Bacharelado Interdisciplinar em Ciências - CSC
Apresentação do Curso
Título Profissional: Bacharel Interdisciplinar em Ciências
Área de Conhecimento: Ciências
Rótulo Cine – Brasil/INEP: 0588P01 - Programas interdisciplinares abrangendo ciências naturais, matemática e estatística
Código e-MEC: 1293069 (campus Sosígenes Costa, Porto Seguro)
Modalidade: Presencial
Duração: 9 quadrimestres (2535 h)
Turno: Vespertino / Noturno
Número de vagas: 120 vagas (60 vagas vespertino / 60 vagas noturno)
Conceito de curso – INEP: 4
Área de atuação:
Os egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências estarão aptos a assumir postos de trabalho que demandam formação em nível superior sem exigência de uma formação profissional específica, como aqueles oferecidos através de concursos públicos municipais, estaduais ou federais nas áreas de ciências, tecnologia, meio ambiente, entre outros. Poderão atuar no primeiro, segundo e terceiro setor, em postos que exigem qualificação pessoal, visão sistêmica e de desenvolvimento regional, espírito empreendedor e trabalho em equipes multidisciplinares. Adicionalmente, o egresso poderá investir no setor acadêmico ingressando em curso de caráter profissionalizante ou tecnológico.
Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar em cada setor, como descrito a seguir:
Setor – Público
- - Em cargos variados vinculados a concursos que exijam nível superior, como em secretarias municipais e estaduais e setores técnicos de outros órgãos, a exemplo de secretarias de meio ambiente e infraestrutura;
- - Instituições de Pesquisa e de Desenvolvimento de Políticas e Programas de C&T: avaliar, elaborar, gerir e atuar em equipes multidisciplinares na condução de estudos, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e métodos relacionados a novas tecnologias;
Setor- Privado
- - Em cargos de empresas ligadas à indústria, tecnologia, comércio, finanças, consultoria ambiental, consultoria agrícola e agropecuária;
- - Através do empreendedorismo, em empresas criadas pelo próprio egresso, ligadas à indústria, tecnologia, comércio, finanças, consultoria ambiental, consultoria agrícola e agropecuária;
Setor - fundações, associações comunitárias, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e outras
- - Em cargos intermediários de gestão, notadamente em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, conservação ambiental, gestão ambiental e agroecologia;
- - Através de consultoria na agricultura, pecuária e silvicultura, aplicando tecnologias sociais e de baixo custo, dando suporte para pequenos e médio produtores;
- - Através do desenvolvimento e atuação em comunidades agroecológicas;
- - Através da aplicação de geotecnologias nos setores agrícolas, ambiental e urbano;
- - Através do empreendedorismo, em organizações da sociedade civil fundadas pelo próprio egresso, notadamente ligadas a pesquisa, desenvolvimento tecnológico, conservação ambiental, gestão ambiental e agroecologia;
Setor Acadêmico
- - Ingressar, de acordo com seu interesse, em qualquer um dos cursos de 2º ciclo oferecidos na UFSB ou outra Universidade. Para otimizar as trajetórias profissionais o discente é orientado a cursar os CCs que constam nos cursos de segundo ciclo ofertados pelo BI Ciências;
- - Ingressar em curso de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu na área correlata da formação superior concluída, podendo ser na UFSB ou outras instituições;
Perfil do egresso:
O profissional formado no BI-Ciências deve estar apto a aprender continuamente, analisar criticamente e compreender limites e impactos do conhecimento científico e suas tecnologias no campo das ciências, hábil tecnicamente, sem prescindir dos requisitos humanísticos, éticos e solidários para o trabalho e a vida em sociedade. Ao compreender e aplicar, durante a formação universitária, conhecimentos sobre questões socioculturais em interação com o campo das ciências, em perspectiva interdisciplinar, o estudante adquire uma prática social mais rica e efetiva, capaz de promover mudanças sustentáveis nas condições de vida da comunidade.
O BI-Ciências considera as seguintes Macrocompetências como prioritárias à formação interdisciplinar:
- - compreender /conhecer a complexidade da realidade;
- - apreender capacidade de abstração, interpretação, análise, síntese, investigação e criação, combinando distintos campos do conhecimento, em particular das Ciências e das Tecnologias;
- - atuar em prol da transformação da realidade por meio de práticas interdisciplinares em equipe interprofissional;
- - agir com autonomia e auto-organização, comprometendo-se com a educação permanente;
- - desenvolver proficiência em língua portuguesa e em línguas estrangeiras e demonstrar capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia;
- - empregar com eficiência recursos tecnológicos de informação e conectividade em processos de ensino-aprendizagem e práticas profissionais de seu campo de atuação;
Os egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências estarão aptos, no âmbito profissional, a desempenhar funções onde se requer uma formação superior generalista, principalmente aquelas que requerem conhecimento em Ciências. Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar especificamente nas seguintes áreas:
- - cargos variados vinculados a concursos públicos que exijam nível superior;
- - instituições de Desenvolvimento de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia;
- - instituições industriais, comerciais e financeiras:
- - instituições de pesquisa e apoio em Ciências e Tecnologia;
- - desenvolvimento do empreendedorismo, com inovações científicas, tecnológicas em diferentes setores do comércio;
- - organizações do terceiro setor (cargos intermediários de gestão, notadamente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico);
- - atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu;
- - curso de pós-graduação stricto sensu na área correlata da formação superior concluída, podendo ser na UFSB ou outras instituições;
- - ingresso em cursos de 2º ciclo da própria UFSB, correlacionados a grande área.
Matriz Curricular
O BI-Ciências é dividido em duas etapas:
- Formação Geral: correspondendo aos três primeiros quadrimestres do curso –, comum a todos os BIs, destina-se à aquisição de competências e habilidades que permitam compreensão pertinente e crítica da complexa realidade regional, nacional e global. Esta etapa tem carga horária mínima de 900 horas ou 60 créditos.
- Formação Específica: conta com carga horária total mínima de 1.635 horas ou 109 créditos. Conforme a Figura 3, os CCs relacionados ao eixo de formação específica terão lugar entre o quarto e o nono quadrimestre do BI-Ciências. Na Formação Específica os discentes deverão cursar obrigatoriamente quinze (15) Componentes Curriculares, totalizando 645 h. Os discentes também deverão cursar 420 h de Componentes Curriculares de Áreas de Concentração (AC), 300 h de Componentes Curriculares da Grande Área da Ciência e/ou dos Centros de Formação, 150 h de Componentes Curriculares Livres e mais 120 h de Atividade Complementares. A carga horária das Atividades Complementares poderá ser somada também com atividades cumpridas na Formação Geral.
A Formação Específica oferece duas opções: a) ingressar em uma Área de Concentração (AC) específica; e b) diversificação dos estudos, independentemente de AC, que assegura formação interdisciplinar no campo das Ciências.
Para facilitar a preparação dos que pretendem tomar o BI-Ciências como requisito para formação profissional no segundo ciclo, adota-se o conceito de Área de Concentração (AC), definida como um conjunto de estudos teóricos e aplicados que tenham coerência interna e estejam a serviço da construção de certa trajetória acadêmica e/ou profissional.
A escolha de uma AC pode acontecer: a) no início da etapa equivalente ao Módulo de Formação Específica do Bacharelado Interdisciplinar (quarto quadrimestre); b) a posteriori, a depender de regulamentação específica emitida pelo CONSUNI. Para que o estudante receba a menção de Área de Concentração no seu diploma o mesmo necessita cumprir pelo menos 420 horas da sua carga horária total mínima dentro de uma Área de Concentração a escolher.
- Áreas de Concentração (ACs)
As seguintes ACs compõem inicialmente o BI-Ciências:
- Estudos Ambientais;
- Ciências Agrárias;
- Tecnociências.
A área de concentração em Estudos Ambientais é preferencial para progressão aos cursos de 2º ciclo do Centro de Formação em Ciências Ambientais. A área de concentração em Ciências Agrárias permite acesso aos cursos de 2º ciclo do Centro de Formação em Ciências Agrárias. A área de concentração em Tecnociências permite acesso mais direto aos Cursos de 2º ciclo do Centro de Formação em Ciência, Tecnologia e Informação. Outras ACs podem ser oportunamente agregadas à oferta do BI-Ciências, a depender de novas propostas e/ou composição de ofertas curriculares combinando elementos de ACs e cursos de formação profissional, sugeridas pelo estudante e articulada pela dupla de orientação acadêmica e aprovada pelo Colegiado do Curso.
1º ANO – ETAPA DE FORMAÇÃO GERAL
Eixo |
Componente Curricular |
CH |
Creditação |
Formação Ético-Político- Humanística |
Universidade e Contexto Planetário |
60 h |
4 |
Universidade e Desenvolvimento Regional e Nacional |
60 h |
4 |
|
Universidade e Sociedade |
60 h |
4 |
|
Expressão Oral em Língua Inglesa |
60 h |
4 |
|
Compreensão e Escrita em Língua Inglesa |
30 h |
2 |
|
Língua, Território e Sociedade |
60 h |
4 |
|
Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Ciências |
60 h |
4 |
|
Leitura, Escrita e Sociedade |
30 h |
2 |
|
Experiências do Sensível |
60 h |
4 |
|
Formação Científica |
Introdução ao Raciocínio Computacional |
30 h |
2 |
Matemática e Cotidiano |
|||
Matemática e Espaço |
60 h |
4 |
|
Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Ciências |
60 h |
4 |
|
Formação Vocacional |
Campo das Ciências: Saberes e Práticas |
60 h |
4 |
Cultura Complementar em Artes ou Educação - A |
60 h |
4 |
|
Cultura Complementar em Artes ou Educação - B |
30 h |
2 |
|
Cultura Complementar em Humanidades A |
30 h |
2 |
|
Cultura Complementar em Humanidades B |
60 h |
4 |
|
TOTAL |
900 h |
60 |
2º ANO – ETAPA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Eixo |
Componente Curricular |
CH |
Creditação |
Formação Ético-Político- Humanística |
CCs Livres (qualquer CC de ciências, artes ou humanidades) |
60 h |
4 |
Formação Prático- Cognitiva |
CCs Obrigatórios |
510 h |
34 |
CCs de Área de Concentração |
240 h |
16 |
|
CCs da Grande Área e/ou Centros de Formação |
60 h |
4 |
|
Subtotal |
870 h |
58 |
|
Atividades Complementares (carga horária mínima) |
60 h |
4 |
|
TOTAL |
930 h |
62 |
3º ANO – ETAPA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Eixo |
Componente Curricular |
CH |
Creditação |
Formação Ético-Político- Humanística |
CCs Livres (qualquer CC de ciências, artes ou humanidades) |
90h |
6 |
Formação Prático- Cognitiva |
CCs Obrigatórios |
135h |
9 |
CCs de Área de Concentração |
180h |
12 |
|
CCs da Grande Área e/ou Centros de Formação |
240h |
16 |
|
Subtotal |
645h |
43 |
|
Atividades Complementares (carga horaria mínima) |
60 h |
4 |
|
TOTAL |
705 h |
47 |
Formas de Ingresso
O ingresso na UFSB se dá pelo Enem/SISu. Há reserva de vagas para egressos do ensino médio em escola pública, com recorte étnico-racial equivalente à proporção censitária do Estado da Bahia, sendo metade dessas vagas destinadas a estudantes de famílias de baixa-renda. Nos campi, a cota é de 55% e na rede de Colégios Universitários, de 85%.
Corpo Docente
Profa.Dra. Alessandra Buonavoglia Costa Pinto
http://lattes.cnpq.br/2365706051026225
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1148011
Profa.Dra. Andresa Oliva
http://lattes.cnpq.br/7584105229171473
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3029098
Prof.Dr. Ângelo Teixeira Lemos
http://lattes.cnpq.br/4008022451199270
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3074889
Profa.Dra. Anne Greice Soares La Regina
http://lattes.cnpq.br/7904033192775636
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1363273
Prof.Dr. Caio Vinicius Gabrig Turbay Rangel
http://lattes.cnpq.br/5332804895294756
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1363273
Prof.Dr. Carlos Werner Hackradt
http://lattes.cnpq.br/3575528688498303
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1148721
Profa.Dra. Catarina da Rocha Marcolin
http://lattes.cnpq.br/5754217373165796
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2255983
Profa.Dra. Cristiana Barros Nascimento Costa
http://lattes.cnpq.br/1878276980559702
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1802621
Prof.Dr. Elfany Reis do Nascimento Lopes
http://lattes.cnpq.br/7744975674695707
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3072612
Profa.Dra. Fabiana Cézar Félix Hackradt
http://lattes.cnpq.br/1938903757821939
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1147286
Prof.Dr. Fabricio Berton Zanchi
http://lattes.cnpq.br/3073156917526229
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1649867
Prof.Dr. Felipe Micali Nuvoloni
http://lattes.cnpq.br/7804988296293955
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3072593
Profa.Dra. Florisvalda da Silva Santos
http://lattes.cnpq.br/0084129691000396
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1642871
Prof.Dr. Francisco de Assis Nascimento Júnior
http://lattes.cnpq.br/1942359141745184
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1085938
Profa.Dra. Gabriela Narezi
http://lattes.cnpq.br/1603781651177935
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1955705
Prof.Dr. Gianfrancisco Schork
http://lattes.cnpq.br/3807670035180655
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1359765
Prof.Dr. Gleidson Vieira Marques
http://lattes.cnpq.br/0070395303285940
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1680927
Prof.Ms. Icaro Andrade Souza
http://lattes.cnpq.br/7497948408586560
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1271026
Prof.Dr. Igor Emiliano Gomes Pinheiro
http://lattes.cnpq.br/2039223338022773
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3078469
Prof.Dr. Jailson Santos de Novais
http://lattes.cnpq.br/7700971626066072
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1782304
Prof.Dr. João Tiago Assunção Gomes
http://lattes.cnpq.br/1070745273844277
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1393030
Prof.Dr. Jorge Antonio Silva Costa
http://lattes.cnpq.br/2888323300290914
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1553832
Profa.Dra. Juliana Pereira de Quadros
http://lattes.cnpq.br/7484003731254824
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3072804
Profa.Dra. Lenir Silva Abreu
http://lattes.cnpq.br/9401147010460429
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1148159
Prof.Dr. Leonardo Evangelista Moraes
http://lattes.cnpq.br/8326269321397331
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1041340
Prof.Dr. Luiz Norberto Weber
http://lattes.cnpq.br/9575836008826166
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1652867
Prof.Dr. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes
http://lattes.cnpq.br/8907565424580663
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1563747
Prof.Ms. Marcos Vinicius Fernandes Calazans
http://lattes.cnpq.br/6700950134224849
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1233581
Prof.Dr. Mário Marques da Silva Júnior
http://lattes.cnpq.br/3519815443201327
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3044886
Prof.Dr. Nadson Ressye Simoes da Silva
http://lattes.cnpq.br/2586808724072131
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1956163
Profa.Dra. Olívia Maria Pereira Duarte
http://lattes.cnpq.br/2992950201628311
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1007082
Prof.Dr. Orlando Ernesto Jorquera Cortes
http://lattes.cnpq.br/2287351005376845
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1149483
Prof.Dr. Rodrigo Antonio Ceschini Sussmann
http://lattes.cnpq.br/0953700506423145
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3072788
Prof. Dr. Silvio Tarou Sasaki
http://lattes.cnpq.br/4780993367640538
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3029055
Prof.Dr. Thiago Mafra Batista
http://lattes.cnpq.br/9414909432933240
Página: https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3074212
Contatos
E-mail: bi.ciencias.csc@ufsb.edu.br
Endereço: Rodovia Porto Seguro – Eunápolis-BA - campus Sosígenes Costa
Atendimento da coordenação a estudantes: Terça: 9 – 12 hrs e 16:00 – 18:30 hrs
Quintas: 14 as 16 hrs. Local: Sala das coordenações de curso – Ala Administrativa
Gestão 2022-2024:
Coordenador: Silvio Tarou Sasaki – e-mail: sasaki@ufsb.edu.br
Vice-coordenador: Rodrigo Antonio Ceschini Sussmann– e-mail: rodrigosussmann@ufsb.edu.b
Redes Sociais