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BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 16h01 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 18h14 | Acessos: 18996

logo BICTítulo Profissional: Bacharel Interdisciplinar em Ciências

Área de Conhecimento: Ciências

Rótulo Cine – Brasil/INEP: 0588P01 - Programas interdisciplinares abrangendo ciências naturais, matemática e estatística

Código e-MEC: 1293069 (campus Sosígenes Costa, Porto Seguro)

Modalidade: Presencial

Duração: 6 Semestres (2400 h)

Turno: Vespertino / Noturno

Número de vagas: 120 vagas (60 vagas vespertino / 60 vagas noturno)

Conceito de curso – INEP: 4

Área de atuação:

Os egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências estarão aptos a assumir postos de trabalho que demandam formação em nível superior sem exigência de uma formação profissional específica, como aqueles oferecidos através de concursos públicos municipais, estaduais ou federais nas áreas de ciências, tecnologia, meio ambiente, entre outros. Poderão atuar no primeiro, segundo e terceiro setor, em postos que exigem qualificação pessoal, visão sistêmica e de desenvolvimento regional, espírito empreendedor e trabalho em equipes multidisciplinares. Adicionalmente, o egresso poderá investir no setor acadêmico ingressando em curso de caráter profissionalizante ou tecnológico.

Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar em cada setor, como descrito a seguir:

Setor – Público

  • - Em cargos variados vinculados a concursos que exijam nível superior, como em secretarias municipais e estaduais e setores técnicos de outros órgãos, a exemplo de secretarias de meio ambiente e infraestrutura;
  • - Instituições de Pesquisa e de Desenvolvimento de Políticas e Programas de C&T: avaliar, elaborar, gerir e atuar em equipes multidisciplinares na condução de estudos, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e métodos relacionados a novas tecnologias;

Setor- Privado

  • - Em cargos de empresas ligadas à indústria, tecnologia, comércio, finanças, consultoria ambiental, consultoria agrícola e agropecuária;
  • - Através do empreendedorismo, em empresas criadas pelo próprio egresso, ligadas à indústria, tecnologia, comércio, finanças, consultoria ambiental, consultoria agrícola e agropecuária;

Setor - fundações, associações comunitárias, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e outras

  • - Em cargos intermediários de gestão, notadamente em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, conservação ambiental, gestão ambiental e agroecologia;
  • - Através de consultoria na agricultura, pecuária e silvicultura, aplicando tecnologias sociais e de baixo custo, dando suporte para pequenos e médio produtores;
  • - Através do desenvolvimento e atuação em comunidades agroecológicas;
  • - Através da aplicação de geotecnologias nos setores agrícolas, ambiental e urbano;
  •  - Através do empreendedorismo, em organizações da sociedade civil fundadas pelo próprio egresso, notadamente ligadas a pesquisa, desenvolvimento tecnológico, conservação ambiental, gestão ambiental e agroecologia;

Setor Acadêmico

  • - Ingressar, de acordo com seu interesse, em qualquer um dos cursos de 2º ciclo oferecidos na UFSB ou outra Universidade. Para otimizar as trajetórias profissionais o discente é orientado a cursar os CCs que constam nos cursos de segundo ciclo ofertados pelo BI Ciências;
  • - Ingressar em curso de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu na área correlata da formação superior concluída, podendo ser na UFSB ou outras instituições;

Perfil do egresso:

O/A bacharel/a em Ciências, egresso do CFCAm, deve ser um/a profissional e cidadão/ã com visão técnico-científica, humanística, ética, cultural e solidária, capaz de analisar técnica e criticamente a problemática das Ciências na sociedade contemporânea e de aplicar o conhecimento científico e suas tecnologias em diversas áreas e campos da Ciência, de modo a contribuir para a solução de problemas e demandas da sociedade.

Considera as seguintes Competências e Habilidades como prioritárias à formação interdisciplinar:

  • - compreender /conhecer a complexidade da realidade;
  • - apreender capacidade de abstração, interpretação, análise, síntese, investigação e criação, combinando distintos campos do conhecimento, em particular das Ciências e das Tecnologias;
  • - atuar em prol da transformação da realidade por meio de práticas interdisciplinares em equipe interprofissional;
  • - agir com autonomia e auto-organização, comprometendo-se com a educação permanente;
  • - desenvolver proficiência em língua portuguesa e em línguas estrangeiras e demonstrar capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia;
  • - empregar com eficiência recursos tecnológicos de informação e conectividade em processos de ensino-aprendizagem e práticas profissionais de seu campo de atuação;
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