Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 16h55 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 19h56 | Acessos: 5531

Mestrado Acadêmico em Artes

O Programa de Pós-Graduação em Artes stricto sensu da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPG-Artes/UFSB) está organizado na forma de Mestrado Acadêmico e visa proporcionar formação acadêmica de excelência a portadoras/es de título de nível superior, capacitando-as/os para a pesquisa, para a docência e para ações relacionadas às práticas artísticas; aprimorando seus conhecimentos teóricos, imprescindíveis à execução de atividades artísticas e científicas, e desenvolvendo o espírito crítico e o rigor na preparação cuidadosa de estudos, análises, interações, intervenções e publicações científicas, incluindo a redação de dissertações. Com área de concentração em ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM ARTES, e três Linhas de Pesquisa – Dramaturgias do Corpo e da Cena, Pedagogias das Artes, e Processos Artísticos e Comunidades – e contando com um corpo docente jovem, engajado, dinâmico e comprometido com o incentivo às ações culturais e pesquisas artísticas na região, o curso vem atender ao fortalecimento da Educação Básica, da Cultura e do Desenvolvimento Regional, ampliando as ações já iniciadas pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB.

 

CÓDIGO CAPES: 29007003009M1
ÁREA BÁSICA: ARTES (80300006)
NÍVEL: Mestrado
MODALIDADE: Presencial
UNIDADE ACADÊMICA: Centro de Formação em Artes e Comunicação
MUNICÍPIO: Porto Seguro/BA
TURNO: Vespertino
REGIME LETIVO: Modular / Semestral
DURAÇÃO: 2 Anos
MÍNIMA: 2 Semestres
MÁXIMA: 5 Semestres
CRÉDITOS DISCIPLINAS: 20 Créditos / 300h
SELEÇÃO DE INGRESSO: Anual
VAGAS POR SELEÇÃO: 20
CONCEITO/NOTA CTC-ES: A

 


FORMA DE INGRESSO NO CURSO

Edital 01/2024 - Processo seletivo de discente regular para preenchimento de vagas do Programa de Pós-graduação em Artes, curso de Mestrado Acadêmico, para ingresso no ano letivo de 2024.


CARGA HORÁRIA E CREDITAÇÃO

TOTAL: 30 CRÉDITOS

COMPONENTES CURRICULARES: 20 CRÉDITOS / 300 h

  • OBRIGATÓRIOS: 6 CRÉDITOS / 90 h
  • OPTATIVOS: 14 CRÉDITOS / 210 h

ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS: 10 CRÉDITOS

  • ATIVIDADES AUTÔNOMAS COMPLEMENTARES: 4 CRÉDITOS / 60 h
  • ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO: 3 CRÉDITOS / 45 h
  • ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO: 3 CRÉDITOS / 45 h
  • EXAME DE QUALIFICAÇÃO
  • DEFESA DE DISSERTAÇÃO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM ARTES - Os Estudos Contemporâneos em Artes concentram seu interesse nos processos e nas produções artísticas radicados na diversidade estética e epistêmica que constituem a experiência artística na contemporaneidade. Por meio de perspectivas provenientes de diferentes campos e fronteiras das Artes, busca-se enriquecer e reformular as abordagens sobre processos artísticos, em suas singularidades e complexidades. A partir da reflexão crítica e teórica sobre os modos de criação, circulação e partilha no campo das Artes, pretende-se desenvolver novas formas de produção de conhecimento capazes de estabelecer conexões e diálogos entre variadas matrizes estéticas, territorialidades e tradicionalidades, expandindo assim os horizontes poéticos, conceituais e metodológicos do campo de pesquisa e da formação do pesquisador em Artes.

OBRIGATÓRIOS CRÉDITOS CH
ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM ARTES 3 45
SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA E PESQUISA EM ARTES 3 45

LINHAS DE PESQUISA

DRAMATURGIAS DO CORPO E DA CENA - A linha de pesquisa se concentra nos estudos das dramaturgias expandidas do corpo e da cena, suas formas, tessituras, vivências e práticas artísticas. Dedica-se às artes da cena, aos códigos performáticos e às teatralidades cotidianas, em diálogo com matrizes estéticas não-eurocêntricas. Tendo a genealogia da cena contemporânea como vetor, a linha reúne pesquisas que concebem as corporalidades em suas epistemologias próprias e suas marcas sociais, alimentando a rede criativa em torno da dança, do teatro, da performance e das expressões populares.

OPTATIVOS DA LINHA CRÉDITOS CH
DRAMATURGIAS DO CORPO E DA CENA 3 45
SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA E PESQUISA EM DRAMATURGIAS DO CORPO E DA CENA 2 30
POÉTICAS DO CORPO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS 3 45
ESTUDOS DA PERFORMANCE E VISUALIDADES DA CENA E DO CORPO 3 45

PEDAGOGIAS DAS ARTES - A linha abrange pesquisas em torno das Artes e suas Pedagogias em diversos contextos culturais. Parte do interesse pelas subjetividades políticas, poéticas e estéticas contra-hegemônicas, dialogando com projetos que abordam ações culturais, processos de ensino e aprendizagem e práticas artísticas em contextos educacionais formais e não-formais. A linha pretende contribuir para o enriquecimento dos repertórios poéticos e formar pesquisadores/as que partilhem experiências diversificadas no campo da Educação e das Artes.

OPTATIVOS DA LINHA CRÉDITOS CH
PEDAGOGIAS DAS ARTES 3 45
SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA E PESQUISA EM PEDAGOGIAS DAS ARTES 2 30
ATELIÊ SABERES TRADICIONAIS, TERRITÓRIOS E EDUCAÇÃO 3 45
AÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL: PERCURSOS FORMATIVOS 3 45

PROCESSOS ARTÍSTICOS E COMUNIDADES - A linha se concentra nos estudos das materialidades e das práticas artísticas realizadas em comunidades. Por meio da abordagem da dimensão sensível de obras, objetos, gestos e eventos que mobilizam a participação comunitária, busca-se investigar os modos como a estética pode ensejar a própria comunidade como potência – como campo de invenções, de partilha e de disputas. A ênfase nas artes ameríndias, afro-diaspóricas e de coletivos das periferias, e a interface com outros campos acadêmicos tais como a Antropologia, a Comunicação e a Literatura, buscam ampliar os horizontes teórico-conceituais da área de formação do pesquisador em Artes.

OPTATIVOS DA LINHA CRÉDITOS CH
PROCESSOS ARTÍSTICOS E COMUNIDADES 3 45
SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA E PESQUISA EM PROCESSOS ARTÍSTICOS E COMUNIDADES 2 30
ARTES, O COMUM E COMUNIDADES 3 45
DIVERSIDADE EPISTÊMICA E PESQUISA EM ARTES 3 45

PERFIL DO EGRESSO E COMPETÊNCIAS

Objetiva-se que a/o egressa/o do PPG-Artes/UFSB consolide os conhecimentos necessários à formação do pensamento crítico, por meio de pesquisas e reflexões de excelência no campo dos Estudos Contemporâneos em Artes. Sobretudo, pretende-se formar profissionais em Artes que qualifiquem a pesquisa, o ensino e a extensão nas suas instâncias teóricas, artísticas e culturais. O Programa buscará, por meio de seus percursos formativos, preparar a/o estudante para:

  1. Inserir-se de forma crítica, autônoma e qualificada nos debates acadêmicos em constante atualização dos Estudos Contemporâneos em Artes;
  2. Articular diferentes matrizes teóricas, abordagens metodológicas, conceitos, práticas e referenciais artísticos;
  3. Contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira com base no reconhecimento da sua multiplicidade cultural, étnica, de gênero, sexual, poética e linguística;
  4. Colaborar para o aprofundamento e expansão da área de Artes, especialmente no âmbito acadêmico;
  5. Desenvolver métodos interdisciplinares de pesquisa em Artes atentos à complexidade dos fenômenos artísticos contemporâneos e comprometidos com as práticas das coletividades, extrapolando-se o âmbito de projetos individuais.

Fim do conteúdo da página