Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias
Apresentação do Curso
O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes é um curso de graduação plena, operacionalizado em três diferentes campi, que objetiva a formação de professores em Artes, de modo interdisciplinar, interprofissional, interepistêmico e intercultural, tomando este campo como solo de elaboração e fundamentação de uma cultura humanística, artística e científica ampla, contemporânea, sensível, atenta às práticas comunitárias, socio e ambientalmente responsável. Busca tratar as Artes como um campo contínuo de saberes e práticas, no qual são trabalhadas, por meio de um amplo leque de experiências estéticas: formação da atitude analítica e reflexiva; desenvoltura criativa, inventiva e dialógica; atenção estética ao mundo; uso inventivo e autônomo de novas tecnologias; autonomia na aprendizagem e espírito investigativo; por fim, capacidade indutora e propositiva de projetos. Com tais qualidades, o educador em Artes poderá trabalhar qualificadamente na rede de escolas da Educação Básica, incorporando à prática docente suas pesquisas e práticas artísticas.
O curso tem também como objetivo proporcionar o aprendizado dos fundamentos conceituais e metodológicos ao tempo em que explora e potencializa a experiência prática em arte para que o futuro docente possa desenvolver o seu “saber-fazer” técnico e estético; sistematizar e refinar a intuição; ampliar repertório estético; aliar aprendizagem com a prática da arte. Desse modo, o curso deve criar ambientes para que o estudante tenha a possibilidade de ser afetado pela arte como um todo: pensamento crítico, gosto, apreciação, vivência e domínio técnico. Caracteriza a LI em Artes o compromisso com uma formação cujos parâmetros estéticos estejam pautados na diversidade constitutiva das Américas, visando agregar à sensibilidade do estudante um conhecimento profundo das civilizações que conformaram sua gente, ampliando o espectro de sua formação filosófica, linguística, de seu imaginário, de suas expressões estéticas e de suas bases epistemológicas e práticas.
Os objetivos deste curso se desdobram nos seguintes objetivos específicos:
- Formar educadores com conhecimento interdisciplinar e intercultural em Artes para atuação na educação formal e não formal, mediante relação constante entre processos de produção e transmissão dos saberes, compreendendo-os em suas dimensões integrais e em trânsito dialógico com as culturas nas Américas;
- Expandir as atuais perspectivas de formação e atuação em Artes, implementando a perspectiva da educação estética na formação de artistas, curadores, articuladores comunitários, agentes culturais e gestores de políticas públicas;
- Qualificar o trabalho sobre a memória e os laços de pertencimento social e cultural por meio do conhecimento dos sistemas simbólicos e das formas poéticas existentes entre os diversos povos que formam as matrizes culturais e linguísticas do Brasil e dos países vizinhos;
- Proporcionar diálogos entre as diversas e ricas civilizações que existem e vivem em diferentes localidades dos países das Américas, de forma a criar perspectivas comparativas e efetivo intercâmbio;
- Construir um referencial de estudos das Artes nas Américas em diálogo com as culturas das comunidades que vivem na região sul da Bahia, ressaltando a atualidade de seu potencial estético e ético;
- Fomentar a interlocução com a produção e sistematização do conhecimento em ciências e em humanidades, a partir de um claro posicionamento de continuidade entre teoria e prática e entre sistematização e produção de saberes interdisciplinares.
A realização desses objetivos promoverá diálogo estético entre artistas contemporâneos e mestres artistas de povos e comunidades tradicionais, reconhecendo-os como intelectuais e sujeitos de suas expressões artísticas, desconstruindo o paradigma modernista – folclorizante e objetificador das práticas comunitárias e populares – que tem caracterizado tais relações. Implica ainda uma formação plural com respeito às diferenças e entendimento das artes em toda a sua multiplicidade poética, estética e epistemológica, com especial atenção à conexão com as comunidades do Sul da Bahia.
Matriz Curricular
FORMAÇÃO GERAL
A Etapa de Formação Geral na UFSB – correspondendo aos três primeiros quadrimestres do curso da LI em Artes da UFSB, destina-se à aquisição de competências e habilidades que permitam compreensão pertinente e crítica da complexa realidade local, regional, nacional e transnacional. Este conjunto de CC’s visam promover uma base comum de estudos gerais, mas não generalistas, e sobretudo induzir sistematicamente à formação crítica cidadã necessária para toda e qualquer inserção qualificada no mundo contemporâneo. Esta etapa propõe-se como um “Curso Superior de Complementação de Estudos, com destinação coletiva, conduzindo a certificado” (Resolução CES N.º 1, de 27 de janeiro de 1999) e tem carga horária mínima de 900 horas ou 60 créditos. O/A estudante não integralizará o curso se não tiver cumprido a carga horária total e os créditos da Formação Geral.
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Na Formação Específica, as práticas compartilhadas em Ateliês de Artes têm centralidade no curso, porém não no sentido de engessá-lo. Ao invés, buscam e constroem conexões com o mundo real, lançando linhas de fuga em direção às comunidades, às escolas e retornando a cada um deles visando à reflexão sobre a prática.
- Componentes Curriculares Obrigatórios (Ateliês+umCC): 420h
- Componentes Obrigatórios de Escolha Restrita: 120h
- Componentes do Tronco Comum de Formação de Professores: 330h
- Práticas Compartilhadas em Estágio Supervisionado: 405h
- Componentes Optativos: 610h a cursar (num total de 1.110h de CCs optativosprevistos)
- Componentes Livres: 180h
- Atividades Complementares (ao longo do curso): 240h
Esquema Formação Específica da Licenciatura em Artes e suas Tecnologias
QUADRO DE COMPATIBILIZAÇÃO DA LI EM ARTE
Tipo de CC/Atividade |
CH |
Formação Geral (720h de CC’s obrigatórios + 180h de CC’s da área de Cultura Humanística (90h) e Científica (90h) |
900h |
Práticas Compartilhadas em Ateliês |
360h |
Componente Obrigatório |
60h |
CC Obrigatórios de escolha restrita |
120h |
CC Optativos |
610h |
CC Livres |
180h |
Atividades Complementares |
240h |
CC Tronco comum Formação Docente |
330h |
Práticas Compartilhadas em Estágio |
405h |
TOTAL |
3.205h |
Formas de Ingresso
O ingresso no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Suas Tecnologias se dá pelo ENEM/SiSU. Há reserva de vagas para egressos do ensino médio em escola pública, com recorte étnico-racial equivalente à proporção censitária do Estado da Bahia, sendo metade dessas vagas destinadas a estudantes de famílias de baixa-renda. Nos campi, a cota é de 55% e na rede de Colégios Universitários, de 85%.
Documentos
- Projeto Pedagógico de Curso
- Resolução de Criação do Curso
- Regimento Interno do Curso
- Regimento Interno de Estagio Supervisionado
- Regimento Interno de TCC
- Regimento Interno das Atividade Curriculares Complementares
- Portarias de Nomeação de Coordenadore/as
- Nomeação de Membros do Colegiado
- Nomeação de Membros do Núcleo Docente Estruturante-NDE
Perfil do Egresso
O egresso da LI em Artes e suas Tecnologias da UFSB terá formação plena para a docência no Ensino Básico. Deverá atuar em componentes curriculares interdisciplinares e, especificamente, na Educação Artística, integrando competências para uma prática interdisciplinar e intercultural. Promoverá, de forma consciente, sensível, ética e qualificada, os saberes e práticas das comunidades com as quais convive. Será capaz de reconhecer a complexidade social e educacional da sua região e atuar em prol da transformação da realidade. O egresso deste curso deverá antes de tudo ser conhecedor e reconhecedor das expressões estéticas e dos seus fundamentos filosóficos, ontológicos, linguísticos e históricos dos diferentes povos que formam o rico tecido cultural das Américas. Será capaz de aprender continuamente, analisar criticamente a arte como um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo, por meio do qual elaboramos significados, sensibilidades e concepções sobre o mundo. Sua ampla abertura às práticas não hegemônicas das artes lhe permitirá uma relação estendida com as possibilidades de realização estética contemporânea.
Área de atuação
Busca-se formar um professor com autonomia profissional, autor e pesquisador de sua própria prática, que se reconhece como sujeito em processo de formação permanente. Sua formação se dará por meio de ateliês e componentes curriculares obrigatórios, optativos e livres, práticas pedagógicas e estágio supervisionado. Como as demais LIs da UFSB, a Licenciatura em Artes e suas Tecnologias abre para o seu egresso as seguintes possibilidades: (1) atuar como docente na Educação Básica; (2) seguir para o 2o ciclo (formação profissional específica); (3) submeter-se à seleção para o 3o ciclo (pós- graduação); (4) complementar estudos para diplomar-se em um dos Bacharelados Interdisciplinares (BI).
A partir de tal formação, o egresso poderá atuar em três diferentes e interconectados campos:
- Como educador, promoverá, mediante inserção na educação formal ou não- formal, a educação estética e artística entre crianças, adolescentes e jovens, por meio de um espectro amplo de mitologias, imaginários, narrativas, grafismos, movimentos, corporalidades, objetos, sabores, vestuários, línguas e sonoridades que compõem a rica palheta expressiva das culturas existentes no Brasil e nas Américas.
- Como artista, contará com um amplo universo de referências artísticas atualizadas por civilizações presentes em seu continente e será provocado pelo debate das proposições contemporâneas do campo das artes.
- Como gestor de políticas de educação e culturais, estará capacitado a reconhecer a profundidade e o refinamento das expressões artísticas e culturais do Sul da Bahia, dando especial atenção aos saberes e fazeres dos povos tradicionais e populares, respondendo de forma ética e qualificada à demanda de apoio, valorização e divulgação de todas as culturas, entendendo-as em todo seu potencial.
Enfim, ao compreender e aplicar a ação estética como dispositivo intensificador da experiência sensível, em atuações socialmente contextualizadas e respeitando a diversidade de expressões culturais, o egresso da Licenciatura em Artes e suas Tecnologias terá uma prática social mais rica e efetiva, compreendendo alcances e impactos do conhecimento artístico e suas tecnologias na comunidade. Tal sensibilização é determinante para a transformação do quadro de invisibilidade que o histórico colonizador construiu sobre centenas de povos que formam a complexa rede cultural dos países de nosso continente, levando ao desconhecimento de suas culturas e suas ricas expressões artísticas. Assim, poderá situar seus projetos em um contexto de profundo pertencimento histórico, social e cultural sensibilizado para outros regimes de identificação e reconhecimento estético e ético.
A Licenciatura em Artes e suas Tecnologias considera as seguintes macrocompetências como prioritárias à formação interdisciplinar:
a) Aprofundamento da própria experiência estética e artística e compreensão integral sobre o campo das Artes, considerando a variedade de expressões e especificidades técnicas, reconhecendo criticamente seus fundamentos epistêmicos, políticos e conceituais.
b) Compreensão/conhecimento da complexidade da realidade social e educacional da região onde se insere o futuro licenciado em Artes;
c) Planejamento e desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em comunidade, valorizando e respeitando a diversidade de saberes e práticas das tradições na contemporaneidade;
d) Atuação em prol da transformação da realidade por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares no campo das Artes;
e) Segurança para agir com autonomia e auto-organização no planejamento e na gestão de projetos em Artes, comprometendo-se com o exercício ético da sua prática;
f) Proficiência em língua portuguesa e em língua estrangeira, demonstrando capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia;
g) Emprego eficiente de recursos tecnológicos de informação e conectividade em processos de ensino-aprendizagem e práticas de seu campo de atuação.
Infraestrutura
FÍSICA
O IHAC, onde está lotado o Curso de Licenciatura em Artes e Suas Tecnologias, dispõem de infraestrutura adequada com sala de aulas, auditórios, biblioteca, ambientes de ensino-aprendizagem, com equipamentos digitais e de conectividade de última geração. Laboratórios multifunção dispondo de instalações modernas e adequadas aos padrões de segurança e qualidade, com equipamentos de ensino-aprendizagem, pesquisa, cooperação técnica e integração social:
- Centro Administrativo;
- Centro de Serviços e Convivência (com Restaurante Universitário);
- Centro de Esportes e Lazer;
- Complexo de Dormitórios (para estudantes egressos dos Colégios Universitários e de outros campi);
- Biblioteca e Núcleo de Difusão de Informação;
- Centro de Tecnologias de Aprendizagem;
- Centro de Idiomas;
- Pavilhão de aulas com as seguintes especificações: 20 salas de aula de 70m2; uma sala de reuniões de 50 m2; um auditório para 200 pessoas.
- Prédio com salas para programas de pesquisa, cooperação técnica e integração social, além de gabinetes de professores;
- Prédio com salas de programas para pesquisa, cooperação técnica e integração social, além de gabinetes de professores.
ACADÊMICA
A UFSB tem mantido fraternas relações interinstitucionais com as universidades públicas locais, como a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Estadual de Santa Cruz e o Instituto Federal da Bahia – Campus Ilhéus. Por outro lado, uma série de convênios nos permitiram rapidamente ampliar o leque de parcerias regionais e estender a rede com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (FIEI - Formação Interdisciplinar em Educação Indígena), como pesquisadores indígenas do Patxohã, professores/pesquisadores da University of Massachusetts Amherst, o Museu Nacional da UFRJ (PPGAS), o Museu do Índio-Funai (por meio do PRODOCLIN: Programa de documentação das línguas indígenas) e as Coordenações regionais de Eunápolis e de Governador Valadares da FUNAI e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Somam-se a estes, relações bilaterais com as prefeituras municipais de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro e associações culturais parceiras, como a Superintendência de assuntos indígenas de Porto Seguro e o Conselho de Caciques Pataxó, localizadas nos três municípios-sede da UFSB.
Para a plena realização das atividades acadêmicas dos cursos de Primeiro Ciclo, contaremos com laboratórios multifunção, nos IHACs em cada campus. Laboratórios Compartilhados para o Primeiro Ciclo:
LAB 01 – Laboratório Multifunção de Competências Digitais;
LAB 02 – Laboratório Multifunção de Aprendizagem de Línguas.
Contamos também com os Laboratórios específicos para as práticas compartilhadas em Ateliês. A importância desses Ateliês é central para o PPC da LI em Artes. Neles se dá o aprendizado das práticas artísticas diversas de forma compartilhada. Além dos Ateliês, outros CCs dependem dos espaços especiais destinados ao aprendizado das várias práticas e técnicas nas Artes corporais, visuais, sonoras, plásticas e verbais. Para viabilizar a oferta de todos esses componentes curriculares que formam o eixo central no curso de LI em Artes, os seguintes espaços e equipamentos estão especificados e em cotação para os três IHACs:
Sala de práticas corporais:
- Tamanho do espaço: 100 m2
- Objetivos do espaço: atender parte das práticas em Ateliês bem como aos demais CCs que envolvem práticas corporais e que juntos perfazem cerca de 200h do curso.
- Equipamentos e mobiliários necessários - Mobiliário: 4 bancos compridos (2m cada), 1 mesa, 20 escaninhos.
- Piso flutuante, com pé direito alto, iluminação natural, com uma parede espelhada (ocultável com cortina), com 5 tomadas e um ponto de internet. Banheiros Feminino e Masculino com chuveiros (mínimo 2 chuveiros cada).
Dois espaços de Ateliês:
- Tamanho do espaço: duas salas de 90 m2 cada.
- Objetivos do espaço: Destinados a atender parte das práticas em Ateliês bem como aos CCs que envolvem a manipulação de materiais plásticos diversos.
- Equipamentos e mobiliários necessários: em cada sala 10 mesas/pranchetas sobre cavaletes de alturas reguláveis, 22 banquetas altas, 20 escaninhos.
Em cada sala 5 pontos de internet, 15 tomadas, piso de alta resistência, acessos amplos, iluminação natural e uma pia.
Dois Estúdios de edição de Som e Imagem:
- Tamanho do espaço: duas salas de 20 m2 cada.
- Objetivos do espaço: Destinados a atender parte das práticas em Ateliês bem como aos CCs que envolvem manipulação de material sonoro e de imagem.
- Equipamentos e mobiliários necessários: equipamentos para edição de som e imagem.
- Esses laboratórios podem ser utilizados por outros cursos que tenham as mesmas necessidades.
- Iluminação natural, ocultação completa, tratamento acústico, com 7 tomadas e 2 pontos de internet.
Fab-Lab:
- Tamanho do espaço: 60 m2.
- Objetivos do espaço: atender parte às práticas de ateliês que necessitam de interação criativa entre meios informáticos e de produção de objetos.
- Equipamentos e mobiliários necessários: informática e ferramentas, 6 bancadas de trabalho, 18 banquetas.
5) Iluminação natural, tratamento acústico, piso de alta resistência, acessos amplos, com 15 tomadas e 2 pontos de internet, uma pia.
Esses Ateliês estão projetados para acolher, do modo mais harmônico e integrador possível, a diversidade de atuação dos professores, as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação e suas respectivas áreas de concentração, bem como os projetos individuais e coletivos dos estudantes.
Corpo Docente
Relação dos professores que integram o corpo docente do curso, com a respectiva formação, titulação e regime de trabalho
ANO |
CAMPUS |
CURSO |
DOCENTE |
TITULAÇÃO E FORMAÇÃO |
REGIME DE TRABALHO |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
ALESSANDRA MELLO SIMOES PAIVA |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
DANIEL FILS PUIG |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
EVANI TAVARES LIMA |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
FABIANA DE LIMA PEIXOTO |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
FABIO NIETO LOPEZ |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
FELIPE DE PAULA SOUZA |
MESTRADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
MARTIN DOMECQ |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
RAFAEL SIQUEIRA DE GUIMARAES |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CJA |
LI ARTES |
TASSIO FERREIRA SANTANA |
MESTRADO |
DE |
2018 |
CSC |
LI ARTES |
BERNARD PEGO BELISARIO |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CSC |
LI ARTES |
CINARA DE ARAUJO SOARES |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CSC |
LI ARTES |
MARCELO SIMON WASEM |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CSC |
LI ARTES |
ROSANGELA PEREIRA DE TUGNY |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CSC |
LI ARTES |
AUGUSTIN MAURICE MARIE GONDALLIER DE TUGNY |
DOUTORADO |
DE |
2018 |
CSC |
LI ARTES |
LARA RODRIGUES MACHADO |
DOUTORADO |
DE |
Permanentes:
Profa. Dra. Alessandra Mello Simões Paiva
(SIAPE1246550)
alessandra.mello@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/1986753446241169
Prof. Dr. Fabio Nieto Lopez
(SIAPE 1770481)
fabionieto@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/5557030218315182
Profa. Dra. Keu Apoema
(SIAPE 3056028)
keuapoema@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/5967405653195713
Prof. Dr. Juvino Alves Dos Santos Filho
(SIAPE 1705167)
juvinofilho@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/1418410972858578
Prof. Dr. Martin Domecq
(SIAPE 2249431)
martindomecq@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0217713941846429
Colaboradores:
Prof. Ma. Felipe de Paula Souza
felipedepaula@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/4653740018374666
Prof. Dr. Rafael Siqueira Guimarães
rafael.guimaraes@cja.ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/2789271398653060
.
Contatos
Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias
li.artes.cja@ufsb.edu.br
ccolegiadosbiliartesufsb@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dr. Keu Apoema (Coordenadora)
keuapoema@cja.ufsb.edu.br
Redes Sociais