Chapa Cabruca
Chapa: CABRUCA
Nome do candidato a Decano: Daniel Piotto – lattes
Nome do candidato a Vice-Decano: João Carlos Medeiros – lattes
Resumo do programa Político-Acadêmico: O plano da chapa CABRUCA é dar continuidade as ações iniciadas no quadriênio 2017-2021 e executar as ações planejadas no PDU do CFCAf para os anos de 2021 e 2022, quais sejam: consolidação dos cursos de primeiro ciclo, consolidação dos cursos de segundo ciclo, revisão dos PPCs dos cursos de primeiro e segundo ciclo, integração colegiados de curso - PROGEAC para operação de sistema de acompanhamento de egressos, elaboração de projetos de pesquisa em parceria com outras instituições, parcerias com empresas privadas e outros doadores, promoção de eventos de pesquisa e pós-graduação, participação de docentes em órgãos colegiados externos, elaboração de projetos de extensão em parceria com empresas e comunidades, elaboração de projetos de extensão voltados para rede básica de educação, mapeamento dos processos administrativos, elaboração de projetos de pesquisa e extensão em parceria com instituições estrangeiras, ampliação da infraestrutura física do CF, visando a instalação de novas salas de aula e laboratórios, e utilização dos processos de ensino com recursos TIC. Em 2023, os objetivos, metas e ações do CFCAf serão revisitados por um grupo de trabalho representativo de todas as classes envolvidas na gestão da unidade, apontando ajustes no planejamento para o cumprimento da missão do CFCAf no período de 2023 e 2024.
Plano de Gestão
A Universidade Federal do Sul da Bahia, através da Portaria 156⁄2014, constituiu uma comissão para elaboração de proposta de criação do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAf). Em 01 de Abril de 2015, através da portaria 111⁄2015, foi criado o decanato pró-tempore do CFCAf, para instalação da unidade acadêmica no campus Jorge Amado. Em 30 de Julho de 2017, Prof. Daniel Piotto foi empossado decano e o Prof Carlos Eduardo Pereira vice-decano da unidade, através da portaria 491⁄2017, para gestão da unidade no quadriênio 2017-2021. Com a criação do CFCAf, foram inicialmente propostos cursos de segundo e terceiro ciclo que visavam preencher lacunas importantes dos programas de graduação e pós-graduação da região nordeste do país nas áreas de ciências agroflorestais. Logo após a posse do decanto, em outubro de 2017, foram criados os cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Florestal.
Fato marcante na história do CFCAf foi a parceria da UFSB e a Ceplac. Ambas são entidades públicas federais que desenvolvem atividades de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação voltadas ao desenvolvimento da Região Sul da Bahia com base em valores como a sustentabilidade, a equidade social e o respeito às culturas tradicionais. Além da similaridade de suas missões, valores institucionais e áreas de abrangência, a UFSB e a Ceplac têm complementaridades de grande valor estratégico, especialmente na experiência científica, tecnológica e o profundo conhecimento profissional específico da região, acumulados ao longo de mais de seis décadas de atividade da Ceplac e o potencial de crescimento quantitativo e qualitativo dos recursos científicos e tecnológicos da UFSB. Embora já houvesse o desenvolvimento de atividades de pesquisa entre servidores de ambas as instituições em suas respectivas áreas de abrangência, a formalização de um convênio entre a Ceplac e UFSB no dia 03 de abril de 2018, através da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, resultou no compartilhamento de recursos materiais, acervos e espaços físicos e em ampla cooperação para promoção de atividades de intercâmbio de conhecimentos entre professores, pesquisadores e estudantes.
No ano de 2019 foi aprovado pela CAPES o Programa de Pós-Graduação em biossistemas (PPG Biossistemas), com os cursos de mestrado e doutorado, no ano de 2020 a gestão do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências foi transferida do IHAC-CJA para o CFCAf e no ano de 2021 foi criado o curso de Engenharia de Aquicultura e Recursos Hídricos. Atualmente a unidade oferece cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclos e graças as parcerias interinstitucionais, especialmente com a Ceplac e o Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), várias atividades de pesquisa e extensão têm sido estabelecidas na região, colocando o CFCAf como um dos potenciais centros de excelência nacional e internacional nas ciências agroflorestais. O plano da chapa CABRUCA é dar continuidade as ações iniciadas no quadriênio 2017-2021 e executar as ações planejadas no PDU do CFCAf para os anos de 2021 e 2022, quais sejam: consolidação dos cursos de primeiro ciclo, consolidação dos cursos de segundo ciclo, revisão dos PPCs dos cursos de primeiro e segundo ciclo, integração colegiados de curso - PROGEAC para operação de sistema de acompanhamento de egressos, elaboração de projetos de pesquisa em parceria com outras instituições, parcerias com empresas privadas e outros doadores, promoção de eventos de pesquisa e pós-graduação, participação de docentes em órgãos colegiados externos, elaboração de projetos de extensão em parceria com empresas e comunidades, elaboração de projetos de extensão voltados para rede básica de educação, mapeamento dos processos administrativos, elaboração de projetos de pesquisa e extensão em parceria com instituições estrangeiras, ampliação da infraestrutura física do CF, visando a instalação de novas salas de aula e laboratórios, e utilização dos processos de ensino com recursos TIC. Em 2023, os objetivos, metas e ações do CFCAf serão revisitados por um grupo de trabalho representativo de todas as classes envolvidas na gestão da unidade, apontando ajustes no planejamento para o cumprimento da missão do CFCAf no período de 2023 e 2024.
Nesse sentido, a chapa CABRUCA compromete-se a:
• Trabalhar para formação de profissionais competentes para o desenvolvimento regional e sustentável, por meio das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.
• Buscar junto aos órgãos superiores de gestão a ampliação do quadro de docentes lotados neste CF, via concurso público e redistribuição, para atender as demandas de primeiro, segundo e terceiro ciclo.
• Buscar junto aos órgãos superiores de gestão a ampliação da infraestrutura física do CF, visando a instalação de novas salas de aula e laboratórios para atendimento das demandas dos cursos da unidade.
• Estabelecer procedimentos de planejamento e operacionais para os diferentes fluxos de documentos e processos do CF, visando a transparência dos processos e facilidade de acesso à informação por docentes, estudantes e técnicos administrativos.
• Fomentar o fortalecimento dos meios de divulgação técnico-científico do CFCAf para aumentar sua visibilidade, fortalecer os grupos de pesquisa, incentivar a produção intelectual e disponibilizar novas tecnologias para a sociedade, principalmente pelo incentivo à realização de cursos de extensão.
• Negociar e tramitar acordos de cooperação técnica, voltados para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
• Buscar junta a administração superior, solução para a locomoção interna dos estudantes (dentro do campus CEPLAC).
• Consolidar os cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclos, buscando a adequação dos PPCs às novas resoluções, tornando-os mais atrativos as comunidades interna e externa a UFSB, com foco em aumentar a quantidade de estudantes matriculados nos cursos do CF.
• Propor a abertura de novos cursos (especialização, tecnólogo), de forma a incentivar no desenvolvimento nacional da cadeia produtiva do cacau e chocolate.
• Buscar parcerias com outras instituições para desenvolver, ainda mais, o ensino, pesquisa e extensão realizados no CFCAf.
• Incentivar a menor rotatividade de docentes nos componentes curriculares (CC), ofertados no CF, objetivando, além da melhor qualidade do ensino aprendizado no CC, mais tempo dedicado pelo docente, às atividades de pesquisa e extensão.
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