Página inicial > Notícias > Coordenação de Culturas Populares e Relações Comunitárias - CCP da Pro Reitoria de Extensão e Cultura PROEX da UFSB

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 22h00 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 10h24 | Acessos: 1606

Somos a Coordenação de Culturas Populares e Relações Comunitárias - CCP da Pro Reitoria de Extensão e Cultura PROEX da UFSB.

Desde a sua fundação a UFSB intenciona ser uma universidade territorializada buscando radicalizar políticas de acesso, permanência e popularização da nossa instituição. Sabemos, no entanto, que o processo é longo e cotidianamente as realidades se contrapõem às ideias nos desafiando às muitas etapas que são necessárias na transformação metodológica, filosófica, epistemológica das tradicionais estruturas das Universidades. A CCP também compartilha dessas reflexões e tem como objetivo inicial consolidar a organização e institucionalização da cultura na UFSB sem aliená-la das organizações internas e externas pré-existentes, lançando mão de necessário (re)conhecimento da nossa instituição e do nosso território sul baiano para pensar, dialogar amplamente e propor políticas e planos de culturas na UFSB, além de programas, projetos, ações que digam respeito e interesse a comunidade sul baiana.

A excepcionalidade desse ano nos levou para dentro de nossas casas ampliando distanciamentos e desafios, mas também escancarando as fissuras do modo de produção vigente e nos colocando em ponto irreversível das necessárias transformações que tanto falamos. Afinal, estado de emergência e urgência pela sobrevivência, é tema de vida dos povos originários, das comunidades tradicionais e culturas populares desde os fundamentos da nação Brasil.

A CCP, de maneira remota, - como toda administração da UFSB - está desde abril acompanhando e participando das articulações territoriais acerca das políticas culturais emergenciais para os municípios que compõem a área de abrangência da UFSB. Agentes, gestores/as e produtores/as culturais do litoral sul baiano estão, desde o início da pandemia, mobilizades em fóruns permanentes, conferências populares, nos conselhos municipais e em outros espaços da sociedade civil organizada debatendo, propondo e formulando uma série de documentos como propostas de leis, editais, chamadas públicas, além de planos de ação para setores da cultura.

Essa articulação histórica está acontecendo por todo território brasileiro em um momento peculiar não só pela crise de saúde pública, mas também pelo momento delicado em que as culturas brasileiras estão após a extinção do Ministério da Cultura, resultando inicialmente, na aprovação da Lei Aldir Blanc - primeira lei federal que destina recurso público especifico para agentes e espaços culturais em cada município brasileiro. A aprovação da Lei mostrou o fôlego da mobilização das culturas brasileiras, mas também amplifica a necessidade de articulação dos territórios para garantir a destinação da verba emergencial para as trabalhadoras e trabalhadores da cultura mais atingides pelo estado de pandemia que estamos enfrentando.

A grande força-tarefa mobilizadora e articuladora das culturas nos territórios está em curso, as instituições públicas, sobretudo as de educação, têm o dever de fortalecer apoiar e se colocar como multiplicadoras nesse esforço legitimo e popular na luta pela sobrevivência e soberania cultural, social, ambiental, espiritual de nossos povos e territórios.

Acesse o site http://portalsnc.cultura.gov.br/indicadorescultura/ e veja se o seu município já cadastrou o plano de ação e já está na lista de beneficiários da Lei Aldir Blanc. Se ele já está cadastrado na plataforma, logo deverá publicar chamadas públicas e editais para ações e espaços culturais do seu município.

Editais e Chamadas Públicas já divulgadas na Bahia:

• Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania

• Programa Aldir Blanc Bahia

Coordenação de Culturas Populares e Relações Comunitárias- CCP

Pro Reitoria de Extensão e Cultura- PROEX

Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB

Contato: Ize Duque Magno - Tec. Adm.

73 98191-2983 / ize.duque@gfe.ufsb.edu.br

WhatsApp Image 2020 11 04 at 13.38.09