Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CF PPTS > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 11h10 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2020, 23h50 | Acessos: 533

Sobre o CFPPTS

O Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (CFPPTS) da Universidade Federal do Sul da Bahia é uma unidade acadêmica voltada para a promoção de atividades de ensino, pesquisa, extensão, criação e inovação. O CFPPTS abrange ofertas de cursos de graduação e pós-graduação que habilitem profissionais qualificados para atuar na gestão de políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias sociais que contribuam para o fortalecimento da democracia, da cidadania, do bem-estar social e dos direitos humanos e ambientais.

Tecnologia Social para o fomento de Políticas Públicas

As Tecnologias Sociais (TS) podem ser compreendidas como técnicas ou procedimentos desenvolvidos ou associados a organizações coletivas cujos principais objetivos são impulsionar a inclusão social e melhorar a qualidade de vida. As TS originam-se na interação com a comunidade, são o resultado de um processo ativo e constituem-se como os principais vetores da transformação social. 

Por meio das TS é possível: verificar tanto as demandas efetivas de uma comunidade quanto sua resposta a essas demandas; realizar diagnósticos, análises e ações junto à comunidade, objetivando a mitigação/ minimização de situações problema que envolvam educação, meio ambiente, energia, alimentação, habitação, água, trabalho e renda, saúde, dentre outros.

Trata-se de catalisar a atuação da sociedade civil, simultaneamente gerando modelos para serem posteriormente apropriados pelo poder público e aplicados em escala como Política Pública. Para isso é preciso implementar outro modo de realizar o ciclo de “produção-uso-difusão do conhecimento” e fazer com que estes três momentos estejam conectados e informados por critérios diferentes dos tradicionais.

Por esse motivo, desenvolver tecnologias sociais significa contribuir para o fomento de políticas públicas que promovam o desenvolvimento territorial.

Resolução 31/2019 - Dispõe sobre a criação do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais – CFPPTS no Campus Jorge Amado – CJA

registrado em:
Fim do conteúdo da página