Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Graduação > Engenharia Agrícola e Ambiental
Início do conteúdo da página

Engenharia Agrícola e Ambiental

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 16h46 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 14h21 | Acessos: 26598
banner 1 banner 2 banner 3 banner 4 banner 5 banner 6
 
 
Apresentação do Curso
 
 
Título profissional: Engenheiro Agrícola e Ambiental

Área de conhecimento: 5.00.00.00-4 Ciências Agrárias / 5.03.00.00-8 Engenharia Agrícola

Modalidade: Presencial

Duração: 10 semestres

Turno: Integral

Número de vagas: 40 vagas anuais

Área de atuação: Compete ao Engenheiro Agrícola e Ambiental o desempenho de atividades de engenharia, referentes à aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao avanço da ciência e à solução de problemas relacionados a sistemas agrícolas e agroindustriais. As atividades do profissional incluem o diagnóstico, o planejamento, o projeto, a avaliação de impactos ambientais e sociais, decorrentes de sistemas envolvendo energia, transporte, estruturas e equipamentos nas áreas de irrigação e drenagem, construções rurais e ambiência, eletrificação, máquinas e implementos agrícolas, agricultura de precisão, mecanização, automação e otimização de sistemas, processamento e armazenamento de produtos agrícolas, tratamentos de resíduos e saneamento. O profissional atua também no controle da poluição, na conservação e no planejamento ambiental, gestão de recursos hídricos, análise de susceptibilidade e vocações naturais do ambiente, elaboração de estudos de impactos ambientais, proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras e ações ambientais.

Perfil do egresso: O profissional formado no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental deve estar apto a aprender continuamente, analisar criticamente e compreender limites e impactos do conhecimento científico e suas tecnologias no campo das ciências, hábil tecnicamente, sem prescindir dos requisitos humanísticos, éticos e solidários para o trabalho e a vida em sociedade. Ao compreender e aplicar, durante a formação universitária, conhecimentos sobre questões socioculturais em interação com o campo das ciências, em perspectiva interdisciplinar, o estudante adquire uma prática social mais rica e efetiva, capaz de promover mudanças sustentáveis nas condições de vida da comunidade.

 

Formas de Ingresso

O ingresso no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFSB se dá pelo Enem/SISU e pelo processo seletivo para ingresso em cursos do segundo ciclo.

O processo seletivo para ingresso em cursos de segundo ciclo é realizado por meio de Edital gerenciado pela Pró Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), estando aptos os estudantes egressos de um Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI) da UFSB. O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental é ofertado pelo Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAf), e para os egressos do primeiro ciclo e ingressantes nos cursos ofertados no CFCAf, é preciso ter integralizado o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências ou a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou qualquer outro curso de 1º ou 2º Ciclo da UFSB. A entrada no curso se dará por meio de Edital de, para alunos egressos UFSB, ou por meio de Edital específico para vagas remanescentes, seguindo os critérios estabelecidos em Edital próprio.

 

Vida estudantil

https://ufsb.edu.br/component/content/article?id=640

Fim do conteúdo da página