Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias
Apresentação do Curso
O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes (LIAT) é um curso de graduação plena que objetiva a formação de professores em Artes, de modo interdisciplinar, pluriepistêmico e intercultural, tomando este campo como solo de elaboração e fundamentação de uma cultura humanística, artística e científica ampla, contemporânea, sensível, atenta às práticas comunitárias, sócio e ambientalmente responsável. Busca-se tratar as Artes como um campo contínuo de saberes e práticas, no qual são trabalhados, por meio de um amplo leque de experiências estéticas: formação da atitude analítica e reflexiva; desenvoltura criativa, inventiva e dialógica; atenção estética ao mundo; uso inventivo e autônomo de novas tecnologias; autonomia na aprendizagem e espírito investigativo; por fim, capacidade indutora e propositiva de projetos. Com tais qualidades, o educador em Artes poderá trabalhar qualificadamente na rede de escolas da Educação Básica, incorporando à prática docente suas pesquisas e práticas artísticas. Deste modo, busca-se uma formação em que discentes assumam seu papel protagonista no processo formativo.
O curso tem também como objetivo proporcionar o aprendizado dos fundamentos conceituais e metodológicos concernentes ao ensino de artes, ao mesmo tempo em que explora e potencializa a experiência prática em artes para que o futuro docente possa desenvolver o seu “saber-fazer” técnico e estético; sistematizar e refinar a intuição; ampliar seus repertórios estéticos; aliar ensino-aprendizagem com a prática da arte. Desse modo, o curso deve criar ambientes para que o estudante tenha a possibilidade de ser afetado pela arte como um todo: pensamento crítico, gosto, apreciação, vivência e domínio técnico, reforçando a dimensão extensionista da Universidade, num diálogo com o território em que a UFSB atua. Caracteriza a LIAT o compromisso com uma formação cujos parâmetros estéticos estejam pautados na diversidade constitutiva das Américas, visando agregar à sensibilidade do estudante um conhecimento profundo dos povos que conformaram sua gente, ampliando o espectro de sua formação filosófica, linguística, de seu imaginário, de suas expressões estéticas e de suas bases epistemológicas e práticas.
Os objetivos deste curso se desdobram nos seguintes objetivos específicos:
- Formar educadores com conhecimento interdisciplinar e intercultural em Artes para atuação na educação formal e não formal, mediante relação constante entre processos de produção e transmissão dos saberes, compreendendo-os em suas dimensões integrais e em trânsito dialógico com as culturas nas Américas;
- Estimular os estudantes a criarem uma interação dialógica com as comunidades dos territórios da Universidade;
- Capacitar os estudantes para promoverem o diálogo entre o saber científico e os saberes populares, usando diferentes linguagens e métodos de acordo com o contexto social;
- Qualificar o trabalho sobre a memória e os laços de pertencimento social e cultural por meio do conhecimento dos sistemas simbólicos e das formas poéticas existentes entre os diversos povos que formam as matrizes culturais e linguísticas do Brasil e dos países vizinhos;
- Proporcionar diálogos entre os povos que existem e vivem em diferentes localidades dos países das Américas, de forma a criar perspectivas comparativas e efetivo intercâmbio;
- Construir um referencial de estudos das Artes nas Américas em diálogo com as culturas das comunidades que vivem na região sul da Bahia, ressaltando a atualidade de seu potencial estético e ético;
- Fomentar a interlocução com a produção e sistematização do conhecimento em ciências e em humanidades, a partir de um claro posicionamento de continuidade entre teoria e prática e entre sistematização e produção de saberes interdisciplinares;
- Capacitar os estudantes para desenvolverem e aplicarem metodologias participativas e colaborativas, em ambientes reais de ensino-aprendizagem e em estreita articulação com o contexto educacional da região;
- Desenvolver atividades extensionistas que ampliem as possibilidades de diálogo entre docentes, discentes e as comunidades do entorno;
- Fomentar a pesquisa, tendo como ponte de partida, as realidades culturais locais.
A realização desses objetivos promoverá diálogo estético entre artistas contemporâneos e mestres artistas de povos e comunidades tradicionais, reconhecendo-os como intelectuais e sujeitos de suas expressões artísticas, desconstruindo o paradigma modernista-folclorizante e objetificador das práticas comunitárias e populares – que tem caracterizado tais relações. Implica ainda uma formação plural com respeito às diferenças e entendimento das artes em toda a sua multiplicidade poética, estética e epistemológica, com especial atenção à conexão com as comunidades do Sul da Bahia.
Matriz Curricular
Desde a sua criação, a UFSB tem proposto a construção de propostas curriculares que estimulem os estudantes a desenvolverem seus percursos formativos com autonomia e protagonismo, tendo em vista as próprias bagagens, seus territórios e locais de pertencimento, bem como projetos e pretensões profissionais. Nessa direção, as matrizes curriculares dos cursos assentam-se nas seguintes bases: flexibilidade, pluralidade pedagógica, atualização e conexão interdisciplinar, em permanente relação com a produção do conhecimento e das práticas profissionais e de ofícios, visando à construção de autonomia por parte do estudante. Nesse sentido, compreendemos o curso como um percurso a ser construído, apropriado e sistematizado pelo estudante, desde que atendidos requisitos mínimos para sua integralização. Em tal proposta curricular, o corpo docente cumpre o papel de orientar os percursos formativos, tendo em vista a produção de conhecimentos no campo da Arte e Educação.
O currículo da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias compreende os dois grandes blocos: Formação geral e Formação Específica. A Formação Geral corresponde a um certo currículo compartilhado por todos os cursos da universidade, interdisciplinar, cujo grande objetivo é inserir o estudante na cultura acadêmica. A Formação Específica, por sua vez, está organizada em: 1) Componentes obrigatórios subdivididos em Componentes obrigatórios do campo da Educação, componentes obrigatórios da formação específica do curso e práticas compartilhadas de estágio supervisionado; 2) Componentes optativos; 3) Componentes livres e; 4) Atividades de extensão e atividades complementares.
Questões específicas da matriz curricular:
- A Formação Geral e os Componentes Obrigatórios do Campo da Educação, assim como o primeiro ciclo das práticas compartilhadas de Estágio (Estágio Supervisionado I e II), são comuns a todas as licenciaturas do IHAC/CJA, tendo sido construídas e organizadas pela Comissão das Licenciaturas.
- O chamado Tronco Comum das Licenciaturas ou Componentes Obrigatórios do Campo da Educação leva em consideração o 2º parágrafo do Art. 13 das DCNs de 2015 que estabelecem temas relativos aos chamados Fundamentos da Educação.
- CCs Livres são componentes que podem ser cursados em outros cursos ou ainda componentes excedentes da Formação Geral
Quadro 1 - Distribuição da Carga Horária (h) Total da LIAT (IHAC/CJA
Formação Geral |
300 |
|
Formação Específica do Campo da Arte e Educação |
2415 |
|
Componentes obrigatórios do campo da educação |
510 |
|
Componentes curriculares da formação especifica |
825 |
|
Estágio supervisionado |
405 |
|
Componentes optativos |
675 |
|
Formação Extra Curricular |
585 |
|
Componentes livres |
150 |
|
Atividades complementares |
105 |
|
Atividades extensionistas |
330 |
|
Total |
3300 |
O Projeto Pedagógico do curso se alinha à regulamentação expressa na Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Pleno do Ministério da Educação. Nesta, fica estabelecida a dedicação mínima de 800 horas à formação com conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos, aqui atendida em 810 horas pelos componentes curriculares da Formação Geral (300h) e do Tronco Comum das Licenciaturas (510h). De modo geral, o curso soma uma carga horária total de 3300 horas.
Em síntese, a Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Jorge Amado, organiza o seu curso de acordo com os princípios da interdisciplinaridade, essencialmente pluriepistêmica, e da flexibilidade nos percursos formativos.
Formas de Ingresso
O ingresso no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Suas Tecnologias se dá pelo ENEM/SiSU. Há reserva de vagas para egressos do ensino médio em escola pública, com recorte étnico-racial equivalente à proporção censitária do Estado da Bahia, sendo metade dessas vagas destinadas a estudantes de famílias de baixa-renda. Nos campi, a cota é de 55% e na rede de Colégios Universitários, de 85%.
Documentos
- Projeto Pedagógico de Curso
- Regimento Interno do Curso
- Regimento Interno de TCC
- Plano de ação da coordenação
Perfil do Egresso
O egresso da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias da UFSB terá formação plena para a docência no Ensino Básico, podendo atuar em componentes curriculares interdisciplinares e, especificamente, no componente de Artes, integrando competências para uma prática interdisciplinar e intercultural. Ainda, promoverá, de forma consciente, sensível, ética e qualificada, os saberes e práticas das comunidades com as quais convive. Será capaz de reconhecer a complexidade social e educacional da sua região e atuar em prol da transformação da realidade.
O egresso deste curso deverá antes de tudo ser conhecedor e reconhecedor das expressões estéticas e dos seus fundamentos filosóficos, ontológicos, linguísticos e históricos dos diferentes povos que formam o rico tecido cultural das Américas. Será capaz de aprender continuamente, analisar criticamente a arte como um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo, por meio do qual elaboramos significados, sensibilidades e concepções sobre o mundo. Sua ampla abertura às práticas não hegemônicas das artes lhe permitirá uma relação estendida com as possibilidades de realização estética contemporânea.
Busca-se formar um professor com autonomia profissional, autor e pesquisador de sua própria prática, que se reconheça como sujeito em processo de formação permanente. Esse processo propõe a formação do protagonismo discente ao longo do percurso, tendo a extensão como prática de contato e fonte para a constituição de seu conjunto de saberes e práticas, a partir das Experiências Compartilhadas em Arte e Educação.
Sua formação se dará por meio de ateliês e componentes curriculares obrigatórios, optativos e livres, práticas pedagógicas e estágio supervisionado. Como as demais LIs da UFSB, a Licenciatura Interdisciplinar e suas Tecnologias abre para o seu egresso as seguintes possibilidades: (1) atuar como docente na Educação Básica; (2) seguir para o 2º ciclo (formação profissional específica); (3) submeter-se à seleção para o 3º ciclo (pós-graduação); (4) complementar estudos para diplomar-se em um dos Bacharelados Interdisciplinares (BI).
A partir de tal formação, o egresso:
- Como educador, promoverá, mediante inserção na educação formal ou não-formal, a educação estética e artística entre crianças, adolescentes e jovens, por meio de um espectro amplo de mitologias, imaginários, narrativas, grafismos, movimentos, corporalidades, objetos, sabores, vestuários, línguas e sonoridades que compõem a rica paleta expressiva das culturas existentes no Brasil e nas Américas.
- Por outro lado, em suas experimentações artísticas, seja em sala de aula seja fora dela, contará com um amplo universo de referências artísticas atualizadas por povos presentes em seu continente e será provocado pelo debate das proposições contemporâneas do campo das artes.
- Por fim, estará capacitado também para reconhecer a profundidade e o refinamento das expressões artísticas e culturais do Sul da Bahia, dando especial atenção aos saberes e fazeres dos povos tradicionais e populares, respondendo de forma ética e qualificada à demanda de apoio, valorização e divulgação de todas as culturas, entendendo-as em todo seu potencial. Podendo, desta forma, atuar também no campo das políticas públicas e gestão cultural do território.
Enfim, ao compreender e aplicar a ação estética como dispositivo intensificador da experiência sensível, em atuações socialmente contextualizadas e respeitando a diversidade de expressões culturais, o egresso da LIAT terá uma prática social mais rica e efetiva, compreendendo alcances e impactos do conhecimento artístico e suas tecnologias na comunidade. Tal sensibilização é determinante para a transformação do quadro de invisibilidade que o histórico colonizador construiu sobre centenas de povos que formam a complexa rede cultural dos países de nosso continente, levando ao desconhecimento de suas culturas e suas ricas expressões artísticas. Assim, poderá situar seus projetos em um contexto de profundo pertencimento histórico, social e cultural sensibilizado para outros regimes de identificação e reconhecimento estético e ético.
A LIAT considera as seguintes macrocompetências como prioritárias à formação interdisciplinar:
- Aprofundamento da própria experiência estética e artística e compreensão integral sobre o campo das Artes, considerando a variedade de expressões e especificidades técnicas, reconhecendo criticamente seus fundamentos epistêmicos, políticos e conceituais;
- Compreensão/conhecimento da complexidade da realidade social e educacional da região onde se insere o futuro licenciado em Artes;
- Planejamento e desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em comunidade, valorizando e respeitando a diversidade de saberes e práticas das tradições na contemporaneidade;
- Atuação em prol da transformação da realidade por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares no campo das Artes;
- Segurança para agir com autonomia e auto-organização no planejamento e na gestão de projetos em Artes, comprometendo-se com o exercício ético da sua prática;
- Proficiência em língua portuguesa e em língua estrangeira, demonstrando capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia;
- Emprego eficiente de recursos tecnológicos de informação e conectividade em processos de ensino-aprendizagem e práticas de seu campo de atuação.
Área de atuação
Busca-se formar um professor com autonomia profissional, autor e pesquisador de sua própria prática, que se reconhece como sujeito em processo de formação permanente. Sua formação se dará por meio de ateliês e componentes curriculares obrigatórios, optativos e livres, práticas pedagógicas e estágio supervisionado. Como as demais LIs da UFSB, a Licenciatura em Artes e suas Tecnologias abre para o seu egresso as seguintes possibilidades: (1) atuar como docente na Educação Básica; (2) seguir para o 2o ciclo (formação profissional específica); (3) submeter-se à seleção para o 3o ciclo (pós- graduação); (4) complementar estudos para diplomar-se em um dos Bacharelados Interdisciplinares (BI).
A partir de tal formação, o egresso poderá atuar em três diferentes e interconectados campos:
- Como educador, promoverá, mediante inserção na educação formal ou não- formal, a educação estética e artística entre crianças, adolescentes e jovens, por meio de um espectro amplo de mitologias, imaginários, narrativas, grafismos, movimentos, corporalidades, objetos, sabores, vestuários, línguas e sonoridades que compõem a rica palheta expressiva das culturas existentes no Brasil e nas Américas.
- Como artista, contará com um amplo universo de referências artísticas atualizadas por civilizações presentes em seu continente e será provocado pelo debate das proposições contemporâneas do campo das artes.
- Como gestor de políticas de educação e culturais, estará capacitado a reconhecer a profundidade e o refinamento das expressões artísticas e culturais do Sul da Bahia, dando especial atenção aos saberes e fazeres dos povos tradicionais e populares, respondendo de forma ética e qualificada à demanda de apoio, valorização e divulgação de todas as culturas, entendendo-as em todo seu potencial.
Enfim, ao compreender e aplicar a ação estética como dispositivo intensificador da experiência sensível, em atuações socialmente contextualizadas e respeitando a diversidade de expressões culturais, o egresso da Licenciatura em Artes e suas Tecnologias terá uma prática social mais rica e efetiva, compreendendo alcances e impactos do conhecimento artístico e suas tecnologias na comunidade. Tal sensibilização é determinante para a transformação do quadro de invisibilidade que o histórico colonizador construiu sobre centenas de povos que formam a complexa rede cultural dos países de nosso continente, levando ao desconhecimento de suas culturas e suas ricas expressões artísticas. Assim, poderá situar seus projetos em um contexto de profundo pertencimento histórico, social e cultural sensibilizado para outros regimes de identificação e reconhecimento estético e ético.
A Licenciatura em Artes e suas Tecnologias considera as seguintes macrocompetências como prioritárias à formação interdisciplinar:
- a) Aprofundamento da própria experiência estética e artística e compreensão integral sobre o campo das Artes, considerando a variedade de expressões e especificidades técnicas, reconhecendo criticamente seus fundamentos epistêmicos, políticos e conceituais.
- b) Compreensão/conhecimento da complexidade da realidade social e educacional da região onde se insere o futuro licenciado em Artes;
- c) Planejamento e desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em comunidade, valorizando e respeitando a diversidade de saberes e práticas das tradições na contemporaneidade;
- d) Atuação em prol da transformação da realidade por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares no campo das Artes;
- e) Segurança para agir com autonomia e auto-organização no planejamento e na gestão de projetos em Artes, comprometendo-se com o exercício ético da sua prática;
- f) Proficiência em língua portuguesa e em língua estrangeira, demonstrando capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia;
- g) Emprego eficiente de recursos tecnológicos de informação e conectividade em processos de ensino-aprendizagem e práticas de seu campo de atuação.
Infraestrutura
FÍSICA
O IHAC, onde está lotado o Curso de Licenciatura em Artes e Suas Tecnologias, dispõem de infraestrutura adequada com sala de aulas, auditórios, biblioteca, ambientes de ensino-aprendizagem, com equipamentos digitais e de conectividade de última geração. Laboratórios multifunção dispondo de instalações modernas e adequadas aos padrões de segurança e qualidade, com equipamentos de ensino-aprendizagem, pesquisa, cooperação técnica e integração social:
- Centro Administrativo;
- Centro de Serviços e Convivência (com Restaurante Universitário);
- Centro de Esportes e Lazer;
- Complexo de Dormitórios (para estudantes egressos dos Colégios Universitários e de outros campi);
- Biblioteca e Núcleo de Difusão de Informação;
- Centro de Tecnologias de Aprendizagem;
- Centro de Idiomas;
- Pavilhão de aulas com as seguintes especificações: 20 salas de aula de 70m2; uma sala de reuniões de 50 m2; um auditório para 200 pessoas.
- Prédio com salas para programas de pesquisa, cooperação técnica e integração social, além de gabinetes de professores;
- Prédio com salas de programas para pesquisa, cooperação técnica e integração social, além de gabinetes de professores.
ACADÊMICA
A UFSB tem mantido fraternas relações interinstitucionais com as universidades públicas locais, como a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Estadual de Santa Cruz e o Instituto Federal da Bahia – Campus Ilhéus. Por outro lado, uma série de convênios nos permitiram rapidamente ampliar o leque de parcerias regionais e estender a rede com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (FIEI - Formação Interdisciplinar em Educação Indígena), como pesquisadores indígenas do Patxohã, professores/pesquisadores da University of Massachusetts Amherst, o Museu Nacional da UFRJ (PPGAS), o Museu do Índio-Funai (por meio do PRODOCLIN: Programa de documentação das línguas indígenas) e as Coordenações regionais de Eunápolis e de Governador Valadares da FUNAI e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Somam-se a estes, relações bilaterais com as prefeituras municipais de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro e associações culturais parceiras, como a Superintendência de assuntos indígenas de Porto Seguro e o Conselho de Caciques Pataxó, localizadas nos três municípios-sede da UFSB.
Corpo Docente
Relação dos professores que integram o corpo docente do curso, com a respectiva formação, titulação e regime de trabalho
DOCENTE |
TITULAÇÃO E FORMAÇÃO |
REGIME DE TRABALHO |
ALESSANDRA MELLO SIMOES PAIVA |
DOUTORADO |
DE |
CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA |
DOUTORADO |
DE |
FABIANA DE LIMA PEIXOTO |
DOUTORADO |
DE |
FABIO NIETO LOPEZ |
DOUTORADO |
DE |
FERNANDO LEÃO |
DOUTORADO |
DE |
KEU APOEMA |
DOUTORADO |
DE |
JUVINO FILHO |
DOUTORADO |
DE |
MARTIN DOMECQ |
DOUTORADO |
DE |
Permanentes:
Profa. Dra. Alessandra Mello Simões Paiva
(SIAPE1246550)
alessandra.mello@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/1986753446241169
Prof. Dr. Fabio Nieto Lopez
(SIAPE 1770481)
fabionieto@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/5557030218315182
Prof. Dr. Fernando Leão
(SIAPE 1017809)
fernando.leao@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/7540627865318938
Profa. Dra. Keu Apoema
(SIAPE 3056028)
keuapoema@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/5967405653195713
Prof. Dr. Juvino Alves Dos Santos Filho
(SIAPE 1705167)
juvinofilho@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/1418410972858578
Prof. Dr. Martin Domecq
(SIAPE 2249431)
martindomecq@ufsb.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0217713941846429
Contatos
Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias
li.artes.cja@ufsb.edu.br
ccolegiadosbiliartesufsb@gmail.com
Coordenação:
Profa. Dr. Keu Apoema (Coordenadora)
keuapoema@cja.ufsb.edu.br
Prof. Dr. Fernando Leão (Vice-Coordenação)
fernando.leao@ufsb.edu.br
Redes Sociais