UFSB recebe projeto “Laiô – Eu sou daqui! Diálogos sobre música, identidades e território”

No último dia 11 de junho, o Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi palco do projeto de extensão “Laiô – Eu sou daqui! Diálogos sobre música, identidades e território”, uma ação cultural, educativa e formativa que reuniu cerca de 80 estudantes e artistas da região.
A atividade teve como destaque um pocket show e vivência artístico-pedagógica com a cantora e compositora Laiô, organizada pelos componentes curriculares “Gênero, Sexualidade e Identidades” e “Arte e Território”, ministrados pelos professores Fabiana Costa e Fernando Leão.
Durante o encontro, Laiô compartilhou sua trajetória artística no litoral sul da Bahia e os desafios enfrentados ao longo de mais de 20 anos de carreira como cantora, compositora e produtora cultural. Em um relato sensível, destacou a importância da arte e da música na construção das identidades e no fortalecimento do sentimento de pertencimento ao território.
“Realizar o ‘Eu sou daqui! Diálogos sobre música, identidades e território’ foi de extrema importância para mim enquanto artista. Significa um marco de reconhecimento e conexão com o território que molda quem eu sou como um todo. Ao compartilhar minha história, minha música e minhas vivências como mulher preta, lésbica e
artista do interior da Bahia com os estudantes da UFSB, pude afirmar a potência de existir e criar a partir do meu lugar. Foi um momento de escuta ativa, troca afetiva e valorização da cultura local. Ver minha voz ecoar nesse espaço foi mais do que uma apresentação: foi um ato de resistência, pertencimento e construção de caminhos para que mais artistas como eu, possam ocupar espaços de diálogo e reconhecimento. É nisso que acredito”, afirmou Laiô.
O projeto surgiu a partir da percepção da própria artista sobre a escassez de espaços de escuta e valorização da arte local, especialmente entre o público jovem. Diante desse cenário, Laiô idealizou uma proposta que conecta sua trajetória com as instituições educacionais, promovendo a formação de público, o reconhecimento das identidades culturais locais e o fortalecimento da cena artística do território.
A realização do projeto na UFSB representou um passo importante nessecaminho. Ao aproximar a universidade da cena musical regional, a atividade reforçou o papel da instituição como espaço estratégico de formação cultural, ampliando o entendimento sobre a importância de reconhecer e valorizar as vozes artísticas do território.


“Laiô – Eu sou daqui!” se afirma como uma ação concreta de formação de público para a música produzida em Ilhéus, essencial para a sustentabilidade da arte local e a construção de uma identidade coletiva forte, representativa e engajada com a cultura da região sul da Bahia.

Textos encaminhado pela professora Fabiana Costa e professor Fernando Leão. Imagens: Carol Coelho.
Redes Sociais