Especialização Racismo e antirracismo no ensino de línguas
Apresentação
O racismo é um construto implícito e explícito na estrutura do mundo moderno, de maneira que o que conhecemos como raça ou racismo, com as dimensões globais que conhecemos, só veio a ser conhecido a partir da modernidade europeia. Neste âmbito também está a linguagem, que atua enquanto força de dominação colonial, sendo uma via de reprodução e estruturação do racismo no mundo colonizado.
O ensino de língua inglesa no Brasil é também um exemplo de como o racismo impacta a língua e a língua impacta o racismo. Isso implica em dizer que existe racismo linguístico no ensino de línguas no país. Essa elitização no ensino de línguas tem significado racialização ou manutenção da estrutura racista funcionando. É inegável a presença marcante de elitização e racialização no ensino de línguas, especialmente de inglês, levando a língua a um status de língua dos brancos, inclusive do ponto de vista do sotaque, sendo normalmente esse sotaque aquele que é falado pelos brancos norte-americanos. Nosso objetivo é produzir outro ensino de línguas, que inclua negras e negros e seja antirracista.
Nesta direção, o curso de especialização Racismo e antirracismo no ensino de línguasbusca capacitar professores de línguas (língua inglesa, língua espanhola e língua portuguesa) com formação continuada sobre racismo e antirracismo no ensino de línguas, em modalidade de semipresencial, com a mediação de tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para a qualificação dos sistemas regionais e locais de educação. O curso busca o desenvolvimento de uma formação continuada antirracista para que os professores entendam e possam inserir conteúdos de representação das culturas, história e literatura africanas (como demandam as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008), e para que o projeto político pedagógico da escola possa ser mais inclusivo e menos racista.
Perfil
O curso de Pós-Graduação em Racismo e antirracismo no ensino de línguas, modalidade especialização, busca conduzir a um estreitamento das relações entre universidade e comunidade, no que concerne ao antirracismo e ensino de línguas, à eventual formação de profissionais-pesquisadores de linguística aplicada ao ensino de línguas e à confecção coletiva de produções acadêmicas e institucionais (como manual/cartilha direcionado aos professores de línguas e profissionais da educação em geral).
Buscamos proporcionar aos professores de línguas da região, oportunidade de formação pedagógica, através de encontros síncronos, discussão e reflexão crítica sobre linguagem e racismo no âmbito do ensino da língua inglesa na rede pública estadual do litoral Sul da Bahia. No contexto da Rede Pública de Ensino, as aulas de línguas têm sido, de modo geral, marcada pela ausência de discussões como essa que são basilares para o ensino e aprendizagem, visto que é uma região primordialmente de população parda/negra.
O curso surge, então, como uma forma de fornecer formação continuada no mais alto nível de excelência também em nível de pós-graduação, contribuindo, além da formação, para a certificação e reconhecimento de saberes no âmbito das redes municipais e estadual do Estado da Bahia.
Currículo e regime pedagógico
Componente Curricular |
Categoria de CC: Teórico/Prático/CC livre |
Carga Horária |
Docente (Previsão) |
Tipo de CC: Obrigatório/ Optativo/ Livre |
Racismo linguístico e racismo no ensino de línguas |
Teórico |
60 |
Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB) |
Obrigatório |
Letramento racial crítico |
Teórico |
60 |
Aparecida de Jesus Ferreira (UEPG) |
Obrigatório |
Racismo no Brasil: discursos e práticas |
Teórico |
30 |
Mônica da Silva Francisco (UFRRJ) Jefferson Gustavo dos Santos Campos (UNIR) |
Obrigatório |
Práticas metodológicas antirracistas em ensino de língias |
Teórico/Prático |
60 |
Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC/UFRR) |
Obrigatório |
Contribuições africanas para o português brasileiro |
Teórico |
30 |
Luciana Beatriz Ávila (UFSB) |
Obrigatório |
Ensino de literatura negroreferenciada |
Teórico |
30 |
Keila Mara de Souza Araujo Maciel (UFSB) |
Obrigatório |
Ensino crítico de línguas e teorias decoloniais |
Teórico |
30 |
Suellen Thomaz de Aquino Martins (UFSB) |
Obrigatório |
Tradução cultural e antirracista para o ensino de línguas |
Teórico/Prático |
30 |
Rafael Alexandre Gomes dos Prazeres (UFSB) |
Obrigatório |
On the culturally relevant pedagogies in language education |
Teórico |
30 |
Joel Windle (University of South Australia) Bekisizwe Ndimande (University of Texas) |
Optativo |
Racism in TESOL |
Teórico/Prático |
30 |
Gabriel Nascimento (UFSB) Kelly Barros (UFRB) Romar Dias (UNEB) |
Optativo |
Pensamento negro contemporâneo e ensino de língua portuguesa |
Teórico |
30 |
Marco Antônio Lima do Bonfim (UFPE) Edvan Brito (University of Arkansas) |
Optativo |
Ingresso, duração e permanência
DESCRIÇÃO SINTÉTICA DO ESQUEMA DE OFERTA DO CURSO:
4 semestres: Componentes Obrigatórios e Optativos + Pesquisa Orientada TCC
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguística
CARGA HORÁRIA/CREDITAÇÃO PREVISTAS:
Componentes Curriculares teórico/prático (obrigatórios): 330h
Componentes Curriculares teórico/prático (optativos): 90h
Pesquisa orientada: 60h
Trabalho de Conclusão de Curso: 30h
Carga horária total: 360h
PERIODICIDADE DA SELEÇÃO: Ingresso anual, por meio de processo seletivo estabelecido em edital específico.
VAGAS: 50 vagas
TURNO:forma remota (com tecnologias digitais e via internet)
REGIME LETIVO: semestralidade
Equipe
O corpo docente da Especialização em Racismo e antirracismo no ensino de línguas é composto de 16 docentes, sendo 05 docentes da UFSB e 11 docentes de diversas instituições no Brasil e no exterior, a saber:
Aparecida de Jesus Ferreira
Bekisizwe Ndimande
Edvan Brito
Gabriel Nascimento dos Santos
Jefferson Gustavo dos Santos Campos
Joel Windle
Keila Mara de Souza Araújo Maciel
Kelly Barros Santos
Luciana Beatriz Bastos Avila
Marco Antônio Lima do Bonfim
Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro
Mônica da Silva Francisco
Rafael Alexandre Gomes dos Prazeres
Romar Dias
Suellen Thomaz de Aquino Martins
Coordenador: Prof. Gabriel Nascimento
Vice-coordenadora: Profa. Suellen Thomaz de A. Martins
Dos docentes, 14 são doutores e 2 são mestres. Além disso, mais de 90% são professores negros, 50% são mulheres. Além disso, quase 50% são professores de língua inglesa (linguística), 40% são professores de língua portuguesa/materna/vernácula (linguística), e outros 10% são professores da área de educação, literatura e relações raciais. 50% dos componentes curriculares são liderados ou compostos por professores da UFSB.
Redes Sociais