"Dorinateca na UFSB": ampliando acesso ao conhecimento para estudantes cegos e com baixa visão
O projeto de extensão "Dorinateca na UFSB" é uma iniciativa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) que busca criar significativamente um acervo bibliográfico acessível para estudantes cegos ou com baixa visão.

Alinhado às diretrizes federais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania) e às orientações locais do Setor de Acessibilidade e Inclusão da UFSB, o projeto fundamenta-se na mitigação da carência de atendimento específico a estudantes cegos e com baixa visão na universidade.
Sua metodologia combina aspectos qualitativos e quantitativos, caracterizando uma pesquisa-ação em fluxo contínuo. Mensalmente, em colaboração com o bibliotecário do campus, Lucas Sousa Carvalho, são criteriosamente selecionados três títulos disponíveis na Fundação Dorina Nowill, tanto em formato braille quanto em audiolivro.
Esses materiais são subsequentemente baixados, catalogados no sistema da UFSB e disponibilizados ao público-alvo, garantindo a seleção de materiais relevantes e o enriquecimento constante do acervo, que se torna cada vez mais robusto e confiável.
Coordenado por José Vicente Santos Mendes, o projeto tem como objetivo geral criar continuamente um acervo bibliográfico acessível na biblioteca do CSC/UFSB, oferecendo um instrumental cada vez mais útil para o processo de aquisição de conhecimento de estudantes cegos e com baixa visão da UFSB, IFBA Porto Seguro e CEAME.
Espera-se, com isso, fortalecer o processo de ensino-aprendizagem desses estudantes, disponibilizar material de leitura acessível em audiolivros e braille com temática variada, e constituir um reforço didático-pedagógico que atenda de forma específica às necessidades desse público.
Texto e imagem: Luiz Thiago dos Santos (discente do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades)
Redes Sociais