Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 09h01 | Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 11h21 | Acessos: 7006

2

Baixe o E-Book do nosso curso e fique por dentro!

 O/A Engenheiro/a Sanitarista e Ambiental formado/a pelo CFCAm será um/a profissional capacitado/a à busca de soluções viáveis para os problemas que requerem planejamento, execução de medidas corretivas, preventivas e desenvolvimento de tecnologias para o saneamento básico, recursos hídricos e meio ambiente.

 No Sul da Bahia, embora tenhamos alta riqueza cultural e ecológica que sustenta diferentes modos de vida, economia e relações com os recursos naturais, este espaço territorial é carente de profissionais com formação em Engenharia Sanitária e Ambiental para resolver os diversos conflitos espaciais e ambientais. As diversas demandas ambientais, incluindo a carência de planejamento e gerenciamento dos recursos humanos, produtivos e naturais do Sul da Bahia, ratificam a criação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental no Campus Sosígenes Costa para contribuir com a responsabilidade social que a UFSB tem no Estado da Bahia e no Brasil.

 

- Diplomação: Engenheiro/a Sanitarista e Ambiental.

- Regulamentação da Profissão: Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 e Resolução nº 310, de Julho de 1986. 

- Turno de oferta: Integral.

- Número de Vagas: 40 vagas.

- Código E-MEC: 1551535.

- Regime Letivo: Semestral.

- Campus de oferta: Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, Bahia.

- Carga horária total: 3900 horas 

- Tempo mínimo para integralização: 09 semestres (4,5 anos).

- Tempo máximo para integralização: 18 semestres. (9 anos).

 

 

- Formas de Ingressofolha

 O ingresso no Curso ocorrerá nas seguintes possibilidades, conforme calendário acadêmico da UFSB:

1. Regime de Ciclos - discentes que concluem o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências ou Saúde, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Matemática e Computação e suas Tecnologias, podem concorrer a uma vaga no Curso no processo seletivo de ingresso ao segundo ciclo.

2. Entrada Direta via ENEM/SiSu - após a participação no ENEM, o candidato pode se inscrever no Curso para concorrer a uma das vagas disponibilizadas durante o Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

3. Transferência interna e externa - discentes que já se encontram matriculados em cursos de graduação na UFSB ou em outras Instituições, podem se candidatar a uma vaga ao Curso, conforme disponibilidade prevista no edital de transferência.

4. Portador de diploma - profissionais que concluíram o ensino superior podem se candidatar a uma vaga ao Curso, conforme disponibilidade prevista no edital de portador de diploma. Essa opção também prevê o profissional formado nos Bacharelados Interdisciplinares e Licenciaturas Interdisciplinares da UFSB.

 

- Perfil do Profissionalengrenagem

  O/a egresso/a será um/a Engenheiro/a Sanitarista e Ambiental crítico/a, reflexivo/a, criativo/a, pró-ativo/a, empreendedor/a e ético/a, com formação técnica nas áreas de gestão e planejamento ambiental e saneamento básico, apto a reconhecer de forma transdisciplinar as necessidades da sociedade em seus aspectos sanitários, ecológicos, sociais, políticos e econômicos, capazes de desenvolver e adaptar tecnologias na resolução de problemas de Engenharia com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

 

- Área de Atuação/Mercado de Trabalho crachá

 O profissional egresso estará apto a desenvolver suas atividades profissionais nas áreas de saneamento básico, recursos hídricos e meio ambiente, nos diversos espaços profissionais, destacando:

- Prefeituras, empresas públicas e privadas, autarquias e fundações concessionárias da administração pública ou privada: na gestão de serviços públicos de infraestrutura e equipamentos urbanos, rurais, saúde e industriais; na concepção de programas e políticas pública, como responsáveis por questões voltadas ao planejamento urbano e rural; elaboração, implementação e fiscalização de políticas públicas ambientais; atividades recreativas em educação ambiental; processos de licenciamento ambiental e avaliação de impacto ambiental; gestão e vigilância sanitária e ambiental;

- Consórcios e articulações regionais ambientais: tais como órgãos de gestão de bacias hidrográficas, unidades de conservação, zona costeira, controle de zoonoses, vetores e pragas e ações voltadas à formulação de planos e projetos estratégicos ligados às demandas de desenvolvimento econômico, planos de macrodrenagem urbana e rural, planos de recurso hídricos, planos de saneamento básico, planos de educação ambiental, plano de recuperação de áreas degradadas e planos diretores;

- Indústrias e fábricas: com o desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão ambiental, acompanhamento de processos produtivos e mecanismos de produção sustentável, focados na análise do ciclo de vida; produção de relatórios de avaliação de impacto ambiental, processos de auditoria e certificação ambiental; implementação de recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de tecnologias de aproveitamento de resíduos;

- Assessorias e consultorias técnicas: como prestação de serviços em administração e gestão ambiental, com foco em saneamento básico, vigilância sanitária, agropecuária, agroindústria, celulose, geoprocessamento, turismo, agricultura familiar, movimentos sociais, ONGS e iniciativas econômicas solidárias (cooperativas, associações e redes de cooperação) para sustentabilidade e avaliação de impacto ambiental, integrando equipes interdisciplinares contratadas por licitação para a realização de planos, projetos e obras públicas.

 

- Cenários e oportunidades reciclar

 As condições nacionais e locais cooperam para a ampla procura do/a Engenheira Sanitarista atualmente, são situações destaques:

1. O Marco do Saneamento Básico apresentou possibilidades de expansão do trabalho para universalização do saneamento básico, possibilitanto ampla procura do profissional sanitarista para a atuação na implantação de sistemas de coleta e tratamento de resíduos sólidos e efluentes, além do abastecimento e tratamento de água, especialmente em pequenas cidades como as existentes na Bahia.

2. O Sul da Bahia opera com déficit nos municipios, com a maioria dos municípios com destinação de resíduos sólidos para lixão a céu aberto, carecendo de profissionais para auxiliar na gestão do sistema em municípios.

3. O Território da Costa do Descobrimento, local onde está situado o Curso, possui, ao menos, 29 unidades de conservação de proteção integral e uso sustentável, o que exige a atuação de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas na execução de Planos de Manejos, Zoneamento e organização das atividades socioeconômicas.

4. O Território da Costa do Descobrimento, local onde está situado o Curso, possui um setor florestal em ampla expansão, com cadeia de produção e beneficiamento de papela e ceclulose, exigindo a atuação de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas na execução de processos para minimização de impactos, licenciamentos de áreas, recuperação de áreas degradadas e afins.

5. O Território da Costa do Descobrimento, local onde está situado o Curso, possui produção em larga escala de cultura agrícolas, destacando-se o mamão, pimenta do reino e coco, exigindo a atuação de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas na execução de processos para minimização de impactos, licenciamentos de áreas, recuperação de áreas degradadas e afins.

6. O Território da Costa do Descobrimento, local onde está situado o Curso, possui 100% dos resíduos sólidos destinados para lixão a céu aberto. Nenhum município possui aterro sanitário. Na cidade de Santa Cruz Cabrália que possui um aterro 100% privado e não é de gestão da gestão local.

7. A cidade de Porto Seguro encontra-se como uma das mais procuradas no país para o turismo, com estimativa de recebimento de 1 milhão de pessoas no ano, elevando a necessidade de gestão de resíduos sólidos, recursos hídricos e efluentes, além do uso sustentável dos espaços naturais.

Fim do conteúdo da página