Página inicial > Notícias > Seminário na Andifes debateu a aprendizagem no ensino superior brasileiro e a curricularização da extensão

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 11h43 | Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 09h46 | Acessos: 1366

No dia 03 de dezembro de 2019 (terça-feira) aconteceu o seminário Desafios da aprendizagem no ensino superior brasileiro, na sede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professora Joana Angélica Guimarães da Luz, na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico da Andifes, esteve presente no seminário.

Na comitiva da UFSB, além da reitora, participaram das discussões a coordenadora de Extensão da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis), professora Alessandra Mello Simões Paiva, a pró-reitora de Gestão Acadêmica (Progeac), professora Janaina Losada, e o coordenador de Graduação da Progeac, professor Fábio Espírito Santo.

O evento foi uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico, Educação a Distância e Avaliação, do Colégio de Pró-reitores de Extensão das IFES (COEX) e do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD).WhatsApp Image 2019 12 17 at 09.41.59

Coordenado pela reitora da UFSB, o seminário debateu temas como educação à distância (EAD), curricularização da extensão universitária, e metodologias de ensino-aprendizagem.

No dia 06 de dezembro de 2019 (sexta-feira) a superintendente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aninês Souza, realizou uma visita técnica de um dia na UFSB com os representantes do ensino, extensão e demais sistemas da UFSB para mostrar como foi a implementação da creditação da extensão na UFRJ. Atualmente, a UFRJ é a única brasileira a ter quase 100% dos seus cursos com todas as fases concluídas para a creditação da extensão.

Segundo a coordenadora de extensão, a professora Alessandra Simões: “A visita foi muito proveitosa porque podemos aprender com o processo da UFRJ como implementar a creditação de uma forma simples, aprendendo com os erros e acertos em que a UFRJ passou por várias etapas e cometeu vários erros e chegou a um sistema bastante simples de implementar a creditação. A visita foi fundamental para adiantarmos o nosso processo de estudo para fazer a creditação”.

WhatsApp Image 2019 12 17 at 09.41.59 1

Há um diálogo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para organizar um encontro com as universidades que utilizam o SIGAA para poder criar um fórum de debate de como fazer a creditação no sistema proporcionando conexão entre os módulos de extensão e ensino e todos conjuntamente, já que a UFRN é detentora do sistema e ver se consegue realizar o evento no início do ano de 2020 que será muito importante para adiantar os processos para implementar a creditação da extensão universitária.

WhatsApp Image 2019 12 17 at 09.41.59 2

registrado em: ,