Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza Aula Magna do curso de Medicina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFSB realiza Aula Magna do curso de Medicina

  • Published: Thursday, 01 March 2018 15:35
  • Last Updated: Monday, 05 March 2018 16:55
imagem sem descrição.

195A5274O campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, realizou na noite da última segunda-feira (26) a aula magna do Centro de Formação em Ciências da Saúde, com o deputado Jorge Solla e o tema “SUS: perspectivas na conjuntura atual”.

Compondo a mesa, estavam a reitora em exercício, Joana Guimarães; a vice-decana do Centro de Formação em Ciências da Saúde, Márcia Maria Moraes; o coordenador do curso de Medicina, Luiz Henrique Guimarães; representando o Prefeito de Teixeira de Freitas, o Secretário de Educação Hermon Freitas; o diretor clínico da Policlínica Regional, Ronaldo de Toledo; o diretor clínico do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Waldir Ferreti Júnior; o deputado Uldurico Júnior; e o deputado Jorge Solla. 

A reitora deu início à Aula Magna falando sobre a importância do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, antes do curso de Medicina, para que o estudante tenha uma visão mais ampla sobre o indivíduo e o contexto que o cerca, prestando o verdadeiro serviço de uma universidade pública e gratuita para a população.

O diretor da Policlínica disponibilizou auxílio à universidade para aulas, trabalhos científicos, estágios e internato, demonstrando o interesse da policlínica em futuras parcerias com a UFSB. Já Márcia Moraes fez um breve relato sobre a trajetória do curso, frisando alguns pontos conquistados nos últimos tempos e o que ainda deveria ser alcançado, lembrando a importância em galgar voos mais altos, sensibilizando o estudante nos cuidados ao ser humano.

Em sua aula, Jorge Solla fez uma breve retrospectiva do SUS no país, pontuando datas marcantes, como a Constituição de 88 e a Reforma Sanitária. Em seguida, fez comparativos entre a saúde do Brasil em relação a outros países mais e menos desenvolvidos. Demonstrou, em dados, o crescimento do SUS na região da Bahia e os grandes desafios encontrados na atualidade, como crise fiscal, investimentos na área, fechamento de farmácias populares e o orçamento de 2018.

Após a aula, os estudantes do curso de Medicina organizaram a Cerimônia do Jaleco, em que padrinhos escolhidos por eles entregavam o jaleco simbolizando o início dos estudos.

Para finalizar as celebrações no campus, hoje à noite ocorrerá a colação de grau dos cursos de primeiro ciclo da universidade, às 19 horas, no Espaço D. No dia 1º de março será a vez dos estudantes do campus Sosígenes Costa , em Porto Seguro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página