Apresentação - ITESBA

A Incubadora de Tecnologias Sociais e Economia Solidária do Sul e Extremo Sul da Bahia – ITESBA, vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Sul da Bahia (PROEX/UFSB), foi instituída pela Resolução nº 34/2020 .
A finalidade da ITESBA é “assessorar a criação e o desenvolvimento de empreendimentos com impacto social, auxiliando na oferta de respostas para problemas sociais, ambientais e econômicos dos grupos e comunidades em vulnerabilidade social nos Territórios Sul e Extremo Sul da Bahia” (Art. 2º).
A ITESBA promove a interação de docentes, técnicos e discentes da UFSB com dirigentes e membros de empreendimentos da economia solidária, oriundos de comunidades do campo, tradicionais e periurbanas, visando o desenvolvimento de novas relações de trabalho, e de produção e geração de renda, tendo como referência o Bem Viver, como uma alternativa ao desenvolvimento linear e antropocêntrico da modernidade, caracterizado pelo capitalismo neoliberal. A atuação da ITESBA, de cunho multi, inter e transdisciplinar, busca contribuir para a promoção da autonomia e a emancipação desas comunidades, ao mesmo tempo em que deve servir de experiência formativa, socialmente referenciada, para os estudantes universitários engajados nessas iniciativas através de ações de extensão.

Além disso, a ITESBA visa promover o mapeamento, o reconhecimento, a criação e a difusão de tecnologias sociais nos territórios de atuação da UFSB, através de estudos, pesquisas e o uso de diversos meios de comunicação. Neste sentido, cabe também à ITESBA difundir o tema da Economia Popular e Solidária e das Tecnologias Sociais dentro e fora da Universidade, no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
A ITESBA, no cumprimento de sua missão, visa apoiar iniciativas que qualificam a organização do trabalho, com foco na autogestão e gestão democrática, transformando vocações regionais em negócios solidários e sustentáveis. Integrando princípios de associativismo e cooperativismo, objetiva a criação e o fortalecimento de empreendimentos que atendem não só ao mercado, mas que incorporem práticas sustentáveis em seus processos, e promovam a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento local/territorial.
Portanto, a ITESBA possui três frentes de atuação:
1) Apoiar a criação, o reconhecimento e a difusão de Tecnologias Sociais (TS).
2) Contribuir para a estruturação e o fortalecimento de Empreendimentos da Economia Popular e Solidária (EES)
3) Integrar, fortalecer e ampliar a rede de Economia Popular e Solidária local, regional, estadual e nacional.

Política da Economia Solidária da UFSB
A ITESBA é respaldada pela Política de Economia Solidária da UFSB (Resolução nº 12/2023) que define o compromisso da Universidade com o fortalecimento da rede de economia solidária, nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Além da ITESBA, como instrumento de promoção da economia solidária, a política prevê a implantação e manutenção do Sistema Econômico Local Universitário – SELU, das Feiras de Trocas e dos Espaços de Desapego, nos três campi da UFSB - Jorge Amado (CJA), Sosígenes Costa (CSC) e Paulo Freire (CPF)
Redes Sociais