Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Reunião aborda os desafios e oportunidades para a promoção do Meio Ambiente no município de Itabuna
Início do conteúdo da página

Reunião aborda os desafios e oportunidades para a promoção do Meio Ambiente no município de Itabuna

Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 17h54 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 10h24 | Acessos: 1527

Reunião aborda os desafios e oportunidades para a promoção do Meio Ambiente no município de Itabuna

Foi realizada, no dia 19 de fevereiro, reunião com representantes do Programa de Extensão “Juntos pelo Rio Cachoeira”, registrado na Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFSB (PROEX), e a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, para se discutir potenciais ações de desenvolvimento e proteção ao meio ambiente na região.

A reunião aconteceu via videoconferência e contou com a participação de representantes das instituições que fazem parte do Programa “Juntos pelo Rio Cachoeira”, o Vice-Reitor da UESC, Maurício Moreau, Edimar Margotto (MESB), Waleska Viana (Instituto Viverde), Alfredo Melo (Emasa), Alana Couto e Calin Bahia (Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna) e Thiago Guedes (Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna). Da UFSB, participaram a Coordenadora do Programa, Valerie Nicollier e Luciana Rosa Batista, Secretária Executiva da PROEX/UFSB.

Na oportunidade, Thiago Guedes apresentou o plano geral da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, destacando as ações em andamento da Diretoria de Meio Ambiente, por meio dos Departamentos de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Projetos Socioambientais. “Estamos pensando neste planejamento de forma ampla com ações de curto, médio e longo prazo, e temos como prioridade o foco na apropriada gestão dos resíduos sólidos e para isso já tivemos uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia, com um diálogo em consórcio com outros municípios do Litoral Sul e um outro ponto em planejamento é a criação do Parque da Cidade”.

Para Maurício Moreau, vice Reitor da UESC, o plano de ação vem ao encontro das pesquisas e projetos desenvolvidos pela universidade, para a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. “Também é função da universidade apoiar a prefeitura de Itabuna em todas as frentes de atuação e queremos desenvolver projetos em parceria com a diretoria de Meio Ambiente em prol da sustentabilidade e recuperação da paisagem urbana e rural”.

De acordo com Edimar Margotto (MESB), o executivo pode realizar ações que promovam de fato o meio ambiente no município: “Temos um grande problema que é o lixão de Itabuna e espero que o projeto de resolução do executivo aconteça em parceria com a sociedade civil, para que os melhores resultados sejam alcançados”. Valerie (UFSB) enfatizou a importância da articulação do poder municipal com a sociedade civil e as universidades, e falou da necessidade de se promover a integração também entre as secretarias municipais, uma vez que o meio ambiente é um tema que diz respeito a todas as áreas da gestão. Enfatizou que a recuperação do rio Cachoeira depende de ações integradas que envolvam poder público em nível municipal, estadual e federal, empresas de saneamento básico, universidades, sociedade civil e comunidade em geral. Além disso, a gestão integrada dos recursos hídricos requer a harmonização das leis municipais que se referem ao Meio Ambiente, Saneamento Básico e Desenvolvimento Urbano.

Durante a reunião, o diretor Thiago Guedes destacou as ações da diretoria de meio ambiente que consistem nas atividades de fiscalização, aplicação de notificações e multas, avaliação dos processos de licenciamento, emissão de pareceres técnicos, resposta às denúncias e notificações, análise para liberação de pedidos de podas e supressão de vegetação natural.

Guedes apresentou ainda o plano estratégico que conta com uma agenda de estudos e ações para a pauta da Gestão dos Resíduos Sólidos, Criação do aplicativo Meio Ambiente, Criação do Programa Lixo Zero, Criação do Plano de Arborização Municipal, Inventário Florestal de Itabuna, Criação do Parque da Cidade, Ativação do Conselho de Meio Ambiente, Elaboração do Plano de Educação Ambiental, Restauração Ecológica da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, Ação de sensibilização na Semana do Meio Ambiente, Dia Mundial da Limpeza, entre outras datas comemorativas, e o Projeto Tour Cultural e Ambiental de Itabuna (passando pelas grandes árvores da cidade, rio cachoeira e locais históricos da cidade).

ReuniaoJuntospeloRioCachoeira

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página