Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Jovem Doutor - Promoção da Saúde, Ciência e Cidadania na Escola Pública

Projeto Jovem Doutor - Promoção da Saúde, Ciência e Cidadania na Escola Pública

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 08h16 | Última atualização em Quarta, 10 de Maio de 2023, 14h22

WhatsApp Image 2023 01 27 at 7.04.46 PM 2

O Projeto Jovem Doutor - Promoção da Saúde, Ciência e Cidadania na Escola Pública Grapiúna, integrante do conjunto de projetos da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEX) da UFSB, foi aprovado, dentre os 75 projetos inscritos e 20 selecionados, no Programa de Extensão para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e Participação da Comunidade. Esse programa está vinculado a extensão da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Ministério da Saúde, o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

O Projeto Jovem Doutor é fruto de parceria estabelecida entre a UFSB e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), cujo idealizador prof. Dr. Chao Wen,  considera uma oportunidade de exercício de cidadania, iniciação científica ao possibilitar aos estudantes do ensino superior o entendimento e a assimilação das características da Atenção Primária à Saúde e para os estudantes do ensino fundamental, uma chance de inclusão digital e de aprendizado sobre saúde.

O Projeto Jovem Doutor será implementado, inicialmente, em cinco unidades escolares da rede pública do município de Itabuna, indicadas pelos técnicos das instituições parceiras (Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação do município de Itabuna), sendo justificadas por estarem localizadas em comunidades de baixo poder aquisitivo e geograficamente em regiões opostas, englobando todo o município a saber: Escola Municipal Lourival Oliveira Soares; Escola Municipal Flávio Simões José Costa; Escola Municipal Eduardo Fonseca; Escola Heribaldo Dantas e Escola Municipal Brasília Baraúna de Almeida.

Em articulação com a Coordenação de Atenção Básica e da Saúde Escolar e também da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna, o Projeto tem como objetivo integrar a universidade-escola-serviço e fomentar o conhecimento das ciências da saúde na rede pública de ensino com vistas à promoção de saúde e prevenção de doenças nas comunidades escolares.

A capacitação dos estudantes do Ensino Fundamental para atuarem como “Agentes Escolares de Promoção da Saúde, da Ciência e da Cidadania” será realizada através de oficinas presenciais, denominadas Estações de Saberes e Práticas, que serão implementadas nos dias 15,16, 17, 18, 22, 23 e 24 de março das 14:00 às 17:30 horas, no Campus Jorge Amando.

Nas Estações de Saberes e Práticas os 80 integrantes das cinco Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA), constituídas por oito estudantes, dois Agentes Comunitárias de Saúde, um Agente de Combate a Endemias, um coordenador(a) pedagógico(a), dois professores(as) e dois profissionais da Atenção Primária à Saúde, irão estudar de forma interativa e lúdica temas relacionados a Saúde Mental, Saúde Bucal, Prevenção ao uso de álcool, drogas, tabaco; Direito sexual, prevenção de DST/AIDS e Pandemia da Covid-19; Dengue, Zika e Chicungunha; sendo que o tema da Cultura de Paz vai perpassar por todas as estações. Portanto, as Estações de Saberes e Práticas se constituem em espaço formativo, para o estudo de temas indicados pelos estudantes coordenadas por professores e estudantes da UFSB com o apoio de técnicos das instituições parceiras.

Equipe de Coordenação do Projeto

registrado em: ,