Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programas GCUB

Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 14h07 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 17h57 | Acessos: 1538

A UFSB participa como membro do Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras (GCUB). Por meio de programas, o GCUB oferta, do ponto de vista da cooperação internacional, um conjunto de programas inbound (de estudantes estrangeiros que são selecionados para estudar na UFSB) e cooperação que possibilita mobilidade outbound (estudantes da UFSB são selecionados para estudar em instituições estrangeiras).

Esses programas são uma excelente oportunidade para estudantes estrangeiros ingressarem na UFSB e estudantes da UFSB ingressarem em instituições estrangeiras. 

 

Atualmente a UFSB está envolvida nos seguintes programas:

 

* PAEC/OEA-GCUB

O Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB Brasil é resultado da cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Desde 2011, o programa é uma das maiores iniciativas de mobilidade acadêmica internacional do Brasil e da América Latina. O objetivo do programa é integrar as Américas por meio de  bolsas de estudo de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB para estudantes dos 34 países membros da OEA, menos o Brasil, além de capitanear a formação de lideranças capazes de se aperfeiçoar e provocar o desenvolvimento em diversos espaços de atuação, como como instituições de ensino superior, agências de fomento e sociedade civil. 

Veja mais informações sobre esse programa em: https://www.gcub.org.br/programas/programa-bolsas-brasil-paec-oea-gcub/ 

 

* GCUB-MOB- Programa GCUB de Mobilidade Internacional

O Programa GCUB de Mobilidade Internacional tem como objetivo selecionar estudantes dos 5 continentes para ingresso em cursos de pós-graduação em universidades vinculadas ao Grupo de Cooperação de Universidades Brasileiras (GCUB). Por meio do Edital GCUB 001/2022, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras foram convidadas a apresentar oferta de vagas para ingresso e o GCUB foi responsável pela seleção de candidatos interessados nas instituições participantes. 

Veja mais informações sobre esse programa: https://www.gcub.org.br/programas/programa-gcub-mob/ 

 

*GCUB – ProAfri-OEA

O Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos – ProAfri é fruto do Acordo de Cooperação firmado em 22 de maio de 2017 entre o GCUB e Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE) e da Embaixada do Brasil em Moçambique. O ProAfri tem por objetivo apoiar professores de universidades moçambicanas mediante bolsas acadêmicas para programas de Mestrado e de Doutorado devidamente recomendados pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) e ofertadas por Universidades Brasileiras associadas ao GCUB. Ao aderir ao Programa, a Universidade assume o compromisso de ofertar bolsas de estudo para o período de formação dos estudantes (24 meses para Mestrados e 36 ou 48 meses para Doutorados), adotando como referência o valor das bolsas pagas pela CAPES (atualmente R$ 1.500,00 mensais para Mestrado e R$ 2.200,00 mensais para Doutorado).

Veja mais informações sobre esse programa: https://www.gcub.org.br/programas/proafri/

 

 

Fim do conteúdo da página