Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Publicação de capítulo de livro - relato de experiência de projeto de extensão da UFSB
Início do conteúdo da página

Publicação de capítulo de livro - relato de experiência de projeto de extensão da UFSB

Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 17h13 | Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 17h26
Publicamos capítulo de livro sobre experiência docente na coordenação/supervisão de projeto de extensão da UFSB de cuidado à saúde mental em articulação com o SUS. 
O capítulo tem por título "Intensificação de cuidados à saúde mental na Atenção Primária: desafios para a formação em Psicologia", de autoria dos professores/as Silier Andrade Cardoso Borges e Milena Dórea de Almeida, e foi publicado no livro "Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social, vol. 2: boas práticas na formação em Psicologia", através da Editora Devires. O livro reúne experiências de formação em Psicologia em contextos de políticas públicas de diferentes regiões do país.
O capítulo publicado descreve a experiência dos/as coordenadores/as do projeto em Intensificação de Cuidados na Atenção Primária à Saúde Marcus Vinicius & Antonio Lancetti (ProIC-APS), projeto de extensão da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, que tem por base o fortalecimento das práticas de cuidado à saúde mental na Atenção Primária, porta de entrada do SUS, no território do bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas/BA. 
No projeto de extensão, as/os extensionistas do curso de Psicologia realizam escuta qualificada em regime de duplas às pessoas em sofrimento psíquico no território, supervisionada semanalmente pela equipe docente na perspectiva da Atenção Domiciliar e da Intensificação de Cuidados à saúde mental, articulando o cuidado com a Unidade de Saúde da Família (USF) Ulisses Guimarães. Durante o cenário de pandemia, as práticas assistenciais e de supervisão vêm sendo desempenhadas através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).  O projeto vincula-se ao Programa de Intensificação de Cuidados à Saúde Mental Manuel Querino (PROIC UFSB).
livro imagem
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página