Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA O PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UFSB
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA O PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UFSB

  • Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 10h42
  • Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h11

OFICINA PLS 1

 

JÁ PENSOU EM CONSTRUIR UMA UFSB MAIS SUSTENTÁVEL?

O Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental (NUPEEA) e a Coordenação de Sustentabilidade da PROSIS promoverão, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, nos dias 23 e 24 de outubro, às 08:00 horas, atividade para estimular a participação na construção dos rumos da sustentabilidade da UFSB.

Convidamos toda a comunidade acadêmica a participar. Haverá programação nos três Campi e certificação.

 

PROGRAMAÇÃO

 23/10/2019: das 8:00 às 12:00h:

- Levantamento de experiências da comunidade e elaboração de objetivos e ações.

 24/10/2019: das 8:00 às 12:00h:

 - Apresentação de indicadores de Política Pública de Educação Ambiental da ANPPEA para avaliação e monitoramento do PLS/ UFSB.

 Salas Físicas: CJA: sala 1 (reitoria)

CPF: sala 7, dia 23 e sala 2, dia 24

CSC: sala Cabrália 2

Link webconf: https://mconf.rnp.br/webconf/csc-2

A palavra “sustentabilidade” pode ser entendida como CUIDAR. Vamos cuidar juntos/as de nossos interesses coletivos?

A UFSB está em processo de construção do seu Plano de Logística Sustentável (PLS).

O que quer dizer PLS na prática? Trata-se de um plano, com definições detalhadas dos rumos que queremos para uma UFSB Sustentável. O PLS abrange diversos aspectos: operacional, estrutural, motivacional, acadêmico (abarcando o tripé, ensino, pesquisa e extensão), do papel institucional no desenvolvimento local/regional, entre outros.

O objetivo é transformar, efetiva e gradualmente, os Campi e CUNIs da UFSB em espaços de vida e experiência prática de Sustentabilidade, também como referência para o território. Por isso, participar e mediar os anseios e construções coletivas é fundamental. 

Como está sendo construído o PLS da UFSB?

Inicialmente, foi formada uma Comissão com representação de todos os setores/ Campus/categorias da Universidade. Você conhece seu(s)/sua(s) representante(s)? Ele/a sabe dos seus anseios? –

Verifique os membros da Comissão de Política de Sustentabilidade no link:https://ufsb.edu.br/prosis/cps/membros-cps.html.

A Comissão de Política de Sustentabilidade, a partir de processos de escuta com a comunidade, definiu que o PLS terá 10 temas:

1- Agroecologia;

2- Arquitetura Sustentável (planejamento das edificações, recuperação e reuso da água, tratamento de efluentes, geração de energia, conforto térmico e acústico);

3- Biodiversidade nos campi (conservação das espécies nativas e planos de ocupação das áreas dos campi e expansão das edificações);

4- Compras e Contratações Sustentáveis e Redução do Consumo (material de consumo e bens duráveis – qualidade, logística reversa e outros);

5- Educação Ambiental;

6- Energia elétrica;

7- Gestão e gerenciamento de Resíduos Sólidos;

8- Mobilidade de Pessoal (ciclovias, carona solidária e interação com o transporte público, outros);

9- Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho;

10- Sistema de Gestão Ambiental.

Cada tema será desenvolvido por um Grupo de Trabalho (GT), alguns já definidos e portariados e outros ainda a definir. Você trabalha/pesquisa/estuda e/ou tem interesse por um ou mais desses temas? Procure a Coordenação de Sustentabilidade da Prosis para participar (sustentabilidade@ufsb.edu.br) e faça parte de um GT.

A partir do dia 23 de outubro você poderá contribuir com a construção do Plano de Sustentabilidade (PLS) da UFSB através do nosso “Mural de Participação do PLS” no link https://sistemas.ufsb.edu.br/questionarios/index.php/475958.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página