PROGRAMAÇÃO CULTURAL SNCT
PROGRAMAÇÃO CULTURAL SNCT
A Coordenação de Extensão (Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social/PROSIS) divulga a programação cultural organizada para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
ESPETÁCULOS (Campus Jorge Amado/Os espetáculos precedem o evento de abertura da SNCT "Conversa com Carlos Teixeira: Anísio, o Educador e Empreendedor em Família", às 19h)
Terça, dia 22, Auditório da Reitoria, das 18h às 18h15
Coletivo Rouxinol. Espetáculo de contação de históricas com o coletivo que reúne discentes dos cursos de Artes da UFSB, coordenados pela professora Keu Apoema. A proposta do grupo é realizar pesquisas na área de tradições orais, promover propostas formativas e desenvolver performances que circulem dentro e fora da comunidade acadêmica.
Terça, dia 22, Auditório da Reitoria, das 18h15 às 18h30
A Escuta. Performance que experimenta o diálogo entre som, imagem e movimento a partir de projeções de obras de Rubem Valentim, Abdias Nascimento e Maria Lidia Magliani. Improvisação em tempo real de acordo com as interações e relações que surgem, sem acordos ou ensaios prévios. Com os artistas Ícaro Ribeiro, Izadora Guedes e Railda Prudente.
Quarta, dia 23, das 17h às 21:30, Auditório da Reitoria.
Experienciar a África: Conexão Brasil-Moçambique. Roda de conversa e Show. Sob o tema Corpos diaspóricos: Diálogos que conectam África e Brasil, a roda de conversa será com o multi-artista moçambicano Hermínio Nhantumbo e a professora Fabiana Lima, e com mediação das discentes Claudia Rodrigues ou Izadora Guedes. A roda será seguida de show do artista. A programação faz parte do projeto aprovado em 4º lugar no Edital 16/2018 PROSIS – UFSB Lugar de Cultura, da proponente Claudia Rodrigues Santos, discente da LI Artes, e as colaborações de Izadora Guedes (técnica administrativa), Josefa Cerqueira (discente LI Artes), Katlyn Maria (BI Humanidades), Emanuele Carmezina (BI Artes) e Ícaro Ribeiro (EPArtes).
Quinta, dia 24, às 17h às 18h30, hall de entrada do pavilhão de aulas
Apresentação musical com Ize Duque, Jonnie Walker e Aquilino Paiva. Sulbaianos radicados em Itabuna. Idealizadores da Ta Massa Produções, organizam diversos circuitos musicais na cidade Grapiúna, como as edições da Sexta Bakstage no Bosque e o Jardim Elétrico. Também são idealizadores e compositores do projeto Pastilhas. Nessa versão eles apresentam voz-viola de composições próprias e músicas que inspiram a dupla.
EXPOSIÇÕES
De 21 a 25 de outubro, entrada do saguão da Reitoria
Cabeça de bagre: novo cidadão grapiúna. Instalação que retrata o trabalho de arte urbana feito pelos alunos calouros do BI Artes para a criação do personagem que ocupou as ruas de Itabuna com performance, adesivos e lambe-lambe. O trabalho foi resultado do CC Campo das Artes, sob a coordenação da professora Alessandra Simões.
De 21 a 25 de outubro, entrada do saguão da Reitoria
Livro de Artistas. Exposição de livro produzido pelos alunos do CC Poéticas Ameríndias no Brasil: Literatura, Cinema e Grafismo, sob coordenação das professoras Cynthia de Cássia Barra e Alessandra Simões. A experiência partiu da investigação sobre os conceitos de objetos poéticos de aprendizagem e do livro de artista.
OFICINAS DO PROJETO Experienciar a África: Conexão Brasil-Moçambique, com o multi-artista moçambicano Hermínio Nhantumbo (Edital 16/2018 PROSIS – UFSB Lugar de Cultura)
Nhantumbo nasceu em Maputo, Moçambique, e atualmente reside no Brasil. É escultor, bailarino, coreógrafo da Companhia Municipal da Matola, compositor e percussionista. Membro do Núcleo de Arte de Maputo. Tem participado de vários festivais e exposições coletivas e individuais dentro e fora de seu país.
Segunda, 21/10/19
Horário: 14h às 21:30 h
Local: Cuni de Itabuna
Atividade: Oficina de musicalidades Vacocwane (Meus avós)
Terça, 22/10/19
Horário: 08 às 11:30 h
Local: Sala das Artes (campus Jorge Amado)
Atividade: Oficina de Dança Xiluva Chalirandzo (A flor do Amor)
Terça, 22/10/19
Horário: 14h às 17:30 h
Local: Refeitório (campus Jorge Amado)
Atividade: Oficina de Esculturas Midzelekane (Caminhos)
Redes Sociais