Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro de Formação em Ciências Ambientais

O Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm), criado junto com a fundação da universidade, atende à crescente demanda por profissionais que promovam soluções inovadoras nas áreas das ciências ambientais. Com um compromisso inegociável com a sustentabilidade e a preservação socioambiental, o CFCAm oferece uma infraestrutura de destaque, com vários laboratórios e uma biblioteca moderna com um amplo acervo de ciências ambientais, ciências biológicas e ciências exatas e da Terra.

 Por meio de um ensino contemporâneo, o CFCAm busca impulsionar o desenvolvimento territorial de excelência educacional, da pesquisa e da extensão, fornecendo suporte técnico às demandas da comunidade e contribuindo de forma inovadora para a solução de problemas e a busca pela sustentabilidade no âmbito local, regional e nacional com os Cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências-BIC, Bacharelado em Ciências Biológicas-BIO, Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental-ESA e Bacharelado em Oceanologia-Oceano.

 

 

campus_Sósigenes_Costa.jpg

banner 2Oceanologia Ciencias biologicas engenharia ambiental e sanitaria bacharelado interdisciplinar em ciencias PPGCTA PPGSAT especializacao em extensao rural
ciencias-biologicas ciencias-biologicas ciencias-biologicas ciencias-biologicas

Formação em ciclos e Percursos Acadêmicos do CFCAm

O Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) estrutura sua proposta acadêmica em três ciclos articulados. O ingresso pode ser feito tanto pelo 1º quanto pelo 2º ciclo, por meio do ENEM ou de editais próprios, garantindo flexibilidade na escolha do percurso formativo.

O 1º ciclo corresponde ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (BIC), uma formação superior mais curta, com abordagem generalista e interdisciplinar voltada às ciências ambientais. Essa etapa permite ao(à) estudante concluir um curso de graduação com diploma próprio ou, alternativamente, utilizar essa base para migrar de forma complementar para um dos cursos de 2º ciclo — Biologia, Engenharia Sanitária e Ambiental ou Oceanologia — adequando sua trajetória às disciplinas específicas desses cursos.

Ao optar por iniciar pelo 1º ciclo, o(a) estudante pode obter dois diplomas de graduação (BIC + curso de 2º ciclo) em um tempo similar ao de um único curso tradicional, ampliando sua formação e possibilidades profissionais. Já o 3º ciclo é voltado à pós-graduação stricto sensu, com os programas de mestrado em Ciência, Tecnologia e Ambiente (PPGCTA) e Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (PPGSAT).

Essa estrutura inovadora permite múltiplas trajetórias acadêmicas, promovendo uma formação sólida, interdisciplinar e alinhada aos desafios socioambientais contemporâneos.

Entenda os ciclos dentro do CFCAm, link: https://www.youtube.com/watch?v=NfLZLVpuaTE&t=3s

 

Missão ddo CFCAm

O CFCAm tem a missão como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, atender a uma demanda na de formação de recursos humanos capaz de contribuir para o desenvolvimento com responsabilidade social, sustentabilidade e excelência acadêmica.

Visão da Unidade Acadêminca

Ser reconhecida como instituição de excelência na formação de profissionais qualificados para o desenvolvimento e multiplicadores de seu conhecimento, práticas e extensão nas Ciências Ambientais em abrangência local, regional e global.

 

Convidamos você a assistir ao vídeo no link fornecido e explorar o canal para obter mais informações do CFCAm.
https://www.youtube.com/watch?v=F3le_h50o1E&t=6745s

Visite Também o canal e acompanhar as ações do CFCAm:
https://www.youtube.com/channel/UCCoDH_uI4v8czi_Wwv6NQNQ

Histórico

O Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) é uma Unidade Universitária no âmbito da UFSB. Segundo o Art. 2o da Resolução 17/2016, a gestão acadêmica da Unidade Universitária é exercida pelos seguintes órgãos:

1) Congregação.
2) Decanato.
3) Colegiados de Cursos.

Parágrafo único. As demandas de apoio administrativo e à gestão acadêmica desses órgãos serão atendidas pelas secretarias acadêmicas e administrativas das Unidades Universitárias.

O Decanato é o órgão executivo da gestão acadêmica da Unidade Universitária. Abaixo, os gestores e os períodos de suas gestões à frente do decanato do CFCAm

 image1 1

 

O que são as Ciências Ambientais?

A Área de Ciências Ambientais foi reconhecida no Brasil a partir de 2013 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), deixando a categoria de Área Interdisciplinar para ocupar um status equivalente.

O Centro de Formação em Ciências Ambientais da UFSB atende às demandas socioambientais e às perspectivas de desenvolvimento sustentável, elementos inerentes a essa área do conhecimento. Essa área abrange a abordagem de processos sociais e naturais, o desenvolvimento de novas tecnologias e a implementação de processos de gestão socioambiental, além de formulação e análise de políticas públicas abrangendo a gestão ambiental de forma ampla e inclusiva.

As Ciências Ambientais não se limitam à soma de diferentes áreas científicas, mas envolvem a construção de conhecimento que compreende a complexidade das relações entre os meios ecológicos e sociais, bem como os produtos resultantes dessa interação. A partir dessa premissa, busca-se apresentar soluções integradas e sustentáveis para os problemas ambientais.

Nessa perspectiva, o CFCAm tem o compromisso de desenvolver o pensamento crítico de seus alunos, docentes e da comunidade em geral, ampliando essa abordagem como prática. As pesquisas científicas realizadas no CFCAm são contextualizadas e atuam na fronteira entre as ciências da terra, biológicas, agrárias, engenharias, saúde, sociais aplicadas e humanas. A interdisciplinaridade é valorizada como atitude e método na produção de conhecimento. A partir desse conhecimento integrado, das diversas especialidades dos docentes e das atividades de ensino, pesquisa e extensão, aborda-se a avaliação ambiental integrada e seus desdobramentos nas diversas problemáticas regionais. Nossos docentes estão empenhados em desenvolver habilidades e competências ao longo da formação dos alunos.

  

MEMBROS DA CONGREGAÇÃO DO CFCAm

Segundo Resolução UFSB 17/2016, que dispõe sobre os Órgãos de Gestão Acadêmica das Unidades Universitárias.

 

Centro de Formação em Ciências Ambientais
Prof. Dr. Fabrício Berton Zanchi (Decano)
Profa. Dra. Juliana Pereira de Quadros (Vice-Decana)

 

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (Primeiro ciclo)
Profa. Dra. Tatiana Pinheiro Dadalto (Coordenadora)
Profa. Dra. Catarina da Rocha Marcolin (Vice-coordenadora)

 

Bacharelado em Ciências Biológicas (Segundo ciclo)
Prof. Dr. Rodrigo Antonio Ceschini Sussmann (Coordenador)
Prof. Dr. Gleidson Vieira Marques (Vice-coordenador)

 

Bacharelado em Oceanologia (Segundo ciclo)
Prof. Dr. Angelo Teixeira Lemos (Coordenador)
Prof. Dr. Ronaldo Torres (Vice-coordenador)

 

Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Segundo ciclo)
Profa. Dra. Andresa Oliva (Coordenadora)
Prof. Dr. Roberto Bernardo da Silva (Vice-coordenador)

 

PPGCTA (Terceiro ciclo)
Prof. Dr. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes (Coordenador)
Profa. Dr. Vanner (Vice-coordenadora)

 

PPGCSAT (Terceiro ciclo)
Prof. Dr. Luiz Weber

 

Especialização (Lato Sensu) Programa de Residência em Extensão Rural (Terceiro ciclo)
Profa. Dra. Gabriela Narezi (Coordenadora)
Profa. Dra. Florisvalda Souza (Vice-Coordenadora)

 

Representantes discentes
Enny Cristine Oliveira Souza Farias - Titular
Laurindo Porfiro dos Santos Neto- Suplente

 

Representantes docentes
Profa. Dra. Cristiana Barros Nascimento Costa (Titular)

 

Representante Técnico-­Admnistrativo:
MsC. Luan da Costa Ramos (Titular);

 

Representante do Conselho Estratégico Social da UFSB:
Virginia Londe Camargos (Titular)
Raoni Brás Pataxó (Suplente)

Destaques

Fim do conteúdo da página