Especialização Racismo e antirracismo no ensino de línguas
Apresentação
O racismo é um construto implícito e explícito na estrutura do mundo moderno, de maneira que o que conhecemos como raça ou racismo, com as dimensões globais que conhecemos, só veio a ser conhecido a partir da modernidade europeia. Neste âmbito também está a linguagem, que atua enquanto força de dominação colonial, sendo uma via de reprodução e estruturação do racismo no mundo colonizado.O ensino de língua inglesa no Brasil é também um exemplo de como o racismo impacta a língua e a língua impacta o racismo. Isso implica em dizer que existe racismo linguístico no ensino de línguas no país. Essa elitização no ensino de línguas tem significado racialização ou manutenção da estrutura racista funcionando. É inegável a presença marcante de elitização e racialização no ensino de línguas, especialmente de inglês, levando a língua a um status de língua dos brancos, inclusive do ponto de vista do sotaque, sendo normalmente esse sotaque aquele que é falado pelos brancos norte-americanos. Nosso objetivo é produzir outro ensino de línguas, que inclua negras e negros e seja antirracista. Nesta direção, o curso de especialização Racismo e antirracismo no ensino de línguasbusca capacitar professores de línguas (língua inglesa, língua espanhola e língua portuguesa) com formação continuada sobre racismo e antirracismo no ensino de línguas, em modalidade de semipresencial, com a mediação de tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para a qualificação dos sistemas regionais e locais de educação. O curso busca o desenvolvimento de uma formação continuada antirracista para que os professores entendam e possam inserir conteúdos de representação das culturas, história e literatura africanas (como demandam as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008), e para que o projeto político pedagógico da escola possa ser mais inclusivo e menos racista.
Perfil
O curso de Pós-Graduação em Racismo e antirracismo no ensino de línguas, modalidade especialização, busca conduzir a um estreitamento das relações entre universidade e comunidade, no que concerne ao antirracismo e ensino de línguas, à eventual formação de profissionais-pesquisadores de linguística aplicada ao ensino de línguas e à confecção coletiva de produções acadêmicas e institucionais (como manual/cartilha direcionado aos professores de línguas e profissionais da educação em geral). Buscamos proporcionar aos professores de línguas da região, oportunidade de formação pedagógica, através de encontros síncronos, discussão e reflexão crítica sobre linguagem e racismo no âmbito do ensino da língua inglesa na rede pública estadual do litoral Sul da Bahia. No contexto da Rede Pública de Ensino, as aulas de línguas têm sido, de modo geral, marcada pela ausência de discussões como essa que são basilares para o ensino e aprendizagem, visto que é uma região primordialmente de população parda/negra. O curso surge, então, como uma forma de fornecer formação continuada no mais alto nível de excelência também em nível de pós-graduação, contribuindo, além da formação, para a certificação e reconhecimento de saberes no âmbito das redes municipais e estadual do Estado da Bahia.
Currículo e regime pedagógico
Atenção: ALGUMAS DISCIPLINAS PODERÃO SER INTEIRAMENTE PRESENCIAIS. AO SE CANDIDATAR PARA O/ SE MATRICULAR NO CURSO, O ESTUDANTE DECLARA QUE TEM CIÊNCIA DISSO. AS FALTAS INJUSTIFICADAS, QUANDO ACIMA DO LIMITE (25%) LEVARÃO AO STATUS DE ABANDONO.
Componente Curricular |
Categoria de CC: Teórico/Prático/CC livre |
Carga Horária |
Docente (Previsão) |
Tipo de CC: Obrigatório/ Optativo/ Livre |
Racismo linguístico e racismo no ensino de línguas |
Teórico |
60 |
Gabriel Nascimento dos Santos (UFSB) |
Obrigatório |
Letramento racial crítico |
Teórico |
60 |
Aparecida de Jesus Ferreira (UEPG) |
Obrigatório |
Racismo no Brasil: discursos e práticas |
Teórico |
30 |
Mônica da Silva Francisco (UFRRJ) Jefferson Gustavo dos Santos Campos (UNIR) |
Obrigatório |
Práticas metodológicas antirracistas em ensino de língias |
Teórico/Prático |
60 |
Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC/UFRR) |
Obrigatório |
Contribuições africanas para o português brasileiro |
Teórico |
30 |
Luciana Beatriz Ávila (UFSB) |
Obrigatório |
Ensino de literatura negroreferenciada |
Teórico |
30 |
Keila Mara de Souza Araujo Maciel (UFSB) |
Obrigatório |
Ensino crítico de línguas e teorias decoloniais |
Teórico |
30 |
Suellen Thomaz de Aquino Martins (UFSB) |
Obrigatório |
Tradução cultural e antirracista para o ensino de línguas |
Teórico/Prático |
30 |
Rafael Alexandre Gomes dos Prazeres (UFSB) |
Obrigatório |
On the culturally relevant pedagogies in language education |
Teórico |
30 |
Joel Windle (University of South Australia) |
Optativo |
Racism in TESOL |
Teórico/Prático |
30 |
Gabriel Nascimento (UFSB) Kelly Barros (UFRB) |
Optativo |
Pensamento negro contemporâneo e ensino de língua portuguesa |
Teórico |
30 |
Marco Antônio Lima do Bonfim (UFPE) |
Optativo |
Ingresso, duração e permanência
DESCRIÇÃO SINTÉTICA DO ESQUEMA DE OFERTA DO CURSO: 4 semestres: Componentes Obrigatórios e Optativos + Pesquisa Orientada
TCC
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguística
CARGA HORÁRIA/CREDITAÇÃO PREVISTAS: Componentes Curriculares teórico/prático (obrigatórios): 330h Componentes Curriculares teórico/prático (optativos): 90h Pesquisa orientada: 60h Trabalho de Conclusão de Curso: 30h Carga horária total: 360h P
PERIODICIDADE DA SELEÇÃO: Ingresso único (renovado a partir de decisão da CaPPG)
VAGAS: 50 vagas
TURNO: Metapresencial (com aulas híbridas e presenciais)
REGIME LETIVO: semestralidade
Equipe
O corpo docente da Especialização em Racismo e antirracismo no ensino de línguas é composto dos/ das seguintes docentes:
Docente |
Vínculo Institucional |
Titulação |
Currículo Lattes |
||
Instituição de ensino |
Regime de trabalho |
Dedicação ao Curso |
|||
Aparecida de Jesus Ferreira |
UEPG |
40h (DE) |
4h/semana |
Doutorado |
|
Gabriel Nascimento dos Santos Coordenador do Curso |
UFSB |
40h (DE) |
4h/semana |
Doutorado |
|
Jefferson Gustavo dos Santos Campos |
UNIR |
Externo |
4h/semana |
Doutorado |
|
Joel Windle |
University of South Australia |
Externo |
4h/semana |
Doutorado |
|
Keila Mara de Souza Araújo Maciel |
UFSB |
40h (DE) |
4h/semana |
Doutorado |
|
Kelly Barros Santos |
UFRB |
Externo |
4h/semana |
Doutorado |
|
Luciana Beatriz Bastos Avila |
UFSB |
40h (DE) |
4h/semana |
Doutorado |
|
Marco Antônio Lima do Bonfim |
UFPE |
Externo |
4h/semana |
Doutorado |
|
Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro |
UESC/UFRR |
Externo |
4h/semana |
Doutorado |
|
Mônica da Silva Francisco |
UFRRJ |
Externo |
4h/semana |
Doutorado |
|
Rafael Alexandre Gomes dos Prazeres |
UFSB |
40h (DE) |
4h/semana |
Mestrado |
|
Suellen Thomaz de Aquino Martins Vice-coordenadora do curso |
UFSB |
40h (DE) |
4h/semana |
Doutorado |
Documentos
Portaria 005/2023 do IHAC/CJA- Nomeia o Colegiado e a Coordenação Pro-tempore
Ata 653 ARI/UFSB- Eleição dos membros do Colegiado permanente do curso
Editais
Informações gerais sobre o curso
Informações de matrícula (Em breve!)
Resultado final (Novo!)
Cronograma de entrevistas (CONVOCATÓRIA)
Retificação 2- Edital 002/2024
Retificacão 3 (Novo!)
ANEXOS
Anexo I- Modelo de carta de intenções
Anexo II- Lista de documentos para inscrição
Anexo III- Orientações para pagamento da taxa de inscrição
Redes Sociais