Página inicial > Últimas Notícias > Lemmac - UFSB no combate ao novo Coronavírus

Lemmac - UFSB no combate ao novo Coronavírus

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 10h05 | Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 09h47

Em tempos de pandemia de coronavírus e de escassez de equipamentos de proteção individual no mercado, o Laboratório de Educação Matemática e de Modelagem Computacional no Instituto de Humanidades Artes e Ciências Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia, está dispondo de sua estrutura e equipamentos, e reunindo materiais e voluntários no combate ao novo Coronavírus.

Habitualmente o Lemmac recebe estudantes de escolas publicas em atividades educacionais, e agora se lança como um makerspace para apoiar o combate à Covid-19. Estamos iniciando a produção de protetores faciais, por meio de impressão 3D, que serão doados ao sistema de saúde para a disposição a profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia do Extremo Sul da Bahia.

Protetores faciais são produzidos com folhas de acetato ou petg de 0,5mm, com estruturas de sustentação impressas em 3D (modelo de referência Prusa RC3) e elástico para fixação do equipamento à cabeça do usuário, atendendo as especificidades e requisitos estabelecidos na RDC Nº 356, DE 23 DE MARÇO DE 2020. Os protetores faciais não substituem o uso da máscara de proteção, e sim formam uma barreira adicional para o rosto e pescoço. Um protetor facial leva cerca de 4 horas para ser produzido. De posse de todos os materiais necessários, conseguimos confeccionar 30 desses protetores por semana. Equipe de produção tem sua composição restrita e fará uso de EPIs e práticas que asseguram prevenção de contágio ou contaminação de materiais.

A iniciativa dispõe de impressora 3D, furadeira de bancada, ferramentas para recorte e mobiliário adequado, e aporte inicial de recursos está sendo viabilizado através do Edital 07/2020 da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social da Universidade Federal do Sul da Bahia - Apoio a Projetos de Extensão - Enfrentando a Covid-19. No entanto, são necessárias matérias primas para ampliar a produção:

• Folhas transparentes de acetato ou petg de 0,5mm para recorte de visores com 28,5(L) x 24,0(A).
  • Suprimentos utilizados na impressão 3D como: cola para filamento, filamento de PLA, PETG e TPU.
  • Elástico de 20 mm.
  • Materiais para higienização e embalagem dos protetores faciais: álcool gel 70%, hipoclorito de sódio, embalagem a vácuo 30(L) x 40(A) etc.

Projetos de protótipos de ventiladores de baixo custo e outros equipamentos com componentes impressos em 3D também estão sendo apoiados pela iniciativa. O protótipo apresenta alguns desafios a serem enfrentados pela equipe e que demandará mais um tempo de trabalho. A princípio o desafio é requalificar o protótipo de acordo com os insumos nacionais para assegurar o baixo custo do mesmo. Também será necessária a busca de fontes de financiamentos para desenvolvimento e testes com o intuito de atingir o potencial do projeto, com uma versão funcional e segura, atendendo  assim aos parâmetros de confiança.

O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Bilzã Marques de Araújo e participam como colaboradores: Amanda Ferreira dos Santos (estudante CFCS),  Felipe Diego de Oliveira (egresso PPGCTA), José Nilton Cagy (estudante IHACSC),  Prof. Dr. Orlando Jorquera (CFCAm), Profa. Ms.Taianá Silva Pinheiro (IHACSC)  e  Ilo de Oliveira Moura (Assistente em Administração - CSC).

Doações são muito bem-vindas, podendo as doações de materiais serem comunicadas através do e-mail: lemmac@csc.ufsb.edu.br, e doações financeiras através da vakinha online https://vaka.me/1067958.

Além disso, se você possui uma impressora 3D, outra maneira de colaborar é sendo um voluntário para a confecção dos suportes impressos dos protetores faciais. Informe sua disponibilidade e necessidades através do formulário: https://bit.ly/lemmacvoluntario.

E as instituições de saúde, as instituições de longa permanência para idosos e os profissionais podem solicitar os protetores faciais através do formulário: https://bit.ly/lemmacemrede.

ProduçãoFaceShield

ProduçãoVentilador