Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Artes do Corpo em Cena
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 15h52 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 17h42 | Acessos: 30149

O curso de graduação Artes do Corpo em Cena oferece uma formação a partir de três eixos de conhecimento interligados — teatro, dança e performance — sustentados por quatro esferas de aprendizagem: a teoria, a técnica, a criação e a vivência. Buscando superar e integrar percursos formativos consolidados, como a formação do ator e do dançarino, o curso aposta em um perfil híbrido que pode oferecer respostas às mudanças da cultura contemporânea. Além disso, o curso oferece um percurso formacional sob bases decoloniais.

CÓDIGO E-MEC: 1446007
MODALIDADE: Presencial
GRAU: Bacharelado
UNIDADE ACADÊMICA: Centro de Formação em Artes e Comunicação
MUNICÍPIO: Porto Seguro/BA
TURNO: Noturno
REGIME LETIVO: Semestral
DURAÇÃO: 3,5 Anos
PADRÃO: 7 Semestres
MÁXIMA: 12 Semestres
CARGA HORÁRIA: 2.805 horas

 


ÁREA DE ATUAÇÃO

O egresso do Bacharelado em Artes do Corpo em Cena poderá atuar como intérprete/performer da cena teatral e coreográfica, artista-pesquisador, e poderá desenvolver e propor suas práticas artísticas em espaços diversos, tais como coletivos artísticos, espaços comunitários, educacionais e de trabalho, assumindo funções diversificadas em torno da cena.


PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do Bacharelado em Artes do Corpo em Cena serão profissionais com domínio técnico e teórico, em diálogo com as configurações da arte contemporânea, e enriquecidos com referenciais simbólicos e estéticos do legado cultural de formas e práticas expressivas das tradições populares, em suas dinâmicas e reinvenções internas. Serão intérpretes-criadores da cena teatral e coreográfica, artistas-pesquisadores e outros partícipes das artes cênicas com potencial para desenvolver/propor suas práticas artísticas em espaços e com funções diversas (coletivos artísticos, espaços comunitários, educacionais e de trabalho). Serão artistas com habilidade para lidar com diferentes contextos da cena.


FORMAS DE INGRESSO NO CURSO

O ingresso no ACC pode ser realizado através de um dos seguintes processos seletivos:

  • SiSU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

CARGA HORÁRIA

TOTAL: 2.805 h

OBRIGATÓRIOS: 1.845 h

  • COMPONENTES CURRICULARES: 1.635 h
  • ATIVIDADES CURRICULARES: 210 h

OPTATIVOS/LIVRES: 600 h

  • GRUPO FORMAÇÃO GERAL: 300 h
  • GRUPO FORMAÇÃO ESPECÍFICA: 300 h

ATIVIDADES DE EXTENSÃO: 300 h

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 60 h


LABORATÓRIOS

LABORATÓRIO CÊNICO E MULTIMÍDIA - O Laboratório Cênico e Multimídia (LCM) pretende oferecer a infraestrutura laboratorial para projetos relacionados a tecnologias contemporâneas, tais como: iluminação cênica interativa, videodança, performance audiovisual, investigações sobre o corpo, a câmera e o espaço, espacialização sonora e dança, dramaturgias expandidas e audiovisuais, videomapping, experimentações com o corpo e sensores de movimento, entre outras de mesma natureza. Estatuto do LCM.

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CORPORAIS - O Laboratório de Práticas Corporais (LPC) é um Laboratório de pesquisa e ensino previsto, com piso adequado para práticas corporais, isolamento acústico, com dimensão propícia para a criação coletiva no âmbito das artes da cena e espaço próprio para apresentações artísticas públicas. Sua estutura privilegia a pesquisa e a práxis aprofundada em torno do corpo como fundamento e produtor de conhecimentos. Estatuto do LPC.

 

           

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página