Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DACE > Coordenação de Qualidade de Vida > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Calendário da Saúde > 07 de abril de 2020 - Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional em Defesa do SUS e da Democracia.
Início do conteúdo da página

07 de abril de 2020 - Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional em Defesa do SUS e da Democracia.

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 08h33 | Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 09h50 | Acessos: 3907

Flyer 1

 

O dia 07 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional em Defesa do SUS e da Democracia.

O Setor de Promoção à Saúde Estudantil vem lembrar a importância da valorização do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, e que devido ao seu caráter universal, é o único a garantir assistência integral e completamente gratuita para a totalidade da população.

Todos os sistemas de saúde do mundo, entendido como conjunto de agências e agentes cujo objetivo principal visa a garantia das pessoas, possuem problemas devido a sua forma de prestação de serviço.

O modelo de serviços de saúde prestados à população se diferencia tendo por base o tipo de proteção social adotado pelos países, podendo ser do tipo: Seguro Social ou meritocrático (universal e garantido para quem contribui com a previdência social. Adotado por países como: Alemanha, França e Suíça); Seguridade (universal e vinculado a condição de cidadania e financiado por toda a sociedade por meio de impostos. Adotado por países como: Inglaterra, Canadá, Cuba e Suécia); Assistencial ou residual (presta algum tipo de atendimento para quem comprove pobreza; O atendimento à saúde segue a lógica mercadológica, com restrições às intervenções do Estado. Adotado em países como: Estados Unidos). No Brasil, embora inicialmente os serviços de saúde fossem prestados por meio das caixas de aposentadorias e pensão, a partir da constituição de 1988, adotou-se o modelo de seguridade, sendo também livre à iniciativa privada.

Imagem1

                                                               Fonte: PAIM, 2015.

Apesar de todas as dificuldades e do processo histórico de subfinanciamento, o SUS ainda assim consegue oferecer atendimento/tratamento para todas as pessoas, diferentemente de muitos países que não oferecem saúde pública para a população.

Entretanto, promover saúde extrapola o caráter setorial e assume a inter/trans/pluridisciplinaridade para se efetivar. Com isso, a Universidade, por ser um espaço educacional e potencial elo com a sociedade, assume um papel corresponsável na criação de ambiente saudável, a partir de ações de educação em saúde. Ao reconhecer isso, a Universidade Federal do Sul da Bahia passou a integrar Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), o que a faz ser considerada como universidade promotora da saúde.

 

Referências:

PAIM, J.S.O que é o SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2015.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página