Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social na UFSB - DSIS

Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 10h38 | Última atualização em Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 16h14 | Acessos: 2791

Visão geral da política de responsabilidade socioambiental adotada pela UFSB

A DSIS tem como atribuições: criar, implantar e acompanhar, através de processos coletivos e participativos, as políticas de Sustentabilidade, de Integração Social e de Extensão da UFSB. 

A UFSB adota uma política que visa ir além do cumprimento estritamente necessário da legislação ambiental. No intuito de atender às expectativas da sociedade, no que se refere à responsabilidade socioambiental da universidade pública, a UFSB considera a sustentabilidade e a integração social dois pilares essenciais, estruturantes e indissociáveis da instituição, o que é explicitado na sua Carta de Fundação e Estatuto e no seu Plano Orientador. 

De acordo com esses documentos, os princípios da sustentabilidade e da integração social precisam abranger todas as dimensões e instâncias da universidade, a fim de garantir a sua transversalidade, tanto internamente, - na gestão, vida nos campi, no ensino -, assim como, na relação da universidade com o território, no que se refere à extensão e a participação social. Portanto, a UFSB desenvolve uma política que estimula a inserção dos docentes e discentes na sociedade, por meio da realização de projetos integradores e de extensão, assim como através da participação de servidores da UFSB em órgãos colegiados (Figura 1). Outrossim, fomenta a participação da sociedade na construção da responsabilidade socioambiental da universidade, por meio do Conselho Estratégico Social, instância em que diversos segmentos da sociedade participam e têm oportunidade de opinar sobre as políticas da UFSB (Figura 2).

De outro lado, a política desta universidade visa a redução de impactos negativos sobre o ambiente em que se insere, propondo a participação efetiva da comunidade universitária no desenho e implantação dos seus campi sustentáveis. Neste sentido, fomenta a criação de uma cultura institucional que determina, além de sua política de compras e serviços sustentáveis, a utilização racional da água e da energia, do consumo de materiais, bem como a Coleta Seletiva Solidária, reciclagem e destinação adequada dos seus resíduos e o funcionamento de Pontos de Entrega Voluntária de resíduos sólidos em todos seus campi.

 

Figura 1. Participação de Servidores da UFSB em Órgãos Colegiados do Território
 
Figura 2. Participação de Representantes da Sociedade no Conselho Estratégico Social da UFSB
 

A atuação da UFSB no território pauta-se numa agenda prioritária estabelecida pelo Conselho Estratégico Social e em conjunto com outras organizações e os órgãos colegiados do território, tendo como principais eixos: a revitalização de bacias hidrográficas, saneamento ambiental nas cidades sedes da universidade, restauração florestal, conservação da biodiversidade e das culturas tradicionais, fortalecimento da agroecologia e ampliação da resiliência da sociedade e dos ecossistemas.

Neste sentido, a DSIS se estrutura em torno de três grandes áreas temáticas: Sustentabilidade, Integração Social e Extensão. Estas três áreas são geridas por três coordenações (link que remete aos setores) distintas.

Saiba mais sobre a Sustentabilidade e Integração Social na UFSB.

Saiba mais sobre a Extensão na UFSB.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página