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O Centro de Formação em Artes (CFA ou CF-Artes) da UFSB fica no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. Ele possui dois cursos de graduação de segundo ciclo até o momento: Artes do Corpo em Cena, e Som, Imagem e Movimento — SIM (com habilitações em Arte e Produção Sonora, Artes Visuais e Audiovisual).

Os estudantes da UFSB que fizerem um Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI) no primeiro ciclo de formação estão aptos a pleitear uma vaga nos cursos de segundo ciclo Artes do Corpo em Cena e SIM. O acesso aos cursos de segundo ciclo na UFSB se dá por meio de edital de seleção interno. Clique nas abas acima para acessar a página dos cursos neste portal.


DECANO
Dr. Alemar S. A. Rena

alemar@ufsb.edu.br

VICE-DECANO
Dr. Martin Domecq

martindomecq@ufsb.edu.br


DOCENTES

Alemar
Dr. Alemar Rena / CSC
alemarrena@gmail.com

Alemar Rena é professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, BA, Brasil. É mestre e doutor em Estudos Literários pela UFMG. No doutorado, fez Estágio Sanduíche de um ano na Inglaterra, onde foi pesquisador visitante da Universidade de Kingston (Londres). Recebeu o prêmio UFMG de teses (2015). Participa do grupo de pesquisa Indisciplinar (EA/UFMG — CNPQ) e é co-editor da revista acadêmica homônima do grupo. Foi editor de diversas revistas e jornais culturais e acadêmicos, entre eles o jornal Letras e a revista acadêmica Tecer. É músico e produtor. Possui livros publicados na área de Letras, Filosofia, Comunicação e Artes. Na UFSB, é atualmente decano do Centro de Formação em Artes.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164458Y9
Artigos e produções acadêmicashttps://ufsb.academia.edu/AlemarRena
Site Pessoalfluxos.org


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Dra. Alessandra Mello Simões Paiva / CPF
alesimoespaiva@gmail.com

Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Áreas de atuação: Comunicação e Visualidades. Coordenadora no Curso Bacharelado Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias (UFSB), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), campus Jorge Amado, Itabuna (BA). Graduação: Comunicação Social (UNESP). Mestrado: Interunidades em Estética e História da Arte (USP). Doutorado: Programa Interunidades Integração da América Latina (PROLAM-USP)/linha de pesquisa: Comunicação e Arte. Pesquisadora e docente nas áreas de Comunicação, Crítica, Teoria e História da Arte. Ênfase em estudos de linguagens contemporâneas. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Prêmio Jovem Crítico (AICA/2012). Escreve para a revista internacional ArtNexus e faz parte do corpo editorial do Jornal da ABCA. Pesquisadora nos grupos: Recepção Estética e Crítica de Arte (CNPq) e Sociedade Científica de Estudos da Arte (CNPq).


Foto Lattes
Ms. Aline Nunes de Oliveira 
/ CSC
alinenunesoliveira@gmail.com

Aline é atriz, performadora, artista da voz e educadora. Realizou toda a sua formação na Universidade Estadual de Campinas, desde a graduação (2005), passando pelo mestrado em Artes da Cena (2015), até seu doutorado (em andamento até 2019), também no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp. Foi atriz e uma das fundadoras da Cia. Zero Zero, bem como da Cia. Mínima de Teatro e Música, em Barão Geraldo (Campinas-SP), além de fazer parte do Grupo de Pesquisas Pindorama (CNPq). É professora da UFSB no Instituto de Artes e Humanidades e tem em seu escopo de pesquisa os conceitos: palavra-corpo; modos de subjetivação feministas; performance; a voz em campo expandido; cuidado de si. Sua pesquisa de doutorado funda-se na criação de práticas pessoais do corpo-voz em seus diversos aspectos, materiais e imateriais, estimulando a criação de teorias corporais-estéticas próprias para cada artista. Abre-se, assim, à possibilidade da vivencia/composição de uma obra cênica que precisa se relacionar com outras formas artísticas e áreas do conhecimento, pensando a cena em campo expandido e a vida ordinária como percurso de criação estética. Desta forma, a professora acredita que vive o que ensina e ensina o que vive.


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Dr. André Domingues dos Santos / CPF
andredominguesdossantos@gmail.com

Doutor em História Social pela FFLCH-USP (2014), Mestre em História Social pela FFLCH-USP (2007), Licenciado em Filosofia pelo IFCH-UNICAMP (2001). Professor Adjunto no Bacharelado Interdisciplinar em Artes no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas) desde 2014. Tem experiência na área de História da Cultura e da Arte, com ênfase em História da Música Popular. Atuou como crítico musical em diversos veículos da imprensa nacional e ministrou cursos livres e palestras sobre História da Musica Popular Brasileira em centros culturais como Aúthos Pagano, Escola São Paulo, Sesc Pompéia, Sesc Vila Mariana, Biblioteca Alceu Amoroso Lima e Casa das Rosas. É autor dos livros Caymmi Sem Folclore (2009) e Os 100 Melhores CDs da MPB (2004) e coautor de Batuqueiros da Pauliceia (2009). Realiza, ainda, trabalhos de curadoria, direção artística e produção em diversos projetos ligados à música brasileira.


ariane pd
Ms. Ariane Stolfi / CSC
arianestolfi@gmail.com

Ariane Stolfi é arquiteta, designer, programadora, música e professora, e transita por várias linguagens e disciplinas. Doutoranda em Sonologia pelo departamento de Música da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob supervisão de Fernando Iazzetta e Mestre em Arquitetura e Design (FAU-USP), pesquisa interfaces interativas em tecnologias web, atualmente na Universidade Federal do Sul da Bahia. Foi pesquisadora visitante no Centre for Digital Music (Queen Mary University of London) e participou de diversos festivais e eventos como: SHA, Submidialogias, DIS Experimental, ¿Música?, Virada Cultural, Bigorna, Improvise!, Circuito de Improvisação Livre, Amostra Sonora, Áudio Insurgência, Tecnoxamanismo, CMMR, Web Audio Conference, Audio Mostly e NIME. Foi editora da revista Contravento e organiza o site de música experimental finetanks.com. Desenvolve interfaces interativas em HTML e Pure Data, para instalações e performances como o hexagrama essa é pra tocar (para a exposição Gil70), Cromocinética (com o coletivo 24h) e Banda Aberta. Como designer e programadora, colaborou no desenvolvimento de diversos sítios como: codigorevista.org, nendu.net, sonora.me, e playsound.space.


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Dr. Augustin de Tugny  / CSC
atugny@ufsb.edu.br

Minha formação inicial na França foi em Arquitetura de Interiores, profissão ou ofício que se coloca no limiar das práticas artísticas no amplo campo das artes aplicadas. Pratiquei durante muitos anos atividades diversas de arquitetura de interiores, cenografia e iluminação para o teatro, ópera, concertos, exposições e como colorista trabalhei em associação com arquitetos para definir a qualidade cromática de edifícios e ambientes. Da França vim para o Brasil em 1998 e passei muito tempo em Belo Horizonte. Continuei minha prática de  cenógrafo, coloriste e iluminador no Brasil e comecei a lecionar em Cursos de Arquitetura interessados pelo meu percurso a partir de minha formação inicial. Essa orientação para docência me levou a retomar meus estudos com um mestrado em Arquitetura que tratava da Arquitetura de Interiores e alguns anos depois um doutorado em Artes sobre a questão da Cor na Arte no século XX e como ela constitua uma possibilidade de pensar a arte. Entrei na UFMG como docente para abertura de um curso de Design de Moda onde lecionei História do Vestuário com muita felicidade, iniciei nesse momento minhas investigações ao redor da questão do vestuário com o projeto de pesquisa “roupa – fábrica do corpo”. Quando a UFSB abriu chamadas para participar da implantação e realização de seu projeto não tive hesitação em vir participar plenamente dela por acreditar profundamente nos valores que a sustentam.


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Dr. Bernard Belisário / CSC
bernardbelisario@gmail.com

Bacharel, mestre e doutor em Comunicação Social (FAFICH/UFMG), linha Pragmáticas da Imagem. Professor adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Centro de Formação em Artes/IHAC - em Porto Seguro (BA). Pesquisador associado da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). Colaborador da Associação Vídeo nas Aldeias (VNA) desde 2011, ministrou oficinas de realização audiovisual - filmagem e montagem - em diferentes aldeias e comunidades indígenas no Brasil e na América Latina. Membro da Associação Imagem Comunitária (AIC) desde 2004, participou da invenção e do desenvolvimento do projeto que se tornou referência como metodologia de produção de conteúdos audiovisuais locais e de promoção dos direitos das juventudes na América Latina, o projeto Rede Jovem de Cidadania. Ministrou oficinas em programas da Fundação Municipal de Cultura/SMAAS de Belo Horizonte. Montador, roteirista e diretor de cinema e televisão.

Artigos e produções acadêmicashttps://ufsb.academia.edu/bernardbelisario


Dr. Celso Francisco Gayoso / CPF
celso.gayoso@gmail.com


Dra. Cinara de Araújo Soares / CSC
cinaradearaujo@gmail.com


Clarissa Site CFArtes

Ms. Clarissa Santos Silva / CSC
clarissabog@gmail.com

Clarissa desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de Artes Visuais, Formação de Professores e Ensino de Arte. Possui Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais. É Especialista em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Bacharela em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande e Licenciada em Artes Visuais pelo Claretiano - Centro Universitário. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão - CNPq/UDESC e Editora Assistente da Revista Educação, Artes e Inclusão. Ainda, atua no Projeto de Pesquisa Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG) e na Red Latinoamericana de Investigadores sobre Formación de Profesores de Artes (Red LAIFOPA).  Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro), atuando como Vice-coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias (CSC/Porto Seguro).


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Dra. Cristiane da Silveira Lima / CSC
crislima1@gmail.com

Cristiane da Silveira Lima - Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, com a pesquisa Música em cena: à escuta do documentário brasileiro. Por meio do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES), realizou estágio doutoral no Départment d'Histoire de l'Art et d'Études Cinématographiques, da Université de Montréal (Canadá), no âmbito do laboratório de pesquisa La Création Sonore - Cinéma, Arts Médiatiques et Arts du Son, do qual hoje integra o comitê científico. É radialista, com formação complementar livre em Música pela Fundação de Educação Artística. Atuou como intérprete em diferentes projetos de música popular, entre eles, o grupo Serelepe (projeto de extensão do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG), dedicado à canção infantil, com o qual se apresentou em diversas cidades no Brasil e na América Latina. É pesquisadora da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual e coordenadora o projeto de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual (CFA/UFSB). É vice-coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Artes (Campus Sosígenes Costa - UFSB).


Dr. Daniel Fils Puig / CJA
danielpuig@me.com


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Dra. Eloisa Leite Domenici / CSC
domeniceloisa@gmail.com

Sou artista da Dança, pesquisadora e docente das artes do corpo. Graduada no curso de Dança da UNICAMP (Campinas, 1991), meu interesse desde aquela época se direcionou para a dança experimental e para as corporalidades das danças populares brasileiras, a partir da pesquisa de metáforas corporais como forma de reinvenção dessas corporalidades no corpo que dança. Andei por muitos interiores convivendo com mestres e mestras e desenvolvi projetos diversos, espetáculos e cursos a partir dessa investigação. Acredito profundamente na riqueza estética e ética das manifestações populares brasileiras. Meu projeto de Doutorado no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (São Paulo, 2004) centrou-se nas metáforas das brincadeiras populares e suas cadeias de sentidos, destacando os processos corporificados de significação e suas potências para a criação cênica. Ingressei como docente na Escola de Dança da UFBA em 2004. Na Bahia convivi com mestres e mestras do samba de roda no litoral norte e no recôncavo. Nesse período conheci o projeto da Universidade Nova, de Naomar Almeida e tive a oportunidade de participar da fundação do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA, o primeiro no Brasil, curso que coordenei até formar as primeiras turmas. Mais tarde, conheci o projeto da UFSB e novamente aceitei o desafio e a oportunidade de realizar o projeto de uma universidade popular, mais próxima da concepção anisiana. Sou docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, desde 2009, e membro da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas.



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Dra. Evani Tavares Lima
/ CJA

evanilima@ufsb.edu.br

Evani Tavares é atriz, formada pela Escola de Teatro da UFBA, tendo atuado com diretores como Cacá Carvalho, Francisco Medeiros, Gabriel Vilela e Ewald Hackler. Doutora em Artes pela UNICAMP  e Mestre em Artes Cênicas pela UFBA. Atualmente, realiza Pós-doutorado em Artes Cênicas junto ao PPGAC – UFBA. Ao longo de sua trajetória como artista e pesquisadora tem se debruçado sobre as  possibilidades de inserção de elementos da cultura negra no teatro, tendo produzido vários escritos em torno da temática negra no teatro e suas possibilidades estéticas. É autora do livro Capoeira Angola como treinamento para o ator. Tendo se constituído por isso, uma das principais especialistas (de sua geração) em estudos da performance artística negra e teatro negro no Brasil. Dentre os cursos criados estão: Poética negra em Cena – curso teórico prático de estudo das proposições políticas e estéticas do teatro negro; Capoeira angola como treinamento para o ator – uma proposta de aplicação de elementos da capoeira angola como perspectiva para o trabalho de composição e aprimoramento do ator; Pesquisa em elementos da performance artística negra – um curso teórico-prático com proposta de construção de processo criativo a partir de elementos da performance artística negra, e teatro negro como uma experiência poscolonial.


Dra. Fabiana de Lima Peixoto / CJA
fabianalimaufsb@gmail.com


Dr. Fábio Nieto Lopez / CJA
fabionieto@gmail.com


Dra. Fernanda Luzia Lunkes / CJA
flunkes@gmail.com


Ms. Gessé Almeida Araújo / CPF
gessiempre@gmail.com


Dr. Hamilton Richard dos Santos / CSC
prof.richardsantos@gmail.com


Ms. Joana Brandão Tavares / CPF
joanabrandao@hotmail.com


Foto Joel
Dr. Joel Pereira Felipe / CJA
joel.felipe@ufsb.edu.br

Nasceu em 1963. É arquiteto e urbanista formado em 1988 pela Universidade Mackenzie. É Mestre (1997) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2004) pela Universidade de São Paulo. Iniciou a carreira docente no ensino superior em 1995, tendo ministrado aulas na Universidade de Taubaté e UNAR. Em março/2007 ingressou no serviço público federal como professor doutor no ensino superior, se tornando professor adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS - UFABC). Na UFABC ocupou, além da docência, os cargos de prefeito universitário e coordenador das obras do Câmpus de Santo André (2006-2010). Ocupou, de janeiro/2011 a fevereiro/2014, o cargo de Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC. A partir de julho de 2014 transferiu-se para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na UFSB ocupou o cargo de Pró-reitor de Sustentabilidade e Integração Social de agosto/2014 a fevereiro/2017. Antes de se dedicar à carreira acadêmica, teve intensa atividade profissional em um escritório de arquitetura que prestava assessoria a movimentos populares (AD - Ação Direta) e, posteriormente na Prefeitura de Santo André (2000 - 2005) atuando como Diretor de Desenvolvimento Urbano. Tem experiência profissional na área de planejamento urbano e ambiental, projetos e fiscalização de obras urbanísticas e de edificações (habitação e campus universitário). Na UFSB tem-se dedicado ao ensino da graduação especialmente nos quadrimestres iniciais nos Componentes Curriculares relacionados à Matemática e Artes e também é colaborador na Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade.


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Dra. Juliana Coelho Gontijo / CSC
julianagontijo@ufsb.edu.br

Pesquisadora, docente e curadora independente. Doutora em História e Teoria das Artes pela Universidad de Buenos Aires. É especialista em Linguagens Artísticas Combinadas pela Universidad Nacional de las Artes (Buenos Aires), graduada em Estudos Cinematográficos pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris) e em História da Arte e Arqueologia pela Université Le Mirail (Toulouse, França). Coordenou exposições na Fundación PROA (Buenos Aires) e na FUNCEB (Buenos Aires), além de projetos independentes na Argentina e Brasil, como a residência artística Arte in loco (Buenos Aires - Rio de Janeiro, prêmio Rede Nacional Funarte 2009). É autora do livro Distopias tecnológicas (Ed. Circuito, 2014 / Prêmio Funarte Bolsa de Estímulo à Produção Crítica). É editora de Ediciones Portunhol, projeto de publicações independentes com artistas e autores latino-americanos lançado em 2017 pela Casa Tomada. Entre as curadorias realizadas, destacam-se: Dura lex sed lex, selecionada para integrar a BienalSur (Centro Cultural Parque de España, Rosario, Argentina, 2017 / co-curadoria Raphael Fonseca), Território, Povoação (Prêmio C.LAB, Blau Projects, São Paulo, 2016 / co-curadoria Gabriel Bogossian), ALTERMÁQUINA (Instituto Di Tella, Buenos Aires, 2015) e Instabilidade estável (Prêmio Temporada de Projetos, Paço das Artes, São Paulo, 2014). Ao lado de Juliana Caffé, é curadora e coordenadora de Conversas em Gondwana, plataforma de pesquisa e atuação em arte que envolve América do Sul e África. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia.


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Dra. Lara Machado / CSC
machadomachadolara@gmail.com

LARA RODRIGUES MACHADO Professora Associada do Centro de Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Dança da UFBA. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Possui Graduação em Dança (1994), Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - SP (UNICAMP). Líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Corpo e Ancestralidade UFBA e do Grupo de Pesquisa em Dança Cultura e Contemporaneidade (UFBA). Participa do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares- (UFAL). Mestra de Capoeira e Presidente da ASSOCIAÇÃO ARTEIROS NA DANÇA, PONTO DE CULTURA DO MINISTÉRIO DA CULTURA DO BRASIL. Foi professora do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP (2000 / 2009), Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos Cursos de Licenciatura em Dança e Teatro - UFRN (2009 à 2012) e Professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (2013-2017). Coordenadora do Colegiado dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UFBA (2015 / 2016). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução da Dança. Atua principalmente nos seguintes temas: dança, cultura, sociedade, arte e capoeira. Recebeu prêmios de Mérito Profissional e Acadêmico de Âmbito Nacional e Internacional, como o DIPLOMA MÉRITO ZUMBI DOS PALMARES da Câmarada Municipal de Campinas-SP nos termos do Decreto Legislativo 1371 (2000); PRÊMIO MOINHO SANTISTA JUVENTUDE na área de Dança da FUNDAÇÃO BUNGE (2003); DIPLOMA concedido ao Ponto de Cultura Arteiros na Dança pela REDE INOVACIONES EDUCATIVAS PARA AMÉRICA Y EL CARIBE - ESCRITÓRIO DE EDUCAÇÃO DA UNESCO (2004) e Primeiro Lugar no FESTIVAL MUNDIAL DE ARTES MARCIAIS - CHUNGJ - KOREA - ÁSIA (2004).


Dra. Laura Castro  / CPF
lauracastro.ar@gmail.com



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Dr. Leonardo da Silva Souza
 / CSC

quilombo@gmail.com

Leonardo se dedica ao ensino, à pesquisa e à experimentação no campo das artes. Doutor em Poéticas Tecnológicas (EBA-UFMG), mestre em Arte & Tecnologia da Imagem (EBA-UFMG), bacharel em Ciência da Computação (DCC-UFMG), tem formação complementar em Artes Cênicas e Cinema com Licenciatura em Artes. Desde 2006, atua na direção de audiovisual para teatro e performances, em cinema e em arte contemporânea com dispositivos computacionais, tendo desenvolvido pesquisas e tecnologias para a experimentação em Arte. Na sua experiência docente, lecionou e coordenou cursos na Kabum, onde foi professor-fundador da primeira escola de Arte e Tecnologia de Belo Horizonte, e também foi coordenador técnico do Laboratório de Artes Digitais 1maginári0 da EBA UFMG, onde ministrou videomapping. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia.


nos estudios do iart

Dr. Marcelo Wasem / CSC
amiantus@gmail.com

Nasceu em Criciúma (SC). Morou em Florianópolis (SC), Bilbao (País Basco) e Rio de Janeiro (RJ). Vive e trabalha em Porto Seguro (BA). Artista visual, músico e pesquisador em poéticas colaborativas, artes no espaço público, rádio-arte e práticas artísticas com foco na alteridade. Participou de projetos de arte no Museu da Maré (Ondas Radiofônicas: processos colaborativos em arte pública e sonora) e Circuito Interações Estéticas (Rádio Interofônica) em 4 capitais do país. Em 2016 participou da obra-restaurante Restauro, para 32a. Bienal de Arte de São Paulo. Foi coordenador da Sala Futura Maré, articulando o acervo do canal com as demandas dos moradores do Complexo da Maré. Foi professor efetivo, durante 4 anos, no Instituto de Artes (UERJ), onde coordenou o projeto de extensão “Arte Colaborativa, Sonoridades e Biopolítica” e o Lab. S.O.N.A.R.. Atualmente é professor no curso SIM – Som, Imagem, Movimento, pesquisando e trocando saberes nas áreas das artes sonoras, espaciais, gráficas em diálogo com o contexto regional.


Dr. Martin Domecq / CSC
martin.ufsb@gmail.com


Ms. Rafael Alexandre Gomes dos Prazeres / CPF
rafaeldosprazeres@gmail.com


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Dra. Rosângela Pereira de Tugny / CSC
rtugny@gmail.com

Nasci em Goiânia e comecei minha juventude fascinada pela música e pelo ofício do pianista. Cursei graduação em piano na UFMG e passei alguns anos na França estudando piano, música de câmera, acompanhando no cravo a produção de óperas barrocas  e ouvindo os conjuntos de música contemporânea que se apresentavam em Paris. Com uma bolsa da Capes e posteriormente da Paul Sacher Stiftung, me dediquei alguns anos a contemplar obras de obras dos compositores John Cage, Karlheinz Stockhausen e Pierre Boulez e outras desta geração. Tinha muito interesse em esmiuçar os processos criativos destes compositores, sobretudo quando fizeram uma interessante passagem, com o final da segunda guerra mundial, de uma música cuja forma de compor era extremamente controlada, para outra, que interpelava os intérpretes a agirem na modificação do resultado sonoro no momento da performance. Estes estudos se transformaram numa tese de doutorado. Já no final deste período, lia muito as cartas de compositores com musicólogos e me interessei especialmente pelas cartes de Pierre Boulez com um grande estudioso das músicas africanas, André Schaeffner. Descobri o quanto o estudo dos instrumentos musicais não temperados e das sociedades que os fazem vibrar desvela sentidos profundos para a escuta e realização da música. Me interessei pelo quanto o ambiente da música dita “erudita” vive sobre a ilusão de uma autonomia da obra de arte, indo buscar o sagrado, o mágico e o mítico nas culturas não ocidentais, que são ao mesmo tempo as culturas de povos subalternizados na história geopolítica do planeta. Esta necessidade que se realizava no que me parecia uma nova forma de “comércio de especiarias”, a meu ver prossegue, sem muita reflexão, entre artistas contemporâneos. Passei a me encantar com o universo dos cantos dos povos indígenas e tenho buscado cada vez mais me aproximar dele. Conheci em 2000 alguns cantores que fazem parte dos povos Tikmu’un, que vivem ao nordeste do estado de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. Desde então trabalhamos juntos, na gravação de noites inteiras de rituais, na edição, transcrição e tradução de seus repertórios míticos, musicais. Como entre eles os muitos anciãos, anciãs e jovens são simplesmente geniais, meu trabalho passou a ser o de acompanhá-los nas suas realizações. Seus filmes e seus desenhos têm encantado o mundo do cinema e seus cantos têm trazido para perto deles cada vez mais pesquisadores e ouvintes interessados. Fui por 16 anos professora na Universidade Federal de Minas Gerais, onde tive grandes e belas oportunidades de trabalho e realização. Passei a ser pesquisadora do CNPq e a integrar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa. Entre tantas frentes, este Instituto vem experimentando com várias universidades, a potência dos conhecimentos e da pedagogia dos mestres das sociedades tradicionais no Brasil. Participo deste Programa, o “Encontro de saberes” desde seu início. Quando conheci a proposta de criação da UFSB com seu desejo de ser uma universidade mais rica, mais diversa, com políticas firmes de inclusão dos povos que foram forçados à subalternidade nos processos de construção da cidadania no Brasil, decidi experimentar este novo horizonte de trabalho.  O desafio de participar da construção da Universidade Federal do Sul da Bahia, o desejo de conhecer esta região e os protagonistas das comunidades que aqui resistiram me animam imensamente.


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Dr. Sérgio Barbosa de Cerqueda / CSC
sbcerqueda@gmail.com

Sérgio Barbosa de Cerqueda possui Graduação (1987) em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Português/Francês) pela UFRJ; Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Letras e Linguística pela UFBA. Realizou estágio pós-doutoral (10/2012-08/2013, bolsista CAPES) no Institut de la recherche scientifique du Québec (INRS) - Centre Urbanisation, Culture, Société (Québec, Canadá), na área de sociologia da cultura, como pesquisador afiliado à Chaire Fernand-Dumont sur la culture. Tem experiência em Linguagens (Letras e Artes), com ênfase em Estudos Semióticos, Estudos Fílmicos, Avaliação e Práticas de Ensino, Oficinas de Produção Textual, TICs na sala de aula, Literatura Comparada. Atua principalmente nos seguintes temas: culturas e identidades em expressões literárias e cinematográficas nas Américas; o perfil docente (formação, avaliação, uso de tecnologias em sala de aula, interculturalidade). É professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa (CSC, Porto Seguro). Preside a Comissão de Ética da UFSB (mandato 11/2016-10/2019). Atualmente, é Coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias do IHAC-CSC (mandato 10/2017-09/2019).


Dr. Spensy Knittel Pimentel / CSC
spensy.pimentel@gmail.com


Dr. Tássio Ferreira Santana / CJA
tassio.ferreira@yahoo.com.br

Destaques

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