Seminário Urbanismo na Bahia (urbBA) abre submissões de artigos e pôsteres
Seminário Urbanismo na Bahia (urbBA) abre submissões de artigos e pôsteres
"Instituições de ensino superior no século XXI e impactos nos territórios" é o tema da décima edição do evento organizado pelo Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades (NEIC) da UFSB.
Entre os dias 13 de julho e 16 de agosto, estão abertas as submissões de apresentações (artigos e pôsteres) para os eixos temáticos do Seminário Urbanismo na Bahia (urbBA). O evento tem sua décima edição organizada pelo Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades (NEIC), programa de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Jorge Amado em Itabuna, da Universidade Federal do Sul da Bahia, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Instituto Federal da Bahia – Campus Ilhéus (IFBA).
O urbBA[20] com o tema "Instituições de ensino superior no século XXI e impactos nos territórios" ocorrerá entre os dias 03 e 06 de novembro de 2020. A Comissão Organizadora vem acompanhando e avaliando a evolução das condições sanitária devido à pandemia pelo COVID19, e mais informações sobre o formato do evento serão informadas oportunamente.
A questão da pandemia também estará presente no Seminário, tanto pelo impacto em nosso país e região, quanto pela introdução da questão interdisciplinar, especialmente da área da saúde, em sua relação com as questões urbanas nos Eixos Temáticos do urbBA[20].
Os autores poderão submeter seus trabalhos em formato de artigos científicos ou resumos expandidos, para um dos seis eixos de interesse do evento. A inscrição no urbBA[20] assim como a submissão de artigos e pôsteres é gratuita. A participação dos inscritos na abertura, mesas, eixos temáticos e debates ensejará a emissão de certificados parciais ou integral.
O por quê do Seminário Urbanismo na Bahia
Desde sua primeira edição, em 2011, o evento tem como objetivo geral uma discussão sistematizada, regular e ampla sobre a cidade e o urbanismo na Bahia. Esse campo de conhecimento e de prática é tensionado a partir das possibilidades de constituição do mundo comum, da esfera pública democrática e do espaço público propriamente dito.
Enquanto campo multi e transdisciplinar, é imprescindível incentivar e aprofundar a reflexão sobre as experiências no âmbito do urbanismo da Bahia, como forma de alimentar a constituição teórica do campo e enfrentar questões desafiadoras do contexto contemporâneo. A elaboração, avaliação e crítica de políticas públicas para as cidades, a pandemia do coronavírus e o surgimento/expansão de universidades no Brasil e na região, são alguns dos elementos centrais da questão urbana contemporânea que demandam nossa atenção e urgência e que serão abordados nesta edição do evento.
Edições anteriores
O Seminário Urbanismo na Bahia (urbBA) teve sua primeira edição em 2011 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Salvador) e passou a ser concretizado em outras instituições nos anos pares, como em 2016 na Universidade Estadual de Feira de Santana e, em 2018, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ambas através de seus Colegiados de Direito.
No último evento ocorrido em novembro de 2019 aprovou-se que o urbBA[20] seria realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Datas importantes
Submissões de artigos e pôsteres: 13/julho a 16/agosto/2020.
Avaliação pelo Comitê Científico: 17/agosto a 8/setembro/2020.
Publicação dos artigos aprovados para apresentação e publicação nos anais: 21/setembro/2020.
Submissão dos artigos finais: 22/setembro a 27/setembro/2020.
Apresentação dos eixos temáticos
O ano de 2020 se iniciou com a notícia de um novo vírus que tinha um potencial avassalador sobre as pessoas, os sistemas de saúde e a economia. Tendo sido oficializada a existência da ‘pandemia do novo coronavírus’ (COVID-19 ou CoronaVirus Disease 2019) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em poucas semanas as previsões se cumpriram e vimos no Brasil muitos governos estaduais e municipais desesperados para criar as mínimas condições de controle sobre essa doença.
A precária situação não somente da saúde pública no âmbito dos municípios, mas as próprias condições de nossa urbanização, contava os dias para que a segregação socioespacial, o adensamento das moradias e ausência de saneamento nas favelas, mocambos, palafitas, mostrassem as consequências do que profissionais de várias áreas do conhecimento denunciam como efeitos da desigualdade econômica e concentração de renda.
Paralelamente, nos últimos 20 anos, presenciamos de maneira otimista a expansão do ensino superior no Brasil, caracterizado principalmente pela interiorização e a reserva de vagas para baixa renda, negros e indígenas. A Bahia e os estados da região nordeste, tiveram a oportunidade de receber dezenas de novos campi universitários com a esperança de que eles tivessem também um papel de ‘redenção’ urbana, social e ambiental.
É nesse contexto que o urbBA[20] convida a participação de conferencistas e à apresentação de trabalhos acadêmicos - artigos científicos ou resumos expandidos - que reflitam as questões do urbanismo recortadas por esse cenário, nos seis eixos temáticos do evento: 1) Urbanização enquanto política, 2) Urbanização em processo; 3) Produção contemporânea do espaço, projetos de urbanismo e a (des) construção do comum; 4) Urbanismo e regulação; 5) Campus universitário: impactos urbanos, sociais e ambientais; 6) Interdisciplinaridade na interação universidade-sociedade-cidade.
Mais informações:
Website do urbBA[20]: https://urbba20.wordpress.com/
Contato: secretaria_urbba20@ufsb.edu.br, cientifica_urbba20@ufsb.edu.br.
Facebook: https://www.facebook.com/Semin%C3%A1rio-Urbanismo-na-Bahia-urbb a20-108276680926101/
Instagram: https://www.instagram.com/urbba20/
Redes Sociais