Página inicial > Eventos > [ON-LINE] II Festival de Escrevivências

[ON-LINE] II Festival de Escrevivências

Publicado: Sexta, 01 de Outubro de 2021, 14h45 | Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 15h18 | Acessos: 2241

O que: II Festival de Escrevivências

Quando: Inscrições de 01 de outubro a 05 de dezembro de 2021

O Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB anuncia a abertura do período de inscrições para o II Festival de Escrevivências do CFAC/UFSB que irá premiar os trabalhos que se destacarem nas seguintes modalidades: 1) Poesia; 2) Prosa (conto ou crônica); 3) Dramaturgia (Cena curta, roteiro cinematográfico ou peça teatral); 4) Videopoema e 5) Videodança. As inscrições ficam abertas a partir de hoje (01/10) até o dia 05 de dezembro.

A segunda edição do festival acontece neste contexto pandêmico que ainda perdura e tem como tema:

Tudo aquilo que farei e não mais adiarei, assim que todo mundo puder se encontrar de novo

Cartaz OficialO tema provoca a escrita dos desdobramentos subjetivos e sensíveis atrelados ao período de isolamento devido à pandemia, fato que impacta diretamente nas nossas formas de perceber, sentir e ressignificar o mundo. Para além do vivido, o festival procura também frestas e janelas para iluminar outros mundos possíveis.

O termo “escrevivências” vem sendo difundido pela escritora Conceição Evaristo como um processo de escrita que utiliza-se da vivência autoral para tecer narrativas reais, contadas e inventadas que remetem à experiência coletiva. Escreviver passa a ser um instrumento e fundamento de contação de histórias nos mais diversos gêneros e segmentos que, a partir da singularidade e da particularidade grafada, atravessa a experiência do “eu” e se desloca até os territórios e as fronteiras das experiências coletivizadas.

O II Festival de Escrevivências do CFAC/UFSB contempla duas categorias:

I: Público Interno - Esta categoria contempla os/as estudantes devidamente matriculados/as em algum dos cursos da UFSB em qualquer um dos três campus da universidade.

II: Público Externo - Esta categoria contempla os/as estudantes dos CUNI’s ou que estejam devidamente matriculados/as em qualquer escola de Rede Regular de Ensino da Região Sul e Extremo Sul da Bahia.

O festival tem o objetivo de integrar a comunidade acadêmica com a comunidade escolar externa, já que estudantes de qualquer escola podem participar.

O anúncio com o nome dos trabalhos que se destacaram será divulgado em fevereiro de 2022. A cerimônia de premiação acontecerá no primeiro semestre de 2022 e reunirá todos/as os/as participantes em torno de um evento para celebrar a arte da escrita. Além da premiação para os/as autores/as que se destacarem, os trabalhos inscritos irão compor um ebook que também será lançado no ano de 2022.

Este projeto de extensão conta com recursos da PROEX/UFSB por meio do Edital n° 01/2021. A primeira edição do festival contou com mais de 100 trabalhos oriundos dos três campus da UFSB, dos CUNI´s e de 12 escolas da região, fortalecendo a escrita como um espaço sensível que conecta e expande.

Quer inscrever seu trabalho no II Festival de Escrevivências do CFAC/UFSB?

Acesse o Regulamento do II Festival de Escrevivências do CFAC/UFSB

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/fC9RiqbMZHD5Ak1y5