Página inicial > Notícias > Artista Visita: conversa com os artistas Ismail Farouk e Paulo Nazareth

Artista Visita: conversa com os artistas Ismail Farouk e Paulo Nazareth

• Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h26
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h38
Imagem: Ismail Farouk, "Ismail Outside Police Station", 2013, photo documentation from "Land and Erasure", performance, Cape Town. Photo by Ashley Walters
imagem sem descrição.

O projeto Artista Visita convida a tod_s para a fala pública dos artistas Ismail Farouk (Durban, África do Sul) e Paulo Nazareth (Governador Valadares, Brasil).

Artista Visita é um projeto de docência e extensão que tem por objetivo favorecer o contato da Universidade Federal do Sul da Bahia com a produção artística atual em âmbito nacional e criar uma ponte entre a vida acadêmica e as artes em geral, convidando artistas a visitar a Universidade e desenvolver atividades com os estudantes.

Paulo Nazareth (http://artecontemporanealtda.blogspot.com), artista nascido em 1977 na cidade de Governador Valadares (MG), é conhecido devido às suas andanças ao redor do mundo, em que questiona os limites da performance como linguagem artística. De fato, o trabalho de Nazareth não se constitui pelos objetos que produz mas, sim, pelo comportamento do próprio artista, que define suas obras como uma “arte de conduta”. Suas performances e obras não necessariamente redundam em trabalhos, muito embora ocorram dentro de programações institucionalizadas do meio da arte.

Paulo Nazareth

Ismail Farouk (http://ismail-farouk.tumblr.com) é um artista multidisciplinar e professor de arte da Universidade de Tecnologia de Durban. Seu trabalho integra diversas coleções, publicações, plataformas e exposições pelo mundo. Farouk questiona a partir de sua pesquisa modalidades e tecnologias de poder que reproduzem no cotidiano processos coloniais ainda operantes. Seu trabalho cria espaços para brincar, olhar, discutir, falar e performar com arquivos alternativos e ocultos. O artista investiga a maneira com a qual questões de gênero, raça, sexualidade, classe e corpo se cruzam com alimentos e comidas e revelam como a colonialidade resiste, é reproduzida e reimaginada no presente. Ismail quer investigar esses espaços do íntimo, o visceral, o comido, o comestível e as práticas de consumo, a fim de desestabilizar suas próprias geografias sensoriais e epistêmicas de significado para imaginar possibilidades alternativas.

A programação do projeto Artista Visita conta ainda com uma oficina destinada aos estudantes das Artes conduzida por Paulo Nazareth no sábado, dia 3/11, de 9 às 17h no CUNI Porto Seguro. O artista participará também dos Componentes Curriculares: Ateliê Arte e Comunidades e Estéticas Ameríndias, respectivamente nos dias 5 e 6/11.

A conversa:
Quarta-feira, dia 7 de novembro, de 18:30 às 21:00