Rodrigo Antonio Ceschini Sussmann, Possui graduação em Ciências Biológicas (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado e doutorado em Ciências (Biologia da relação patógeno-hospedeiro) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Realizou estágio de pós-doutorado no mesmo Instituto no Departamento de Parasitologia (2018). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) junto ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e ao Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm). Tem experiência na área de Epidemiologia e Bioquímica, com ênfase em Doenças Parasitárias e Química de Macromoléculas. Atua principalmente nos seguintes temas: levantamentos epidemiológicos de enteroparasitas, métodos analíticos para identificação e quantificação de compostos (TLC, HPLC, LC-MS/MS, GC-MS/MS), helmintologia, protozoologia, Plasmodium falciparum, Leishmania sp. e vias metabólicas.
Corpo Docente
CV LattesProfessores colaboradores do Centro de Formação em Ciências Ambientais-CFCAm e áreas de atuação
Professores Vinculados ao Centro de Formação em Ciências Ambientais-CFCAm
Andresa Oliva, Geóloga graduada pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Rio Claro -SP, em 1999. Em 2002 obteve o título de Mestre em Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Rio Claro-SP. Em 2006 obteve o título de Doutora em Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Rio Claro-SP. Dentre os Projetos de Pesquisa destacam-se aqueles voltados para a caracterização geológica-hidrogeológica de aquíferos e para o estudo de áreas impactadas por hidrocarboneto, utilizando levantamento geofísico. Em Projetos de Extensão, atuou particularmente no planejamento, na avaliação de diagnósticos e na investigação em áreas industriais da Petrobras, no mapeamento do lençol freático de microbacias por meio de levantamento geofísico, levantamento geofísico para locação de poços para exploração de água subterrânea, implantação de planos de monitoramento de águas subterrâneas, implementação de novas técnicas geofísicas de campo, interpretação e processamento.
Angelo Teixeira Lemos, Oceanógrafo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com tese de conclusão de curso em Modelagem Numérica da Maré Barotrópica na Costa do Espírito Santo, Mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande, onde foi membro do Programa de Recursos Humanos Número 27 da ANP (PRH-27), com dissertação intitulada de Modelagem Numérica como Ferramenta de Determinação de uma Zona de Exclusão para as Atividades de Exploração e Produção (E&P) de Petróleo na Região do Banco de Abrolhos, Doutor em Oceanografia Ambiental pela UFES, com especialização na área de Oceanografia Física, com a tese intitulada Aspectos Meteo-oceanográficos Associados com a Concentração de Clorofila-a ao longo da Cadeia Vitória-Trindade. Pós-Doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental da UFES, com experiência internacional na Rutgers, The State University of New Jersey (EUA), onde esteve no Grupo de Modelagem Oceânica da Marine and Costal Sciences, e no Shirshov Institute of Oceanology (Moscou, Rússia), onde desenvolveu estudos de modelagem e dispersão de partículas. Atualmente é Professor Efetivo do Magistério Superior em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Centro de Formação em Ciências Ambientais, Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro/Bahia. As principais áreas de atuação são modelagem numérica com os modelos ROMS, OSCAR e STRiPE, dispersão de plumas de rios, modelagem de derramamento de óleo no mar e efeitos sobre zonas costeiras, processos de pequena e meso escala sobre a plataforma continental e análise e interpretação de dados oceanográficos.
Cristiana Barros Nascimento Costa, possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (1998), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2000), mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (2002). e doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Foi professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX- Barreiras (2009) e da Universidade Federal da Bahia - ICADS - Barreiras (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) (2014). Tem experiência na área de Botânica e Ecologia, com ênfase em Morfologia vegetal e Biologia Reprodutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema reprodutivo, serviços ambientais, biologia floral, ecologia da polinização, isolamento reprodutivo e fenologia.
Caio Vinícius Gabrig Turbay, possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em sedimentologia de plataformas carbonáticas e petrologia de carbonatos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Desenvolveu pesquisa no doutorado com petrologia e tectônica de terrenos arqueanos e paleoproterozóicos no Brasil, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente possui vínculo com a Universidade Federal do Sul da Bahia, como professor associado, após 11 anos como professor do Departamento de Geologia da UFES. As áreas de interesse acadêmico permeiam estudos interdisciplinares, geológicos regionais e marinhos envolvendo petrologia, sedimentologia e estratigrafia, utilizando ferramentas como a geologia de campo, o mapeamento geológico, a geoquímica, geoquímica isotópica, a petrografia e a mineralogia por difração de raios-x. Possui experiência no âmbito de empresas privadas com estudos de prospecção e análises sedimentológicas em areias litorâneas para minerais pesados, geofísica marinha rasa, além de estudos petrológicos de vulcanismo em bacias sedimentares. No âmbito acadêmico o foco das pesquisas reside em estudos estratigráficos de horizontes vulcânicos na Antártica, baseados na estratigrafia isotópica e geoquímica, estudos mineralógicos e geoquímicos na foz do Rio Doce, associados ao acidente de Mariana e estudos estratigráficos e estruturais no Grupo Barreiras. Atualmente empreende esforços em divulgação científica e promoção de conteúdo em ciências da Terra através do podcast "Uma Pedra no caminho".
Carlos Werner Hackradt, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2004), fez um curso de especialização em Biologia da Conservação e Gestão da Fauna na Universidade Católica do Paraná (2005), Mestrado em Ecologia e Conservação pela UFPR (2006) e doutorado em Biologia de Peixes (2012) na Universidade de Murcia (Espanha). Meus interesses de pesquisa são conservação de espécies ameaçadas, ecologia de peixes recifais e Áreas Marinhas Protegidas.
Catarina Marcolin, Bióloga pela UFBA, onde também fez mestrado em Ecologia. Doutorado em Oceanografia pela USP, com período sanduíche na Texas A&M University. Se interessa por comunidades planctônicas e as outras partículas que compõem o pelagial marinho e estuarino, incluindo microplásticos. Tem uma forte conexão com a extensão universitária, atuando por meio da plataforma de divulgação científica Bate-Papo com Netuno, cujas discussões oportunizaram os estudos sobre gênero no ambiente acadêmico e iniciaram sua luta por uma sociedade mais inclusiva e justa para as mulheres.Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3701-3772
Link para página do lab virtual: https://ufsb.edu.br/leplad/
Elfany Reis do Nascimento Lopes, Biólogo, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Linha de Pesquisa: Análise, Planejamento e Gestão Ambiental) e Doutor em Ciências Ambientais (Área de Concentração: Diagnóstico, Tratamento e Recuperação Ambiental / Linha de Pesquisa: Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Atua como Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Campus Sosígenes Costa/Porto Seguro, no Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCam) na graduação e Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais. Desenvolve e atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Planejamento e Gestão ambiental, associadas às geotecnologias (SIG, geoprocessamento e sensoriamento remoto), análises multicritérios e instrumentos ambientais para estudos de ecologia da paisagem (fragmentação e dinâmica de uso da terra) e diagnóstico ambientais diversos em áreas de unidades de conservação, bacias hidrográficas e zona costeira. Tem experiência como educador ambiental e em trabalhos técnicos de elaboração de Plano de Manejo e Zoneamento Ecológico-Econômico de Unidades de Conservação e Bacias Hidrográficas.
Fabiana Cézar Félix Hackradt, graduada em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2003, fez mestrado em zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2006) e doutorado (2012) em Biologia de Peixe na Universidade de Murcia (Murcia, Espanha). Meus interesses de pesquisa são a ecologia dos peixes, a dinâmica das populações de peixes, a conservação dos peixes do recife, o manejo do litoral e a ecologia molecular.
Fabrício Berton Zanchi, Doutor em Ecohidrologia pela VU University de Amsterdã-Holanda (2013). No doutorado, estudou a vulnerabilidade da floresta amazônica frente as mudanças climáticas. É Mestre em Micrometeorologia pela Universidade de São Paulo-USP (2004), cujo trabalho foi entender através de modelo analíticos a emissão de carbono pelo solo em florestas na região de Rondônia. Graduado em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2001). Integra 3 grupos de pesquisa. É avaliador ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Além de experiências em orientações de TCCs, monografias, PIBIC's, dissertações de mestrado e Teses de doutorado é também Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais-PPGCTA/UFSB. Atualmente trabalha com disciplinas de modelagem ambiental, Mecânica dos fluidos, Hidrologia e Meteorologia, balanço hidrológico e de carbono. Na pesquisa, atualmente é o coordenador do Laboratório de Hidrometeorologia que são voltadas principalmente nos seguintes temas: efeito das mudanças climáticas nos ecossistemas, gerenciamento ambiental, interação Biosfera-atmosfera, ciclo hidrológico, Amazônia, Mata Atlântica, efluxo de CO2, Biomassa, LAI, balanço de energia, gestão em recursos pesqueiros, ciclo do carbono e biogeoquímicos em bacias hidrográficas e modelagem de RSU.
E-mail: fabricio.berton@ufsb.edu.br

Felipe Micali Nuvoloni, Doutor em Biologia Animal pela UNESP São José do Rio Preto, com período sanduíche na University of Toronto, Toronto Canadá. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de ácaros plantícolas, ecologia de comunidades e manejo integrado. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista -(IBILCE/UNESP) de São José do Rio Preto (2008), e Mestre em Biologia Animal pela mesma instituição, com projeto desenvolvido em parceria com a empresa Michelin em Ituberá-BA (2011). Experiência profissional como docente efetivo na UNIP, e colaborador na UNESP campus São José do Rio Preto e UEPG Ponta Grossa. Desde 2018 atua como professor adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia, campus Sosígenes Costa Porto Seguro, lecionando para os cursos de Ciências Biológicas, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, Oceanologia. e Licenciatura em Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
E-mail: felipe.nuvoloni@ufsb.edu.br

Florisvalda da Silva Santos, Possui graduação em Engenharia agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (1999), mestrado em Agronomia com área de concentração em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002) e doutorado em Agronomia com área de concentração em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2006). Atualmente é professora associada II, com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Dedica-se ao estudo de progresso e manejo de doenças fúngicas de plantas por meio de estratégias que minimizem o impacto negativo da agricultura no ambiente, como o uso de extratos de plantas nativas da flora brasileira com atividade antimicrobiana, o controle biológico de fitopatógenos, e uso de fungos micorrízicos para fins de recuperação de áreas degradadas, dentre outros, possibilitando a exploração sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento de tecnologias e a preservação dos recursos naturais no sistema de produção agrícola.
E-mail: flvsantos@ufsb.edu.br
Gabriela Narezi, Tecnóloga em Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (2008); Doutora em Ciências com ênfase em Ecologia Aplicada pela ESALQ - USP. Foi bolsista do Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (CAPES) e desenvolveu atividades de pesquisa no Institut des Hautes Études sur lAmerique latine - Sorbonne Nouvelle (Paris III), Paris - França. Desenvolveu projeto de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo na área de Ecologia Aplicada. Atualmente é professora efetiva do Centro de Formação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Sul da Bahia do campus de Porto Seguro - BA. Possui experiência e atua principalmente nos seguintes temas: ecologia de agroecossistemas, agroecologia e produção orgânica, segurança alimentar e segurança hídrica em populações rurais e indígenas, áreas naturais protegidas.
E-mail: gabriela.narezi@ufsb.edu.br
Gianfrancisco Schork. Atualmente, é Professor Adjunto A na Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro -, onde atua na área de recursos pesqueiros e integra o Laboratório de Recursos Pesqueiros e Aquicultura - LAPAQ. Graduado em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí, possui Doutorado e Mestrado em Aquicultura na Universidade Federal de Santa Catarina, durante os quais trabalhou com a ictiofauna da região do Alto Rio Uruguai.
E-mail: gianfrancisco.schork@ufsb.edu.br
Gleidson Vieira Marques, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor Associado I do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), do Centro de Formação em Ciências Ambientais do Campus Sosígenes Costa da UFSB (Porto Seguro) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Tem experiência em Agronomia na área de Fisiologia Vegetal, com ênfase em estresse hídrico e salino.
E-mail: gleidson@ufsb.edu.br
Igor Emiliano Gomes Pinheiro, graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2005), mestre em Ecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutor em Oceanografia Biológica pela FURG (2015) com período sanduiche no Department of Applied Ecology da North Carolina State University. Atuou como bolsista de pós-doutorado no programa de pós-graduação em Oceanografia Biológica da FURG (2015-2017) e no programa de pós-graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Formação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas associados a oceanografia biológica e gerenciamento costeiro. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase na Interação entre os organismos marinhos e os parâmetros Ambientais, atuando principalmente em temas relacionados à ecologia marinha, gestão costeira e mergulho científico.
E-mail: igoregp@ufsb.edu.br
Jorge Antonio Silva Costa, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1997), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Atualmente é professor Associado I do Centro de Formação em Ciências Ambientais do Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais da UFSB/IFBA (em Porto Seguro/BA). Líder do Grupo de Pesquisa "Conservação da Biodiversidade Vegetal e Sustentabilidade (CBVS) e do Núcleo de Pesquisa em Conservação da Flora, Biologia Evolutiva e Sustentabilidade (Laboratório ConBioS). Atua na Área de Ciências Ambientais com ênfase em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade. Tem experiência em Sistemática e Filogenia de Plantas, Biogeografia, Etnobotânica e Ecologia de populações e comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Leguminosae, Subfamília Detarioideae, Copaifera, Fitossociologia e Florística, Biossistemática (genética de populações, morfometria e polinização), Plantas e Saberes da Mata Atlântica, Flora da Bahia.
E-mail: jcosta@ufsb.edu.br
Juliana Pereira de Quadros, Bacharel em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Ciências com habilitação em Oceanografia Química e Geológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2005-2007). Doutora em Ciências pelo Programa de Oceanografia Química e Geológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2013-2017). Professora do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) (2018-atual). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleoceanografia, Paleoclimatologia e Mudanças Climáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças climáticas associadas à célula de revolvimento meridional do Atlântico, variabilidade climática em diferentes escalas, geoquímica de carbonatos, produtividade biológica e cenários climáticos na América do Sul e Atlântico Sul. Pesquisadora do Laboratório de Paleoceanografia do Atlântico Sul (LaPAS/IOUSP) (2005-2017). Pesquisadora Associada de projetos da Rede Temática de Micropaleontologia Aplicada à E&P da Petrobras/ANP (2009-2016). Membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia - SBP (2005-atual); Membro da International Nannoplankton Association - INA (2006-atual); Membro da The Micropaleontology Society - TMS (2008-atual)
E-mail: jquadros@ufsb.edu.br
Maiana Azevedo Vasconcelos, Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa (CSC)/Porto Seguro - BA, no Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCam). Engenheira Sanitarista e Ambiental, Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento, Doutoranda em Energia e Ambiente pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve e atua no ensino, pesquisa e extensão na área de qualidade da água, abastecimento e tratamento de água, sistema de esgotamento sanitário, hidráulica e vigilância sanitária.
E-mail: maiana.azevedo@ufsb.edu.br
Orlando Ernesto Jorquera Cortes, atualmente professor e pesquisador da Universidade Federal do Sul da Bahia -UFSB forma parte dos grupos de pesquisa em: Produção Limpa, Gestão e Consumo Sustentável, TECLIM-UFSB (http://dgp.cnpq.br/dgp /espelhogrupo /0548065009381104). Laboratório de Bioenergia e Catalise -LABEC da Universidade Federal da Bahia, UFBA (http://dgp.cnpq.br/dgp /espelhogrupo /9267387319516979). Graduado em Bioquímica pela Universidade do Chile (1992). Pós- graduado em Engenharia Ambiental (1995) da Universidade de Santiago do Chile,com Mestrado em gerenciamento de processos produtivos com ênfases em tecnologias limpas (2005) e Doutorado em Energia e Ambiente (2009), ambos da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Pós-doutorado no programa de Engenharia Industrial (PEI) da Escola Politécnica da UFBA sendo apoiado pelo programa de ciência e tecnologia em infra-estrutura CT-INFRA, projeto 558315/2009-7 - Integração e fortalecimento da infra-estrutura de pesquisa em engenharias, com o projeto " Valorização da biomassa de microalgas ? bioenergia e biorrefinaria". Principais áreas de atuação: Monitoramento e controle de processos Caracterização e valorização de efluentes industriais mediante uso de tecnologias limpas Desenho de reatores e biorreatores Modelagem matemática de processos químicos e bioquímicos Produção de Biomassa e Captura de Carbono Bicombustíveis, biodiesel a partir de microalgas e outras fontes por processos tecnologicamente limpos Produção de hidrogênio e energia por microalgas Bioprocessos, Biorrefinaria.
E-mail: ojorquerc@ufsb.edu.br


Ronaldo José Torres, Graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1996), mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (2000) e doutor em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Tem experiência na área de gerenciamento costeiro, atuando principalmente nos temas relacionados a portos, dragagem, avaliação de sedimentos contaminados, oceanografia, química ambiental e ecotoxicologia. Trabalha, também, com Avaliação de Impacto Ambiental e Análise de Risco Ecológico, biodisponibilidade e bioacumulação de contaminantes e remediação de áreas contaminadas. Atualmente é professor de Oceanologia no Centro de Formação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Sul da Bahia.
E-mail: torres.ronaldo@ufsb.edu.br
Redes Sociais