As Autoras, o Autor, a Obra

Apresentação em ordem de publicação:

Cinara Araújo – Árvores altas

Artista-pesquisadora e Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Artes, Bacharelado e Licenciatura Interdisciplinares em Artes, Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro. Coordena o projeto de pesquisa: Poema, experiência, comunidade: bio-grafia como método e modos da literatura incomparável, iniciado em 2016. Doutora em Poéticas da Modernidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestre em Literatura Brasileira (2002) e Graduada em Psicologia (1995) pela mesma universidade. Investiga as relações entre as artes, tendo como eixo o campo ampliado do poema, suas interseções com a escrita, o espaço, a imagem e o som no contexto da arte contemporânea e de poéticas da comunidade e do cotidiano. Atualmente realiza as Performances Invisíveis: Apontamentos para o colecionador (2010); Pão, cigarros (2013-2014); No mundo bárbaro, a brasa do teu cigarro (2014-2015); Intervenções Efêmeras e Foto-bio-grafemas (2016-2017). Ganhou o Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte com o ensaio: A história do ver: a escrita e a vida de Maura Lopes Cançado (2004). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa Literaterras: escrita, leitura e traduções (CNPq/UFMG), que desenvolve pesquisas transdisciplinares sobre tradução e educação intercultural, e integra o Grupo de Pesquisa Lêtera: estéticas, tecnologias, discursos(CNPq/UFSB). Concebeu e realizou, em projetos de extensão da UFMG, os cursos de curta duração: O ato de escrever – apontamentos sobre literatura, escrita e loucura (2012); Céu: armazém de sinais (2013); Poesia expandida (2013), Hoje grafo no espaço (2018).

Maria Lacerda de Moura  –  É a mulher uma degenerada

Maria Lacerda de Moura (1887-1945) foi “Professora de professoras”, Feminista, anarquista e escritora. Uma das pioneiras do feminismo no Brasil, tratava em sua obra da condição feminina, do amor livre, do direito ao prazer sexual para as mulheres, da maternidade não-compulsória, do divórcio, da prostituição, do combate ao clericalismo, ao fascismo e ao militarismo. Maria Lacerda tem um discurso ainda atual e importantíssimo.

Éder Rodrigues –

• A arte de empinar pipas;

• O menino que dormia dentro do seu chapéu

• Quebra-cabeça de macacos

Éder Rodrigues é escritor de Minas Gerais, radicado na Bahia. Escreve para a literatura infantil há mais de 10 anos. Em 2008 foi o vencedor do Prêmio SESC/DF de Literatura de Contos Infantis pela autoria da obra A arte de empinar pipas. De lá para cá, além da obra premiada, publicou Asas para ficar (2009), O menino que dormia dentro do seu chapéu (2010), Ópera Dindinha (2012) e Quebra-cabeça de macacos (2016). O autor é também dramaturgo e ficou conhecido nacionalmente após receber o Prêmio Josué Guimarães de Literatura, em 2019, pelos trabalhos no campo da poesia e da ficção. O autor adora escrever para o público infantojuvenil porque acredita que cada história inventada é um pedaço de si que se costura no outro. “Escrevo porque uma criança dentro de mim não dorme.” Dois livros novos do escritor serão lançados em breve.