Engenharia de Aquicultura e Recursos Hídricos
Apresentação do Curso
Título profissional: Engenheiro de Aquicultura e Recursos Hídricos
Área do conhecimento: 5.00.00.00-4 Ciências Agrárias / 5.06.00.00-1 - Recursos pesqueiros e engenharia de pesca
Modalidade: Presencial
Duração: mínimo de 15 quadrimestres e máximo de 28 quadrimestres
Turno: Integral
Número de vagas: 40 vagas anuais
Área de atuação: Compete ao Engenheiro de Aquicultura e Recursos Hídricos através da aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos e desenvolvidos atuar nas mais diversas áreas da produção de organismos aquáticos em cativeiro e captura dos organismos zootécnicos nos diversos ambientes aquáticos, utilizando-se das técnicas de manejos reprodutivo, de nutrição, sanitário para a obtenção da matéria prima e seu posterior processamento, comercialização e distribuição até o mercado consumidor. O profissional deve estar apto a prestar consultoria, realizar o diagnóstico e planejar projetos de produção e extrativismo aquícola nos diversos ambientes marinhos e dulcícolas, abrangendo desde a propriedade rural até a comercialização. As atividades de piscicultura marinha e continental, ranicultura, malacocultura, carcinicultura, produção de organismos aquáticos ornamentais e cultivo de macroalgas e microalgas, estão entre as possíveis áreas de atuação desse profissional. Na área de recursos hídricos o profissional deverá ter competência para gerir, diagnosticar, monitorar e planejar estratégias para o uso sustentável e racional da água, avaliando o impacto ambiental dos empreendimentos e propondo mitigações e tecnologias preventivas.
Perfil do egresso: O/A Engenheiro/a de Aquicultura egresso do Curso de Engenharia de Aquicultura e Recursos Hídricos da UFSB será um profissional apto a conciliar o potencial aquícola da região sul da Bahia e do Brasil com a necessária gestão adequada dos recursos hídricos, indispensáveis para a atividade aquícola.
O egresso deverá possuir:
I - sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
II - capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
III - compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e
IV - capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.
Com uma formação interdisciplinar o egresso estará habilitado para conduzir projetos e trabalhar em equipes multi- e interdisciplinares buscando conciliar a produção de organismos aquáticos de forma economicamente rentável e ambientalmente e socialmente responsável, devendo:
I. Formular e conceber soluções desejáveis de Engenharia para atividades aquícolas, analisando e compreendendo a necessidade dos usuários e seu contexto;
II. Analisar e compreender os fenômenos físicos, químicos e biológicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, uma vez verificados e validados por experimentação;
III. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos relacionados à atividade aquícola;
IV. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia em atividades aquícolas;
V. Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
VI. Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares e interdisciplinares;
VII. Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos aplicáveis ao exercício da profissão e das atividades aquícolas;
VIII. Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia, bem como em relação
aos desafios da inovação;
IX. Fomentar o desenvolvimento da atividade aquícola em consonância com o uso sustentável dos recursos hídricos e demais recursos naturais e a conservação da biodiversidade
Formas de Ingresso
Na UFSB, há reserva de vagas para egressos do ensino médio em escola pública, com recorte étnico-racial equivalente à proporção censitária do Estado da Bahia, sendo metade dessas vagas destinadas a estudantes de famílias de baixa-renda. Nos campi, a cota é de 55% e na rede de Colégios Universitários, de 85%.
O ingresso nos cursos da UFSB se dá pelo Enem/SISU, por Edital interno da rede de Colégios Universitários da UFSB, ou em editais próprios específicos, tais como processo seletivo do primeiro ao segundo ciclo, portadores de diplomas e transferências externas.
O ingresso no curso de Engenharia de Aquicultura e Recursos Hídricos se dá por entrada direta no curso de segundo ciclo via Enem/SISU. Adicionalmente, o acesso pode ocorrer por editais específicos, seguindo resoluções específicas, nesses casos, são elegíveis:
- Estudantes que tenham concluído um Bacharelado ou Licenciatura Interdisciplinar na UFSB até o momento da inscrição no processo seletivo; e
- Portadores de diplomas de Bacharelados Interdisciplinares, Licenciaturas Interdisciplinares ou outros diplomas outorgados por instituições de ensino superior participantes de convênios, ou acordos de cooperação com a UFSB.
Processos de transferência interna também poderão ser realizados, permitindo o acesso de estudantes de outros cursos, turnos e campus, mediante editais específicos.
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