Página inicial > Últimas Notícias > UFSB ganha curso de Especialização em Racismo e antirracismo no ensino de línguas (RAEL)

• Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 13h40
  • Última atualização em Sexta, 14 de Abril de 2023, 13h44

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) ganha mais um curso de Pós-Graduação: a Especialização em Racismo e antirracismo no ensino de línguas (RAEL). O curso busca conduzir a um estreitamento das relações entre universidade e comunidade.

Totalmente gratuito, a especialização terá 360h e será organizado em modalidade metapresencial, com alguns encontros podem ser remotos e outros presenciais, no campus Jorge Amado (Itabuna). O curso é indicado para docentes de língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola das escolas municipais e estaduais da rede pública. Ele será distribuído em 4 semestres sequenciais.

O projeto é de autoria/coordenação do professor Gabriel Nascimento, com vice coordenação da professora Suellen Thomaz de Aquino Martins, surgindo do próprio projeto de pesquisa do professor Gabriel.

“O curso tem importância crucial porque ele parte de estratégias de promover uma educação antirracista nas escolas, nas aulas de língua portuguesa, língua espanhola e língua inglesa. Ele parte de uma pesquisa que tem um conjunto de participantes, como pesquisadores internacionais do mais alto gabarito, mas tem também o interesse de se centrar na educação local”, afirma professor Gabriel.

Dos docentes, 14 são doutores e 2 são mestres. Além disso, quase 50% são professores de língua inglesa (linguística), 40% são professores de língua portuguesa/materna/vernácula (linguística), e outros 10% são professores da área de educação, literatura e relações raciais.

“Esse curso tem como objetivo revelar, mapear, instruir e assessorar a educação básica da região rumo a um observatório das relações raciais na área de educação linguística”, conclui o coordenador.

O edital será lançado em breve. Mais informações podem ser sanadas no link: ESPECIALIZAÇÃO EM RACISMO E ANTIRRACISMO NO ENSINO DE LÍNGUAS. Ou através do e-mail:  gplinguagemeracismo@ufsb.edu.br