Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Engenharia Sanitária e Ambiental > Permanência, Assistência e Acessibilidade Estudantil
Início do conteúdo da página

Permanência, Assistência e Acessibilidade Estudantil

Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 09h38 | Última atualização em Domingo, 27 de Novembro de 2022, 12h02 | Acessos: 4253

As condições de permanência, assistência e acessibilidade baseiam-se na ideia de que a diversidade humana será sempre acolhida, não sendo restrita às questões físicas e arquitetônicas, mantendo o compromisso com a implantação da formação inclusiva de educação e com o atendimento dos dispositivos legais para contemplar, em diferentes perspectivas, a estrutura universitária adequada a todos/as.

 

Permanênciacidade

 A UFSB conta com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAf), que tem por objetivo ampliar e democratizar as condições de permanência no ensino superior dos/das estudantes, comprovadamente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de sua Política de Permanência Estudantil. Contamos com diversos programas de permanência para auxilia-los nas trajetórias acadêmicas. São eles:

- Programa TRANSforme UFSB - reúne ações voltadas à permanência de pessoas trans na UFSB, dentre elas a adoção do uso do nome social nos documentos oficiais e a política que determina o uso dos banheiros por identidade de gênero.  

- Programa Universidade Promotora de Saúde - consiste em subvenção financeira, destinado a estudantes de graduação da UFSB, em vulnerabilidade socioeconômica, que devem planejar e executar uma proposta de promoção da saúde em âmbito acadêmico.

- Programa de Apoio à Permanência - possibilita o acesso a bolsas e auxílios para o/a estudante regularmente matriculado/a com renda per capita familiar de até um salário-mínimo, embasado no Decreto Federal nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Contamos com apoio nos seguintes aspectos:

  • Bolsa de apoio à permanência (BAP)
  • Auxílio transporte
  • Auxílio alimentação
  • Auxílio moradia
  • Auxílio Creche

 

pessoaAssistência

 Contamos com diversas ações para lhe acompanhar na vida universitária, são elas:

- Atividade de Orientação Acadêmica: oferecida pelo corpo docente da UFSB, objetivando a promoção da integração harmoniosa dos/as estudantes à instituição, bem como o seu sucesso acadêmico e profissional. Direcionada para todos/as os/as estudantes, desde o seu ingresso na universidade até a conclusão da sua formação.

- Semana de Acolhimento: faz parte do calendário institucional como um momento de recepção e afiliação aos/às estudantes da UFSB, é realizada a cada entrada de novas turmas.

- Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional: permite ao/à estudante de graduação realizar intercâmbio cultural, estágio profissional e bolsas de estudo, pesquisa e extensão em parceria com outras instituições universitárias.

- Programa de Acompanhamento Acadêmico (PROA): tem por objetivo instruir as trajetórias acadêmicas e proporcionar aos/às discentes condições de obter maior conhecimento do modelo institucional e das possibilidades de construção de percurso formativo.

- Ouvidoria: atendimento à comunidade interna e externa através de e-mail, telefone e atendimento presencial, visando o bem-estar das pessoas envolvidas, com imparcialidade, ética e sigilo. Este setor é classificado como um Órgão Suplementar, ligado diretamente à Reitoria, porém com o repasse das demandas aos setores competentes.

 

Acessibilidadereciclar

 São realizadas campanhas destinadas à conscientização de datas comemorativas nacionais e internacionais. Além disso, são ofertados atendimentos de saúde e saúde mental, com psicólogos e assistentes sociais no campus universitário. Dentre outras ações, a UFSB possui um programa de Monitoria Inclusiva, consolidada como uma alternativa pedagógica que possibilita um acompanhamento individualizado, valorizando e respeitando a singularidade dos/as estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, cujo objetivo é dar-lhes suporte/apoio na execução de atividades como a produção e adaptação de material acadêmico; auxílio no uso de tecnologias assistivas; acompanhamento nos espaços acadêmicos - salas de aula, laboratórios, bibliotecas e na realização de atividades.

     Para cumprir a regulamentação das Políticas de Inclusão (Decreto nº. 5.296/2004) e da legislação relativa às questões étnico-raciais (Leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08; e Resolução CNE/CP n°. 01/04), o curso insere as temáticas de forma interdisciplinar nos CCs, bem como, em suas atividades de pesquisa e integração social.

 

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF)

E-mail: proaf@ufsb.edu.br

Setor de saúde, assistência e acessibilidade estudantil

Seção de Assistência Estudantil: assistenciaestudantil.csc@ufsb.edu.br
Seção de Saúde/Psicologia: atendimento.psi.csc@ufsb.edu.br
Seção de Saúde, Assistência Social e Sustentabilidade: sas.csc@ufsb.edu.br
Seção de Acessibilidade: acessibilidade.csc@ufsb.edu.br

 

Para mais informações, consultem os guias da UFSB para os estudantes:

Fluxos e processos universitários

Informações Estudantis

Fim do conteúdo da página