Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Avisos > Chamada de bolsas oferece oportunidades para profissionais na Itália
Início do conteúdo da página

Chamada de bolsas oferece oportunidades para profissionais na Itália

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2024, 18h53 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2024, 18h54

O programa de bolsas de estudo para estágios profissionais e pós-graduação na Itália 2025, promovido pela Organização Internacional Ítalo-Latino-americana (IILA), em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI), lançou inscrições para bolsas.

Oportunidades Internacionais

O período de inscrições inicia-se em 31 de maio próximo e encerra-se em 30 de setembro de 2024.

Nos termos do edital, serão oferecidas bolsas de estudo para a realização de estágios de especialização ou de atualização (pós-graduação "lato sensu") na Itália em 2025, com duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses. Cada bolsa prevê o pagamento de EUR 1.500,00 mensais para despesas de alimentação e hospedagem, além de seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. Os custos das passagens aéreas e da documentação para permanência na Itália ficarão a cargo dos bolsistas ou das instituições de origem. A estada na Itália, no âmbito do programa, deve terminar até 31/1/2026.

As áreas de atuação contempladas pelo programa são: agroalimentos e tecnologias alimentares; sustentabilidade ambiental e energias renováveis; ciências da vida e biotecnologia; ciências e tecnologias espaciais; e conservação, tutela e
restauração do patrimônio cultural.

São requisitos para obtenção da bolsa (i) ser cidadão de um dos países latino-americanos membros da IILA; (ii) ter idade máxima de 35 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade estende-se em 1 ano por cada filho, até o máximo de 3 anos); (iii) ter diploma universitário e comprovada experiência na área em que se solicita a bolsa; (iv) apresentar projeto de trabalho, pesquisa ou curso que possa ser realizado nos tempos requeridos pela bolsa; (v) apresentar carta de aceitação da instituição receptora; (vi) ter envolvimento em atividades de trabalho, pesquisa ou colaboração com instituições públicas, privadas ou ONGs latino-americanas relacionadas com o tema da bolsa pleiteada. Adicionalmente, conhecimentos básicos do idioma italiano constituem requisito desejável.

O edital e o formulário de inscrição do Programa de Bolsas de Estudo IIL A-MAECI estão disponíveis na página da organização: <https://iila.org/it/bando-borse-iila-maeci-dgcs-per-cittadini-latinoamericani-per-lanno-2025-scadenza-30-settembre-2024/>."

registrado em:
Fim do conteúdo da página