O Projeto

“ESCUTA AUDIOLIVRES: literatura, corpo e acessibilidade” é um Projeto do Centro de Formação em Artes (CFArtes) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que quer atender uma demanda carente de ações culturais: as pessoas com deficiência.

Nosso projeto tem foco nas pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão), contudo, o caráter democrático e inclusivo da literatura em mídias sonoras – o áudio-livro – atende pessoas com déficit de aprendizagem, pessoas de todos os gêneros, idades e classes sociais, não-alfabetizadas, além de ter um forte apelo no mundo contemporâneo entre os membros da chamada “geração podcast“.

Este é um projeto que aproxima a literatura, via corpo (expressão vocal e escuta) produzida por autoras/es talentosas/os, muitas vezes, pouco conhecidas/os do público em geral.

Além da publicação dos audiolivros, o projeto prevê transmissões ao vivo (lives) no nosso canal do YouTube sobre os livros e a temática da inclusão.

O primeiro feito relevante de nosso projeto é ação colaborativa entre Centro de Formação em Artes e o Setor de Saúde, Assistência Estudantil, Acessibilidade e Sustentabilidade do Campus Sosigines Costa. Esperamos que este projeto seja o começo de uma duradoura parceria!

Em 2020, devido a pandemia que colocou o mundo em isolamento social, a UFSB, por meio de sua Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social, hoje PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), propôs um edital para incentivar iniciativas de combate ao Covid-19.

Nosso projeto é um dos doze financiados e está na linha de frente dos cuidados, das ações de cultura e saúde mental.

Tudo isso, sem que ninguém saia de casa!

Nem nós da equipe, nem nossa audiência!