a diversidade de gênero e sexual tais como: ciclos de debates, oficinas, seminários e congressos em âmbitos local, regional.

OBJETIVO 4: Definir e implementar a Política de Extensão da UFSB

Considera a consolidação da Política Institucional de Extensão

Ação 8 Participar em Editais de fomento às atividades de extensão internos.

Ação 9 Ofertar Componentes Curriculares de Extensão (CCEx).

Ação 10 Ofertar Atividades Curriculares de Extensão (ACEx).

TEMA ESTRATÉGICO PESQUISA e PÓS – GRADUAÇÃO

 

OBJETIVO 4: Incentivar a Pesquisa e Pós-Graduação

Considera solidificação e ampliação o Conjunto de Programas de Pós-Graduação Eficazes.

Ação 11 Participar da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

Ação 12 Submeter projetos a Editais de fomento à pesquisa internos (Iniciação Científica).

Ação 13 Realizar eventos virtuais e presenciais, tais como: seminários e congressos em âmbitos local, regional, nacional e internacional.

Ação 14 Participar de eventos virtuais e presenciais, tais como: seminários e congressos em âmbitos local, regional, nacional e internacional..

Ação 15 Implantar e consolidar do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Tecnologias Sociais (PPGTecS).

TEMA ESTRATÉGICO GESTÃO

 

OBJETIVO 3: Ampliar a qualificação do corpo técnico

 

Considera oferta de cursos de capacitação específicos para aprimoramento de conhecimento de modo que o resultado organizacional a ser alcançado seja estratégico. Ou seja, contribua para com a sociedade, comunidades atendidas pela organização e parceiros, ao contemplar diretrizes estratégicas organizacionais.

Ação 16 Planejar ações de desenvolvimento de curta duração. Curso de capacitação em Tecnologias Sociais para aprimorar conhecimento no que tange à elaboração de projetos, implementação e gestão de Tecnologias Sociais.

TEMA ESTRATÉGICO INFRAESTRUTURA

OBJETIVO 6: Executar Projeto e obra do Núcleo de Laboratórios CJA

Considera implementação do programa de qualidade em infraestrutura, visando à otimização das condições de habitabilidade e melhoria da manutenção dos prédios e das estruturas ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, além da dinamização do ritmo das construções das obras de interesse comum.

Ação 17 Implantar o Laboratório de Multimídia.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página