Página inicial > Eventos > CIRCUITO FICC - UFSB DE CULTURA

CIRCUITO FICC - UFSB DE CULTURA

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 12h35 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 16h57 | Acessos: 896

circuito feed 2           Circuito prog espaço feira e palco 2

PROEX lança Circuito FICC-UFSB de Cultura com feiras, oficinas e apresentações culturais

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), lançarão no próximo 16 de junho, o Circuito FICC-UFSB de Cultura. A ação, com programação prevista para o ano de 2023, fruto da parceria entre PROEX e FICC, fruto da cooperação técnica entre universidade e prefeitura comporá o Calendário de Comemorações pelos 10 anos da UFSB, mas também dialoga com a metodologia de elaboração da Politica e Plano de Cultura da UFSB, coordenada pela PROEX.

Circuito espaço qualifica 2

Para o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSB, Prof. Dr. Richard Santos, a ideia do Circuito FICC-UFSB é ser um grande momento pra comunidade cultural da região na revelação de talentos, na consolidação da Ufsb no território e na consolidação das parcerias com os entes públicos locais pensando o fomento da educação, da extensão e cultura. Nesse sentido, o presidente da FICC, Clodoaldo Rebouças, também reforça a importância da formação na área cultural para se construir uma política pública de cultura que atenda a comunidade como um todo: "diante das ações e perspectivas a serem construídas e alcançadas nesse processo de inclusão social e formação, torna-se fundamental em termos de aspirações coletivas, profissionais e sociais, formar e certificar o nosso público alvo. Por isso, formalizamos parceria com esta honrosa e renomada Universidade, localizada no município de Itabuna a fim de proporcionar um ambiente de propagação cultural, informacional e educacional junto à comunidade itabunense”. Dentre as atividades a serem oferecidas pelo circuito estão feiras, oficinas e apresentações culturais.

O projeto consistirá em ocupações periódicas da praça, com feiras e exposições de artes e artesanatos, apresentações, instalações artísticas e diálogos culturais num esforço colaborativo entre a comunidade acadêmica da UFSB, o poder público local e diversas parcerias com a comunidade, a exemplo do Centro Público de Economia Solidária de Itabuna (CESOL- Itabuna). O Circuito também prevê a execução conjunta entre FICC e UFSB de um ciclo de oficinas de gestão e produção cultural.

A primeira ação do Circuito será a Edição Especial em Comemoração aos 10 anos da UFSB, com a ocupação cultural da Praça José Bastos com os Espaços Feira e Palco no dia 16 de junho e realização da 1ª oficina do Ciclo de Oficinas de Gestão e Produção Cultural - Elaboração de Projetos Culturais, ministrada pelos professores Richard Santos e Celso Chico Gayoso, no dia 17 de junho, das 8h00min as 12h00min, no Teatro Municipal Candinha Dória.

As inscrições para expositores/as no Espaço Feira podem ser feitas a partir do link https://forms.gle/WUnRTnyisqQcGdav7  até o dia 11/06.

As inscrições para ouvintes da oficina podem ser feitas pelo link https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml até o dia 17/06. Haverá certificação para participantes da oficina.

Serviço:

O que: Lançamento do Circuito FICC-UFSB de Cultura