Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Parcerias e Redes
Início do conteúdo da página

Parcerias e Redes

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 13h10 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 17h32 | Acessos: 1478

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS


Embrapa

Embrapa Mandioca e Fruticultura


ICMBio

Refúgio de vida Silvestre (REVIS) Rio dos Frades


Veracel

RPPN Estação Veracel


CEPLAC

Estação Ecológica Pau Brasil - CEPLAC


REDE DE CONEXÕES DO ConBioS


Jailson Santos

Jailson Santos de Novais ​( UFSB)

 

 

Gleidson Vieira Marques

Gleidson Vieira Marques ​(UFSB)

 

 

Blank

Olívia Maria Pereira Duarte (UFSB)

 

Blank

Daniéla Cristina Calado ​(UFOB)

 

Luciano da Silva

Luciano da Silva Lima ​(IFBA)

 

Arlene

Arlene Maria Gomes Oliveira ​(Embrapa)

 

Fernando G F Damasceno

Fernando G. F. Damasceno (Damasceno Consultoria Ambiental

 

REDES DE PESQUISA


Logo Rede Brasileira de Jardins Botânicos

Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB)


Logo Rede Brasileira de Herbários

Rede Brasileira de Herbários (RBH)


Rede de Pesquisas de Conservação do Sul da Bahia

Rede de Pesquisas de Conservação do Sul da Bahia (CONBIO)


 

Laboratórios Associados ao ConBioS


Herbário Professor Geraldo C.P. Pinto

Um Herbário é uma coleção biológica composta por plantas ou partes de plantas secas catalogadas cientificamente e que serve ao estudo da biodiversidade. O Herbário Prof. Geraldo C.P. Pinto (sigla GCPP) foi fundado em 17 de abril, em homenagem a um Engenheiro Agrônomo baiano que contribuiu muito com o conhecimento sobre a flora da Bahia e com espécies da flora domesticadas tais como o dendê, o cacau e muitas gramíneas, durante as décadas de 1960-1990. Como centro de pesquisa no estudo da flora, possui atualmente cerca de 2.500 amostras de espécies principalmente de plantas da Mata Atlântica, mas também de outros biomas brasileiros. O GCPP está cadastrado no índice brasileiro de Herbários da Rede Brasileira de Herbários (RBH) da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) - https://www.botanica.org.br/catalogo-da-rede-brasileira-de-herbarios/. O Herbário funciona também como laboratório que subsidia aulas formais de ensino de graduação e pós-graduação de diversos cursos, especialmente os cursos de Ciências Biológicas, LI em Ciências da Natureza, BI em Ciências e Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA). O GCPP está ligado ao Jardim Botânico FLORAS, ambos funcionando no Campus Sosígenes Costa da UFSB.


Laboratório de Botânica

O Laboratório de Botânica subsidia aulas formais de ensino de graduação e pós-graduação de diversos cursos, especialmente os cursos de Ciências Biológicas, LI em Ciências da Natureza, BI em Ciências e Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA). O Laboratório também está ligado ao Jardim Botânico FLORAS, ambos funcionando no Campus Sosígenes Costa da UFSB. Estudos com biologia reprodutiva de plantas, fenologia, polinização, sistemática, morfologia, palinologia, melissopalinologia, biogeografia, entre outras áreas da botânica são desenvolvidos nesse laboratório.

 

Programas ligados ao ConBioS


Jardim Botânico FLORAS (JBFLORAS)

Um jardim botânico é uma área protegida, acessível ao público e que serve à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente. O Jardim Botânico FLORAS (JBFLORAS) foi inaugurado oficialmente em 22/05/2018. Atualmente, conta com uma Coordenação/Diretoria formada por cinco docentes do CSC, um Comitê Técnico-Científico, ainda em construção, é formado por 18 (dezoito) membros dos três Campi da UFSB (CJA, CSC e CPF), sendo 13 docentes e cinco servidores técnico-administrativos e dez estudantes de Graduação e Pós-Graduação envolvidos diretamente com as suas atividades. A página do Jardim Botânico FLORAS está no site da UFSB (link: http://www.ufsb.edu.br/jardimbotanicofloras/) e traz informações sobre a história, gestão, visitas e outros aspectos estruturantes do jardim. Mídias sociais foram criadas para ajudar a divulgar as ações do Jardim, juntamente com o site. O Boletim Informativo do Jardim Botânico FLORAS é um veículo oficial de informações semestrais e a revista Paubrasilia foi iniciada em 2018 como o periódico científico oficial do JBFLORAS. A Paubrasilia possui dois docentes e três técnicos administrativos do CSC como editores responsáveis pela revista. O Corpo Editorial conta com 11 pesquisadores da UFSB e de outras instituições brasileiras e o Conselho Editorial possui seis pesquisadores reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos científicos. Para conhecer mais: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/issue/view/1.

registrado em:
Fim do conteúdo da página