Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CF PPTS > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 10h10 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 10h32 | Acessos: 4676

CENTRO DE FORMAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E TECNOLOGIAS SOCIAIS

CENTER FOR TRAINING IN PUBLIC POLICIES AND SOCIAL TECHNOLOGIES

O Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (CFPopTecs), situa-se no Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Ilhéus, BA, e é uma unidade acadêmica voltada para a promoção de atividades de ensino, pesquisa, extensão, criação e inovação. O CFPopTecs abrange ofertas de cursos de graduação e pós-graduação que habilitem profissionais qualificados para atuar na gestão de políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias sociais que contribuam para o fortalecimento da democracia, da cidadania, do bem-estar social e dos direitos humanos e ambientais.

The Center for Training in Public Policies and Social Technologies of the Federal University of Southern Bahia is located on the Jorge Amado Campus, in Ilhéus, BA, and is an academic unit focused on promoting teaching, research, extension, creation and innovation activities. The CFPopTecs covers undergraduate and graduate course offerings that enable qualified professionals to work in the management of public policies and development of social technologies that contribute to the strengthening of democracy, citizenship, social well-being and human and environmental rights. 

Tecnologia Social para o fomento de Políticas Públicas

As Tecnologias Sociais (TS) podem ser compreendidas como técnicas ou procedimentos desenvolvidos ou associados a organizações coletivas cujos principais objetivos são impulsionar a inclusão social e melhorar a qualidade de vida. As TS originam-se na interação com a comunidade, são o resultado de um processo ativo e constituem-se como os principais vetores da transformação social. 

Por meio das TS é possível: verificar tanto as demandas efetivas de uma comunidade quanto sua resposta a essas demandas; realizar diagnósticos, análises e ações junto à comunidade, objetivando a mitigação/ minimização de situações problema que envolvam educação, meio ambiente, energia, alimentação, habitação, água, trabalho e renda, saúde, dentre outros.

Trata-se de catalisar a atuação da sociedade civil, simultaneamente gerando modelos para serem posteriormente apropriados pelo poder público e aplicados em escala como Política Pública. Para isso é preciso implementar outro modo de realizar o ciclo de “produção-uso-difusão do conhecimento” e fazer com que estes três momentos estejam conectados e informados por critérios diferentes dos convencionais.

Por esse motivo, desenvolver tecnologias sociais significa contribuir para o fomento de políticas públicas que promovam o desenvolvimento territorial.

Resolução 31/2019 - Dispõe sobre a criação do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais – CFPopTecs no Campus Jorge Amado – CJA

 

Congregação do CFPopTecs

Profa. Silvia Kimo Costa – Decana 

Profa. Grasiely Faccin Borges – Vice Decana

Profa. Luzilea Brito de Oliveira - Coordenadora do curso de 1º Ciclo de Formação Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Campus Jorge Amado

Profa. Joseline Pippi – Coordenadora do curso de 2º Ciclo de Formação Bacharelado em Mídia e Tecnologia

Prof. Marcio Augusto Vicente de Carvalho – Coordenador do curso de 2º Ciclo de Formação Bacharelado em Políticas Públicas

Profa. Silvia Kimo Costa - Coordenadora pro tempore do curso de 2º Ciclo de Formação Bacharelado em Produção Cultural

Representante das/os Servidoras/res Docentes - Profa. Lilian Mara Sales Buonicontro

Representante das/os Servidoras/res Técnicas/os Administrativas/os - Sra. Ana Rita dos Santos Barbosa (Campus Jorge Amado)

Representante discente - Sr. Arthur Bernard Silva de Sena (Curso Bacharelado em Mídia e Tecnonologia BMiT)

 

Calendário de Reuniões Ordinárias da Congregação do CFPopTecs

Calendário de Reuniões da Congregação 2024

Calendário de Reuniões da Congregação 2023

Calendário de Reuniões da Congregação 2022

Calendário de Reuniões da Congregação 2021

Calendário de Reuniões da Congregação 2020

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página