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Bacharelado em Oceanologia

Publicado: Miércoles, 28 Febrero 2018 19:03 | Última actualización: Miércoles, 28 Febrero 2018 19:03 | Visto: 42480

Apresentação do Curso

“A Oceanologia é a ciência que se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam e de sua interação com os continentes e com a atmosfera, bem como também no que diz respeito aos processos que atuam nestes ambientes. É uma ciência multi, inter e transdisciplinar, requerendo conhecimento geral e integrado de matérias aparentemente distintas, como biologia, física, geologia, matemática e química.” (AOCEANO – Associação Brasileira de Oceanologia).

Título do profissional

Oceanólogo / oceanógrafo

Área de conhecimento

Ciências exatas e da Terra

Perfil do egresso

O profissional egresso do curso terá condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias na área de Oceanografia e através da solução dos problemas relacionados a esta. Também estará apto a atuar de forma multidisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não renováveis. O perfil buscado na formação do oceanólogo deverá ser o de profissional de visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade.

Áreas de atuação

A oceanologia é subdividida nas vertentes biológica, química, física e geológica, que se inter-relacionam para promover o conhecimento, desenvolvimento, proteção, gestão e exploração de recursos marinhos e oceanos. Os oceanólogos têm atuado como profissionais em órgãos públicos ligados ao meio ambiente; universidades e institutos de pesquisa; empresas privadas que produzem, exploram e administram recursos naturais renováveis ou não; no terceiro setor (Fundações, ONG’s, OSCIP’s, etc.) e como profissional liberal. Além disso, muitos profissionais têm ingressado em várias carreiras por concurso público, como técnico de nível superior das IFES (Instituições federais de ensino superior), analista ambiental (IBAMA, ICMBio), Petrobrás, DNIT, institutos estaduais de meio ambiente e recursos hídricos, dentre outros.

Modalidade

O Bacharelado em Oceanologia da UFSB, seguindo as diretrizes do seu plano orientador institucional, oferece três opções metodológicas aos estudantes no momento da matrícula, segundo o componente curricular: modalidade presencial (aulas, seminários, oficinas etc.), modalidade meta-presencial e aprendizagem auto-programada (Método Keller).

Duração

O curso se estabelecerá em 6 quadrimestres ou 2 anos letivos, podendo se estender até 12 quadrimestres ou 4 anos. A matriz curricular proposta para o curso de segundo ciclo de Oceanologia prevê uma carga horária total de 3960 horas, sendo 1845h em créditos aproveitados do BI em Ciências e 2115 horas em créditos a serem cumpridos no 2o ciclo, o que resulta em um total de superior a carga horária mínima exigida pelo MEC é de 3000 horas (CNE/MEC, 2012). Da carga horária correspondente aos créditos (3600h), 44% são conteúdos de formação básica, 20% de formação geral e 36% de formação profissional.

Turno

Integral (matutino, vespertino, noturno, sábados pela manhã)

Número de vagas

40 vagas anuais

Formas de ingresso

Mobilidade Interna - a partir da conclusão de cursos de 1° ciclo da UFSB (Bacharelado Interdisciplinas, BI, ou Licenciatura Interdisciplinar, LI), sendo que o BI-Ciências, com Área de Concentração em Estudos Ambientais ou Tecnociências, reúnem as condições necessárias à conclusão dos referidos cursos de 2° ciclo no tempo mínimo de 5 anos.

Mobilidade Externa - transferência de estudantes de Bacharelados Interdisciplinares ou similares de outras instituições de ensino superior, de acordo com normatização da UFSB.

Independente da modalidade, o candidato com intenção de ingressar no Bacharelado em Oceanologia deverá estar atento ao edital disponibilizado anualmente pela universidade (http://www.ufsb.edu.br/2017/11/edital-362017-orienta-o-processo-seletivo-para-cursos-de-2o-ciclo/).

Infra-estrutura implantada:

- Biblioteca com obras básicas em oceanologia e ciências afins;

- Acesso virtual ao Portal de Periódico CAPES;

- Laboratórios Interdisciplinares: atendendo aos bacharelados de 20 e 10 ciclos, estes laboratórios abrangem duas áreas satélites de 50 m2 e 3 áreas conjugadas de 17 m2, onde estão instaladas bancadas com energia e gás, em material não poroso e resistente a reagentes corrosivos, pias com torneira para destinação de reagentes e capelas, além de freezers, estufas, autoclave, espectrofotômetro, pHmetro, refrigeradores verticais, estufas, termocicladores, microscópios, lupas, centrífugas, sonda multiparâmetro, estação meteorológica etc.

- Laboratório de Educação Matemática e Modelagem Computacional: com área de 97m2, contém mesas estrelas com tomadas e cadeiras específicas, uma arena central de experimentação de robótica, bancadas móveis para experimentação, armários para guarda de equipamentos, quadro branco, TV, equipamentos multimídia e computadores.

- Laboratório Multiusuário Multimídia: implantado em uma área de15m2, está equipado com diversos equipamentos multimídia. Adicionalmente, os alunos podem ter acesso a notebooks, através do sistema de empréstimo, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC-UFSB).

Infra-estrutura em fase de construção e estruturação (2018-2020):

- Sala de triagem: sala para recepção de material coletado em campo, contando com bancadas, pias e freezers para armazenamento de material perecível.

- Laboratório de química ambiental e oceanografia química – parcialmente instalados, contam hoje com parte da estrutura existente nos laboratórios interdisciplinares.

- Laboratório de modelagem ambiental – Possui equipamentos para aquisição de dados em campo, como sondas multiparâmetro, ecobatímetro, estação meteorológica, correntómetros, entre outros. Contará com estações e trabalho e softwares para aplicação em oceanografia física, entre outras áreas.

- Laboratório multiusuário de sedimentologia, solos e micropaleontologia: Jogos de peneiras e mesa vibratrória para separação granulométrica, sistema de capela para separação mineral por líquidos densos; quarteadores, balanças analíticas, vidraria e reagentes para separação de microfósseis, entre outros.

- Laboratório de geologia: Estará equipado com lupa binocular com sistema de captura de imagens, microscópio petrográfico de luz transmitida com sistema de captura de imagens e estações de trabalho para tratamento e interpretação de imagens geofísicas. Além disso, este laboratório contará com equipamento de coleta e aquisição de dados em campo, como amostradores de sedimentos (dragas Van Veen e testemunhador por gravidade), além de perfilador de subfundo de dupla freqüência.

Além dos laboratórios supracitados, farão parte da estrutura do CFCAm até 2010:

- Laboratório de preparação de amostras biológicas

- Genética e biologia molecular

- Laboratório de zoologia

- Museu de História Natural

Corpo Docente:

Anders Schmidt: dinâmica populacional, ecologia comportamental, fenologia e cronobiologia de invertebrados marinhos (http://lattes.cnpq.br/0407831769304349)

Caio Vinícius Gabrig Turbay Rangel: Petrologia, mineralogia e sedimentologia de carbonatos, sedimentos terrígenos, rochas vulcânicas efusivas e piroclásticas, estratigrafia e mapeamento geológico (http://lattes.cnpq.br/5332804895294756)

Carlos Werner Hackradt: Ecologia de peixes recifais (http://lattes.cnpq.br/3575528688498303)

Catarina Marcolin: ecologia do sistema pelágico (http://lattes.cnpq.br/5754217373165796)

Fabiana Cézar Félix Hackradt: Ecologia marinha com ênfase em peixes recifais, estágios iniciais do ciclo de vida, dinâmica populacional, conectividade marinha, ecologia molecular, manejo pesqueiro (http://lattes.cnpq.br/1938903757821939)

Fabrício Berton Zanchi: Interação Biosfera-atmosfera, ciclo hidrológico, Amazônia, respiração do solo, Biomassa, LAI, balanço de energia, efeito das mudanças climáticas nos ecossistemas, ciclo do carbono e biogeoquímico. (http://lattes.cnpq.br/3073156917526229)

Florisvalda da Silva Santos: Fitopatologia e manejo de doenças fúngicas (http://lattes.cnpq.br/0084129691000396)

Jorge Antônio da Silva Costa:  Sistemática e Filogenia de Plantas, Biogeografia, Etnobotânica e Ecologia de populações e comunidades (http://lattes.cnpq.br/2888323300290914)

Leonardo Evangelista Moraes: Estrutura e Função de Comunidades Marinhas de Peixes, Manejo de Recursos Naturais Marinhos e Bioecologia de Peixes Marinhos em Zonas Costeiras (http://lattes.cnpq.br/8326269321397331)

Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes: Processos estuarinos e costeiros (http://lattes.cnpq.br/8907565424580663)

Colegiado do Curso de Oceanologia:

Coordenador: Prof. Caio Vinicius Turbay Rangel (caio.turbay@ufsb.edu.br)

Vice coordenadora: Profa. Fabiana Félix Hackradt (Fabiana.ufsb@gmail.com)

Membros Representantes dos Blocos/Eixos Temáticos:

Introdução à Oceanografia: Prof. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes
Padrões e Processos: Profa. Catarina da Rocha Marcolin
Sistemas: Prof. Carlos Werner Hackradt
Instrumentalizações: Prof. Fabrício Berton Zanchi
Uso Sustentável: Prof. Leonardo Evangelista Moraes
TCC/Embarque: Prof. Caio Vinicius Turbay Rangel
Projetos Integradores: Profa. Fabiana Cézar Félix Hackradt 

Endereço:

Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB Campus Sosígenes Costa – Instituto de Humanidades Artes e Ciências, BR 367, Km 10 - Rod. Porto Seguro-Eunápolis Caixa Postal 108, Porto Seguro, BA      CEP: 45810-000

Projeto pedagógico: http://www.ufsb.edu.br/wp-content/uploads/2017/04/Projeto-criacao-curso-Oceanologia-UFSB-31_07_17_VF.pdf

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