Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias BI Artes CJA > Noti-Artes 2022-001: Nossos egressos de 2021!
Início do conteúdo da página

Noti-Artes 2022-001: Nossos egressos de 2021!

Publicado: Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 15h29 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 15h42 | Acessos: 798
Egressos BI Artes CJA 2021
 

Em 2021 egressaram do BI Artes/CJA: 

Alex Silva Moreira;
Ikaro Antonio Alves Souza;
Ivan Rodrigues dos Santos;
Emanuele Carmezina Santana Pereira;
Josefa Cerqueira Santana;
Camila Santana da Silva;
Siomara Claudia Rodrigues Santos; e
Pedro Lisboa Neto.

 
Esta Coordenação, em nome dos/as professores/as do BI-Artes, deseja parabenizar todos/as eles/as e lhes desejar um venturoso caminho profissional e acadêmico!
 
M. Domecq
Coord. BI-Artes/CJA
 
 
Nota: Em janeiro deste ano, fizemos um convite a todos nossos formados/as em 2021 para que escrevessem um texto sobre o que significou sua formatura e seu percurso pelo BI-Artes...  A seguir publicamos o primeiro texto recebido, o autor é Ivan Rodrigues dos Santos, formado no BI-Artes/CJA e atual professor de artes na rede pública estadual (Colegio Estadual Professora Maria Olimpia na localidade de Aurelino Leal). 
 
 
IMG 20220116 WA0007
Ivan Rodrigues dos Santos

"Falar algo sobre a Arte, de modo que “feche” o assunto,  é tarefa para lá de impossível. O que temos feito é abordar alguns aspectos ou comprovar experiências. E sabemos ainda tão pouco… Quando as tecnologias dominarem, ainda mais, o mundo, quando o raciocínio lógico/científico, as técnicas, todas as probabilidades forem dominadas pelos computadores, e as ciências forem, de forma independente, coaptadas pelas inteligências artificiais, algo que temos visto no horizonte, e a teoria e prática, passadas e contemporâneas, estiverem catalogadas, projetadas, esgotadas e dominadas, e tudo for matematicamente perfeito, então só nos restará a última fronteira, a Arte! A ela serao  dedicadas todas as atenções.
 
Nessa realidade, creio eu, destino último e infinito da humanidade: a Arte como o Paradigma humano é uma utopia às portas. No entanto, até lá, me limito a contar experiências sobre ela, particularmente alguns detalhes da minha formatura em Arte.
 
Mas, primeiro é importante também dizer que até o presente momento a percepção de que é a Arte  que nos escolhe. Você pode aprender técnicas variadas, ser exímio em muitas linguagens artísticas, contudo, sem “o toque”, a inspiração, aquele algo a mais,  seus esforços serão poucos criativos ou sensíveis. Entretanto, têm se descoberto métodos que provocam o despertamento e o crescimento da sensibilidade e criatividade, marcas registradas de um autêntico artista. 
 
Se existe ou não a arte, ou se somente existe o artista, são imprescindíveis estas qualidades. Nelas reside nossa possibilidade de ficarmos em um nível acima das máquinas, pois a arte pode se manifestar até mesmo sem necessidade de dados ou conceitos pré existentes. Ela é permanente criação e recriações, uma espécie de infinito.
 
Nesse sentido, ter formação em artes se torna algo muito importante para qualquer pessoa, artista ou não. O fato de termos uma formação acadêmica, como no meu caso, Bacharelado Interdisciplinar em Artes, pela UFSB, não é significativa somente pelo fato de agora portar um diploma de nível superior, o que é muito bom, mas também pelo fato de poder enxergar e participar da Arte como um campo de estudo, assim como o das ciências, religião, filosofia. Repito, o campo das artes é o conhecimento do futuro. 
 
Orgulhosamente, minha formatura se deu de maneira bem tranquila, à distância, por conta da pandemia, estava um pouco nervoso, sempre fico nessas horas, mas como sou um artista“ fingi tranquilidade. 
 
Foi um marco na minha vida, uma espécie de nascimento de um parto durou seis anos, por conta do curso de Licenciatura que fazia concomitantemente e de embargos burocráticos.  Nesse dia inaugurei uma camisa que tinha ganhado de presente alguns anos antes, para a formatura,  e que pacientemente guardei. Finalmente  vesti a  camisa de Bacharel."  
 
Fim do conteúdo da página