Apresentação
Apresentação do Curso
Título profissional: Engenheiro Florestal
Área de conhecimento: Ciências Agrárias: 5.00.00.00-4; Engenharia Florestal: 5.02.00.00-3
Modalidade: Presencial
Duração: 16 quadrimestres
Turno: Integral
Número de vagas: 40 vagas anuais
Área de atuação: Coordenar, planejar, executar e revisar planos de manejo florestal; Planejar e executar planos de implantação florestal e recuperação de áreas degradadas; Coordenar, planejar e executar atividades de conservação de ecossistemas florestais visando a manutenção da biodiversidade; Implantar, administrar, operar e manter sistemas de produção florestal em florestas naturais e plantadas observando todos os processos de produção; Orientar o desenvolvimento de políticas públicas sobre a conservação e uso de ecossistemas florestais; Coordenar o planejamento e linhas de atuação de entidades de defesa do meio-ambiente; Cooperar na elaboração e execução de projetos de desenvolvimento rural sustentável; Coordenar o desenvolvimento de planos de utilização de recursos florestais por populações tradicionais; Coordenar sistemas de monitoramento ambiental em áreas florestadas e reflorestadas; Coordenar o planejamento e execução de projetos de extensão florestal e educação ambiental; Coordenar o planejamento e execução de projetos de abastecimento de indústrias e controle de qualidade de matéria prima florestal; Administrar, operar e manter sistemas de processamento de matéria prima florestal; Planejar e administrar sistemas de colheita e transporte florestal; Planejar e conduzir práticas para a defesa sanitária florestal; Coordenar e conduzir Inventário Florestal; e Coordenar atividades de pesquisa na área de Ciências Agrárias.
Perfil do egresso: O perfil profissional do Engenheiro Florestal deve considerar, além das especificidades da proposta pedagógica da Universidade Federal do Sul da Bahia, o perfil comum definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia Florestal. Para tanto, espera-se que o profissional formado na UFSB tenha as seguintes características para um bom desempenho de sua profissão: 1) sólida base em ciências biológicas, exatas e humana, consciência ética e ecológica quanto a sua responsabilidade na conservação da natureza; 2) profundos conhecimentos dos ecossistemas terrestres, sobretudo os florestais, bem como das realidades sociais e econômicas associadas a tais ecossistemas principalmente na região Sul da Bahia, recoberta pela Mata Atlântica e conhecida pelo endemismo e alta diversidade biológica; 3) juízo crítico autônomo na sua área de conhecimento e atuação, sabendo utilizar o método científico para a análise e condução dos processos de tomadas de decisão dentro dos princípios básicos de sustentabilidade; 4) capacidade de intervir sobre os ecossistemas florestais através de métodos de manejo adequados para cada situação ecológica, econômica, social e cultural; 5) conhecimento de como utilizar máquinas e equipamentos nas práticas florestais, dentro dos critérios de racionalidade operacional e de baixo impacto sobre o ambiente; 6) conhecimento dos processos de transformação industrial de recursos de origem florestal, associando as propriedades da matéria prima florestal com a qualidade dos produtos finais; 7) ter visão crítica dos processos sociais, sabendo interagir com pessoas de diferentes grupos sociais; 8) visão holística da atuação do Engenheiro Florestal; e 9) aptidão para o trabalho em ambientes naturais e em atividades ligadas ao desenvolvimento rural.
Vídeo institucional:
Histórico:
A proposta de um curso em Engenharia Florestal está relacionada a aptidão da Região Sul da Bahia para a produção de recursos florestais madeireiros e não-madeireiros e está intimamente ligada às condições edafoclimáticas e biogeográficas da região. Tais condições climáticas favoráveis a alta diversidade vegetal e animal da Mata Atlântica do Sul da Bahia são reconhecidas nacionalmente e internacionalmente (PPC, 2019).
Além de compreender uma das mais extensas e preservadas porções de floresta natural do bioma Mata Atlântica, a região sul da Bahia destaca-se pela tradição em utilizar sistemas de produção diversificados. O sistema ‘cabruca’ para produção do cacau, baseado no cultivo de plantas de cacau sob o dossel de florestas nativas, ocupa uma área expressiva da região. Outros sistemas de produção florestal na região incluem o cultivo da seringueira, cravo-da-índia, piaçava, palmito e espécies madeireiras. A região também abriga um dos maiores aglomerados de empresas florestais do país e extensas áreas cobertas por plantações de eucalipto. Na região do extremo sul existe um imenso parque industrial instalado para transformação de madeira de eucalipto em diversos produtos. Outra área que vem avançando na região são os projetos de reflorestamento com espécies nativas nobres para produção de madeira sólida e projetos de restauração florestal para adequação de propriedades rurais (PPC, 2019).
O curso deu início às suas atividades no quadrimestre 2018-2 com a entrada da primeira turma via migração para segundo ciclo. Em 2019-3 mais duas turmas tiveram início, uma via migração para segundo ciclo e outra via entrada direta (SISU). A partir de 2020, as entradas passaram a ser nos quadrimestres 2 (via SISU) e nos quadrimestres 3 (via migração). A primeira turma de formandos do curso ocorreu em maio de 2021 e a segunda em maio 2022.
A primeira avaliação do curso pelo MEC foi realizada em Novembro de 2022 e o curso obteve nota 4,49. Conceito 4.
Histórico de coordenações de curso:
Mara Lúcia Agostini Valle e Joseline Pippi (2018/2019)
Ricardo Gabriel de Almeida Mesquita e Andrei Caíque Pires Nunes (Dez 2019/Dez 2021)
Ricardo Gabriel de Almeida Mesquita e Andrei Caíque Pires Nunes (Dez 2021/ Nov 2022)
Ricardo Gabriel de Almeida Mesquita e Alexandre Arnhold (Dez 2022/ Dez 2023)
Alexandre Arnhold e Lyvia Julienne Sousa Rêgo (Jan 2024/xxxxx)
Formas de Ingresso (1º e 2º ciclos)
O ingresso no curso de Engenharia Florestal da UFSB se dá pelo Enem/SISU e pelo processo seletivo interno para ingresso em cursos do segundo ciclo.
O processo seletivo para ingresso em cursos de segundo ciclo é realizado por meio de Edital gerenciado pela Pró Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), estando aptos os estudantes egressos de um Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI) da UFSB. O curso de Engenharia Florestal é ofertado pelo Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAf), e para os egressos do primeiro ciclo e ingressantes nos cursos ofertados no CFCAf, é preciso ter integralizado o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências ou a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou qualquer outro curso de 1º Ciclo da UFSB. A entrada no curso se dará por meio de Edital, para alunos egressos UFSB, ou por meio de Edital específico para vagas remanescentes, seguindo os critérios estabelecidos.
Redes Sociais