Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

logo Conbios

 

 

O Núcleo de Pesquisa em Conservação da Flora, Biologia Evolutiva e Sustentabilidade (ConBioS) foi criado em 2015 e está vinculado ao Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) e ao Grupo de Pesquisa no CNPq “Conservação da Biodiversidade Vegetal e Sustentabilidade (CBVS)” da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Os objetivos do ConBioS são:

1) entender os padrões e processos de formação, composição, distribuição, diversidade e dinâmica da flora e da vegetação, com ênfase nos ecossistemas brasileiros;

2) elucidar as estratégias reprodutivas das plantas;

3) compreender e sistematizar o conhecimento da relação plantas-pessoas;

4) estudar os serviços ambientais ligados à biodiversidade vegetal;

5)buscar estratégias e propor soluções para a conservação da sociobiodiversidade ligada às plantas;

6) promover ações de popularização da Ciência a partir da Botânica e da sociobiodiversidade vegetal;

7) formar pessoal qualificado para atuar nas áreas de Botânica e Conservação de ambientes terrestres.

 

Link Google: https://sites.google.com/view/conbios/home

 


Missão

Promover ações que combinem o desenvolvimento socioeconômico com o uso racional do patrimônio natural a partir da realização de pesquisas com as espécies vegetais e os serviços ambientais que as envolvem.

 

Biodiversidade

O ConBioS trabalha com o conceito de Biodiversidade segundo a definição do termo apresentado na CDB (Convenção sobre a Diversidade Biológica) e no Decreto Legislativo No. 2 de 5/06/1992, isto é, “incluindo a diversidade de espécies, entre espécies e dentro das espécies (diversidade genética), bem como a diversidade dos ecossistemas e dos processos ecológicos dos quais as espécies interagem”.

 

O ConBioS também reconhece que a Biodiversidade não é estática, representada por seus componentes, mas sim dinâmica quanto aos seus processos ecológicos e evolutivos de geração permanente de mudança. Dessa forma, o elemento processual da Biodiversidade inerente aos seus atributos biológicos está presente também no entendimento do significado de Biodiversidade.

 

Além disso, o ConBioS compreende que a Biodiversidade é também uma construção cultural e social, conforme afirmado por Diegues e Arruda (2001), uma vez que as espécies são objeto de conhecimento, domesticação, uso, fonte de inspiração para mitos e rituais das sociedades tradicionais, bem como fonte de mercadoria para as sociedades modernas.

Fim do conteúdo da página